Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

CAPES

Mestrado e Doutorado

Nota 4

Estrutura Curricular


Total de horas-aula: 450
Total de créditos:
Versão: 2024
Consultar horários das aulas

1 - Núcleo de Disciplinas Obrigatórias Comuns

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P3515 Estado de Direito e Garantias Fundamentais 30 2
Estado e poder: a especificidade do fenômeno estatal. O processo de formação do Estado. O Estado e o conceito de soberania: domínio interno e independência externa. O Estado e o Direito: constituição, divisão dos poderes e garantias fundamentais. O debate sobre o governo dos homens e o governo das leis. Estado, democracia e descentralização política. Estado, Democracia e participação popular. Estado de direito e globalização.
P3516 Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais 30 2
O pensamento complexo e os princípios organizadores do conhecimento. A noção de paradigmas e a produção de pesquisa e de conhecimento. Pesquisa nas ciências humanas e sociais. As formas de conhecimento e o método científico. Pesquisa científica e suas classificações: tipologias de pesquisa. Processos acadêmicos na Pós-Graduação: estudo individual, leitura, fichamento. Trabalhos acadêmico-científicos: memorial, artigos, ensaios, relatórios, resumos. Formalização da pesquisa científica: fases e etapas de projetos e relatórios. Normas técnicas de elaboração e de apresentação de pesquisa: projetos, artigos, dissertações. A questão da ética na pesquisa.
P3514 Teoria Crítica dos Direitos Humanos 30 2
O problema da fundamentação dos Direitos Humanos. O jusnaturalismo humanista e as bases modernas e tradicionais dos Direitos Humanos. Universalidade e particularismo dos Direitos Humanos. Identidade, diferença e reconhecimento na sociedade contemporânea. Interculturalidade e Direitos Humanos. Teoria crítica e Direitos humanos. Pensamento descolonial e direitos humanos. As dificuldades dos Direitos Humanos na América Latina e no Brasil. Direitos humanos e exclusão social. Direitos humanos e pós Humanismo. Direitos humanos na sociedade digital.
Total: 90 6

2. Núcleo de Disciplinas Linha de Pesquisa 1: Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P3522 Direito à Saúde, Políticas Públicas e Cidadania 30 2
Histórico, conceito e evolução social e jurídica da saúde e das políticas públicas, bem como seus respectivos métodos de análise no contexto do debate sobre o Estado Contemporâneo e suas transformações recentes. A saúde e as políticas públicas em tempos de globalização, a partir de inter-relações entre Estado, sociedade civil e setor privado. A legislação após 1988, apontando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, em um cenário de elementos e mecanismos de promoção e efetivação da cidadania.
P2293 Direitos Humanos, Gênero e Diversidades 30 2
Teorias de gênero e sua relação com os estudos do poder, da democracia, do Estado, e das políticas públicas. Gênero como uma construção do Feminismo. Teorias feministas. Interseccionalidade: raça, classe, geração. Corpo, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Igualdade de gênero e Direitos Humanos.
P3518 Direitos Humanos, Reconhecimento e Diferença 30 2
Identidade e reconhecimento na sociedade contemporânea. Identidade nacional, globalização e culturas locais. Direitos humanos e minorias. Multiculturalismo, interculturalidade e direitos humanos. Direitos humanos, sexualidade e os problemas de gênero. Corpo, reconhecimento e identidade. As lutas indigenistas no cenário brasileiro e latino americano. Direitos humanos e a questão do negro no Brasil. Portadores de deficiência e inclusão. Diversidade religiosa e Direitos humanos. Imigrantes, refugiados e cosmopolitismo. Políticas de ações afirmativas no Brasil e no direito comparado. Redistribuição, reconhecimento e representação. A justiça entre gerações.
P2294 Direitos Humanos, Sistema de Justiça e Transformações no Mundo do Trabalho 30 2
A crise do Estado e a crise da Jurisdição. Acesso à justiça e acesso à jurisdição. Limites da jurisdição. Morosidade judicial. A dessacralização do processo judicial e as políticas públicas adequadas na resolução dos conflitos. A mediação. A conciliação. A arbitragem. A justiça restaurativa. As transformações no mundo do trabalho. Acesso à justiça e a Reforma trabalhista. Direitos humanos e trabalho no plano internacional. Erradicação de trabalho infantil e do trabalho escravo. A precarização das relações de trabalho e o impacto das tecnologias. O teletrabalho. A utilização de novas tecnologias para realização da mediação: do uso 100% digital às audiências no metaverso. A mediação no novo CPC e sua aplicação no Processo do Trabalho. Os desafios da mediação frente a cultura brasileira de inadimplemento de direitos laborais. A mediação sanitária e sua aplicação no Processo do trabalho.
P3519 Direitos Humanos, Violência e Controle Social 30 2
Delimitação dos limites de um conceito de violência. Violência antiga e nova. Violência, poder e dominação. Pensadores clássicos sobre a violência: as aporias de Carl Schmitt; Walter Benjamin: violência divina; Hannah Arendt: violência e poder; a crítica da violência de Frantz Fanon; Jan Assmann: a distinção mosaica e a violência religiosa. Macro e microfísica da violência. Causalidade social e causalidade da violência: teorias subjetivistas, teorias objetivistas e teoria da estruturação. Violências, violações de direitos humanos e complexidade social na contemporaneidade. Violência, poder e direito. O direito entre regulação/controle social e emancipação/efetivação dos direitos humanos. A cultura do controle comportamental. Controle social e classes perigosas. Sistemas estatais de persecução penal e direitos humanos na América Latina. Os direitos humanos das vítimas. O futuro das políticas de controle social. Violência, direitos e segurança pública. A violência no Brasil e o mito da não-violência brasileira.
P2292 Segurança Pública e Direitos Humanos na Contemporaneidade 30 2
Violência e segurança pública na sociedade contemporânea. Segurança Pública e seu delineamento constitucional e infraconstitucional no Brasil. O papel da política criminal na determinação de estratégias a serem adotadas pelo Estado para o enfrentamento da prática de crimes, observando as limitações jurídico-constitucionais de sua aplicação. O descompasso do delineamento legal da Segurança Pública e da sua operacionalidade no Brasil: a violação de Direitos Humanos. Novas tecnologias e segurança pública. Ciência de dados, inteligência artificial, análise integrada e aprendizado de máquina aplicados a soluções tecnológicas de segurança pública. Serviços de monitoração eletrônica e seu impacto econômico e social. Integração de bancos de dados em segurança pública. Análise econômica e econometria de políticas de segurança pública.
Total: 120 8

