Por que fazer
Vários fatores contribuem para que se repense uma Pedagogia para a infância, entre os quais: o avanço de estudos e pesquisas recentes sobre a infância e seu modo de se relacionar com o mundo, a inclusão da Educação Infantil (a partir dos quatro anos de idade na Educação Básica); a organização do Ensino Fundamental em ciclos, com um ciclo inicial em que aprender a ler e a escrever sobressai como objetivo mais relevante; a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental, obrigando redimensionar a prática inicial da língua escrita, fazendo-a estender-se a essas crianças, até agora atendidas segundo as Diretrizes da Educação Infantil.
Esta especialização visa o compromisso de contribuir na superação das distorções que ocorrem, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental, em uma concepção integrada de Educação Básica, ampliando as possibilidades das aprendizagens das crianças, incorporando novas metas e produzindo novos conhecimentos através de projetos que tenham a cultura infantil como referência. Propõe uma reflexão sobre os efeitos desses fatores na organização e na prática educativa da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de modo a proporcionar uma pedagogia integrada, tendo a infância e seus direitos de aprendizagem como centralidade.