O projeto de Especialização em Alfabetização responde ao compromisso histórico do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ em contribuir na formação aprofundada de professores e gestores que são responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem das crianças considerando o atual contexto social, econômico, histórico, político e educacional em seus movimentos de transformações. A integração da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental à Educação Básica, embora explicitada como necessária nas Políticas Públicas de Educação que orientam estas etapa de formação, pedagogicamente, encontra dificuldade em se materializar evidenciada pelas poucas experiências pautadas nesta direção e seus impactos nos índices de aprendizagem da leitura e da escrita. Esta dificuldade se deve pela manutenção dos paradigmas anteriores da gestão deste processo, pela formação dos professores e pelas condições de trabalho. Conforme Soares (2009), o desejo de compreender o sistema de escrita e dele se apropriar é fruto da interação da criança com a cultura escrita. Nessa convivência, a criança vai elaborando seu conceito de língua escrita, entendendo as diferentes funções do ler e do escrever. É objetivo principal deste projeto assegurar a ampliação da formação docente na ótica de que os mesmos assegurem experiências infantis em relação à linguagem escrita, concebendo a linguagem numa perspectiva discursivo-dialógica, intimamente relacionada às interações e à constituição do pensamento e da consciência, portanto, constituinte do sujeito e não como mera ferramenta. No entanto, sem esquecer as demais linguagens e áreas do conhecimento que ampliar as aprendizagens infantis.
O curso visa atender demandas de formação continuada de profissionais com diploma de Curso Superior, preferencialmente em Pedagogia ou outras licenciaturas; pesquisadores e interessados no campo da alfabetização.
As aulas serão realizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem, conforme cronograma anexo ao projeto do curso, desenvolvidas por atividades orientadas e acompanhamento dos professores. Os encontros presenciais para abertura, sistematização, práticas e avaliação de cada módulo temático serão realizadas nos seguintes horários: Sexta-feira - Noite - das 18h30min às 22h30min Sábado - Manhã - das 08 às 12h