2. Núcleo de Disciplinas Linha de Pesquisa 2: Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P3524 Direito à Cidade, Desigualdades Sociais e Direitos Humanos 30 2
Das cidades à sociedade urbana. Direito à cidade. Urbanização nos países dependentes. Urbanização no Brasil. Cidades na era da economia global. Reforma urbana e cidadania. Desigualdades sociais. Direito humano à cidade sustentável. Sustentabilidade no contexto das cidades latino-americanas.
P3529 Direito Internacional dos Direitos Humanos 30 2
O processo de internacionalização dos direitos humanos. A Organização das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O sistema geral de proteção dos direitos humanos. O sistema especializado de proteção dos direitos humanos. Os sistemas regionais de proteção dos direitos humanos.
P2295 Direitos Humanos e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação 30 2
A quarta revolução industrial. Ética e Privacidade na Era Digital. Novas tecnologias e democracia. Algoritmos e democracia. Democracia digital e deliberação. Os limites da liberdade de expressão na democracia digital. Prática jurídica e inteligência artificial.
P3525 Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade 30 2
Direito ao meio ambiente equilibrado e os direitos humanos. Fundamentos jurídicos nacionais e internacionais do Direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado e da sustentabilidade. Direitos da Natureza e Educação Ambiental. Extrativismo, mudanças climáticas, sociedade de consumo e ecologia. Governança e cidadania planetária. Agendas ambientais internacionais: Estocolmo, Agenda 21, Metas do milênio, Agenda 2030 e os ODS, tratados, acordos, convenções, protocolos. Globalização, crescimento, desenvolvimento, decrescimento e sustentabilidade. Geopolítica Ambiental Latino-americana e a luta por Justiça Ambiental. Socioambientalismo e novos direitos. Comunidades tradicionais, sustentabilidade e bem viver.
P3527 Estado, Sociedade Civil e Cidadania no Brasil 30 2
A formação do Estado brasileiro. A construção da sociedade civil no Brasil. Estado, sociedade civil e cidadania: uma forma diferente de configuração. A emergência dos movimentos sociais e a luta contra as desigualdades. As novas configurações da sociedade civil e as alternativas de inclusão social: lutas clássicas e formas de auto-organização. A sociedade brasileira moderna, políticas públicas e a configuração da sociedade em redes.
P3523 História, Memória e Direitos Humanos 30 2
Estudos sobre os desdobramentos teóricos e metodológicos da memória na sociedade contemporânea. A memória social, coletiva e individual como instrumento de elaboração de identidade. A memória ligada aos processos de esquecimento dos direitos dos diferentes grupos sociais na sociedade brasileira. Elaboração de esquemas/conceitos de noções de lugares de memória e identidade social na/para a visualização dos direitos humanos dos diferentes grupos que compõem a sociedade atual.
P3528 Teorias da Justiça e Desenvolvimento 30 2
Justiça e sociedade. As diferentes teorias da justiça: o debate entre liberais e comunitaristas. Os valores liberdade e igualdade. Igualdade de oportunidades e liberdade igualitária. Justiça social local e Justiça social global. A perspectiva econômica da justiça: mérito ou assistencialismo. Desigualdades sociais, fome e exclusão: as teorias da justiça e seus dilemas morais. O modelo de desenvolvimento latino-americano: aportes (des)colonial.
Total: 120 8

3 - Núcleo de Disciplinas Eletivas

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P9583 Tópico Especial 30 2
A disciplina abordará temas específicos a serem ministrados de acordo com a necessidade e demandas emergentes e com aspectos atuais dos direitos humanos, conforme decisão do Colegiado do Programa.
P8308 Tópico Especial II: Política Criminal, Segurança Pública e Direitos Humanos 30 2
Política criminal: possibilidades conceituais e volatilidade metodológica. Transgressões epistemológicas na interação entre política criminal, dogmática penal e criminologia. Política criminal como expressão de política(s) pública(s). Segurança pública e controle social. O lugar da segurança pública na política criminal do Estado democrático de direito.
P8307 Tópico Especial: Teorie Sociologiche e Intelligenza Artificiale (Teorias Sociológicas e Inteligência Artificial) 30 2
Lo scopo del corso sarà quello di presentare gli attuali presupposti teorici per l'analisi della complessità sociale. 1- Teoria sistemica di Niklas Luhmann, nonché i concetti principali, relazionandoli alla costruzione della conoscenza giuridica nella società globale. A tal fine, lo studio delle teorie socio-giuridiche e delle loro implicazioni nella dogmatica giuridica contemporanea costituisce il punto di riferimento della disciplina, oltre a stabilire i limiti e le possibilità del pensiero sulla Teoria Sistemica. 2- Metateoria del diritto fraterno di Eligio Resta, che dalla prospettiva della fraternità rifletteremo sulle sfide della costruzione della conoscenza giuridica nell'area dei diritti umani, nel contesto della società cosmopolita. 3- Contesto storico dell'intelligenza artificiale e suoi impatti sociali
P7335 Tópico Especial: Derechos Humanos, Pensamiento Crítico y Constitucionalismo Latinoamericano 30 2 -
Total: 90 6

4 - Núcleo de Disciplinas Complementares

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P9587 Estágio de Docência 30 2
Desenvolvimento de atividades docentes no Curso de Graduação em Direito e áreas afins. É disciplina obrigatória para todos os mestrandos do Curso que possuírem bolsa de estudos da CAPES.
P0323 Estágio no Exterior 30 2
Desenvolvimento de um conjunto de atividades em um outro país, desde que autorizado pelo Colegiado do Programa, mediante a apresentação de plano de trabalho e a aceitação de professor estrangeiro, sob a coordenação do professor orientador no Curso de Mestrado. O período mínimo do Estágio no Exterior é de 30 dias.
P9588 Metodologia do Ensino Superior 30 2
O trabalho docente hoje: desafios teórico-metodológicos. A aprendizagem: de uma perspectiva dual comportamentalista às proposições cognitivas, interacionistas e construtivistas. Docência universitária: conceituação sobre os componentes de um processo de educação escolar. Planejamento: projeto pedagógico, plano de Programa e de aula.
P8499 Tópico Especial I: Justiça e Direitos Humanos 30
Justiça, sociedade e pluralismo de valores. Alcance e limites das teorias da justiça. Justiça igualitária e discussão pública. Desigualdade multidimensional, regional e global. Pobreza como privação de liberdade. Políticas sociais e desigualdades estruturais. Desenvolvimento, bem-estar e dignidade. Direitos Humanos e Justiça Social.
Total: 150 10

5 - Núcleo de Pesquisa Aplicada

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P1199 Dissertação 105 7
Destina-se à efetivação da pesquisa e a elaboração da Dissertação propriamente dita, e da defesa perante banca examinadora.
P1198 Projeto de Dissertação 30 2
Destina-se à efetivação da pesquisa, compreendendo atividades individuais (Orientações), para a conclusão e defesa do projeto de dissertação.
P1197 Seminário de Dissertação 15 1
Planejamento e projeto de dissertação. Definição do tema de estudo. Elaboração dos objetivos e da justificativa da pesquisa. Construção do quadro teórico de referência. Descrição dos procedimentos metodológicos. Cronograma de execução das atividades. Defesa do projeto de dissertação. Estruturação da dissertação. Preparação da defesa da dissertação.
Total: 150 10