Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

CAPES

Mestrado e Doutorado

Nota 5

Estrutura Curricular


Total de horas-aula: 450
Total de créditos: 30
Versão: 2014/1
Consultar horários das aulas

Atividades Orientadas

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7766 Atividades Orientadas I 45 3
Articula os projetos de pesquisa dos discentes do Programa, conforme a Linha de Pesquisa escolhida pelo aluno, dentre elas: Currículo e formação de professores, Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, e Educação popular em movimentos e organizações sociais, na área de concentração: Educação nas Ciências. A disciplina visa contribuir para a construção da pesquisa.
P7767 Atividades Orientadas II 45 3
Articula os projetos de pesquisa dos discentes do Programa, conforme a Linha de Pesquisa escolhida pelo aluno, dentre elas: Currículo e formação de professores, Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, e Educação popular em movimentos e organizações sociais, na área de concentração: Educação nas Ciências. A disciplina visa contribuir para a construção e desenvolvimento da pesquisa.
P7768 Atividades Orientadas III 45 3
Articula os projetos de pesquisa dos discentes do Programa, conforme a Linha de Pesquisa escolhida pelo aluno, dentre elas: Currículo e formação de professores, Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, e Educação popular em movimentos e organizações sociais, na área de concentração: Educação nas Ciências. A disciplina visa contribuir para a qualificação da pesquisa.
P7769 Atividades Orientadas IV 45 3
Articula os projetos de pesquisa dos discentes do Programa, conforme a Linha de Pesquisa escolhida pelo aluno, dentre elas: Currículo e formação de professores, Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, e Educação popular em movimentos e organizações sociais, na área de concentração: Educação nas Ciências. A disciplina visa contribuir para a finalização da pesquisa.
P0315 Atividade Orientada v 45 3 -
Total: 180 12

Disciplinas

Para obter o título de mestre é necessário que o aluno tenha cumprido, com aprovação, trinta créditos, conforme as regras do Programa, da seguinte forma: I - 18 (dezoito) créditos cursados em disciplinas, resguardando um mínimo de 12(doze) créditos cursados no próprio Programa; II - 12 (doze) créditos em Atividades Orientadas.

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P3512 A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte I 45 3
Trata da gênese social dos processos de conhecimento e de constituição dos sujeitos cognoscentes segundo a teoria histórico-cultural desenvolvida a partir das concepções de Vigotski sobre aprendizagem e desenvolvimento. O foco de estudos centra-se no contexto de produção teórica realizada nas décadas de 20 e 30 do século passado através da leitura parcial da obra de Vigotski, com reafirmação crítica de suas ideias na pesquisa educacional atual.
P0547 A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte II 15 1
É realizada uma continuidade dos estudos desenvolvidos em Pesquisa Educacional I, agora com o foco voltado para o exame de investigações realizadas sobre práticas pedagógicas e analisadas segundo princípios da Abordagem Histórico-Cultural reconstruída pelos estudiosos e teóricos atuais. Tematiza, principalmente, mediação pedagógica, formação social da mente, aprendizagem e desenvolvimento, singularização do sujeito nas interações sociais.
P8799 Cultura, Protagonismo Social e Currículo I 45 3
Esta disciplina tem como objeto de estudo as dimensões da cultura na constituição dos sujeitos escolares e na produção de significados que demandam ações curriculares. Problematiza os discursos pedagógicos e institucionais que orientam políticas de identidade e sinalizam as relações entre infância, juventude e poder nas práticas curriculares, colocando em questão o protagonismo social na educação popular.
P1001 Docência na Educação Superior 45 3
Refletir filosoficamente acerca de alguns dos principais temas recorrentes da educação, incluindo suas condições de possibilidade, seus processos e finalidades, a fim de subsidiar teórica e criticamente a atuação na docência superior e a inserção em processos de formação humana em geral.
P9383 Educação Contemporânea e Racionalidade 45 3
A disciplina se propõe a realizar uma releitura dos pressupostos filosóficos e pedagógicos da modernidade com a pretensão de investigar a possibilidade de novas racionalidades para o processo pedagógico e educacional contemporâneo tendo por base os pressupostos da teoria da complexidade. A intenção é, através de um diálogo epistemológico, ampliar as pretensões teórico/práticas da educação escolar, tendo como categoria de análise os princípios cognitivos da teoria da complexidade. A disciplina priorizará a compreensão das contribuições e implicações da teoria da complexidade no campo pedagógico e educacional. A teoria, o paradigma e a lógica da complexidade postulam e possibilitam uma reforma do pensamento simplificador, reducionista e disjuntivo promovendo a contextualização e a globalização dos conhecimentos, através de um enfoque inter/transdisciplinar. A compreensão da realidade, sob o olhar da complexidade, é pressuposto fundamental para a compreensão da lógica da vida, de uma ciência com consciência, de uma política do humano, de uma ética da solidariedade e de uma concidadania planetária.
P7323 Educação e Tecnologia na Perspectiva Sociocultural (Education And Technology From a Sociocultural Perspective) 45 3
This course aims to develop an in-depth understanding of the relationships among pedagogical practices, Information and Communication Technologies (ICT), and the historical-cultural context in basic and higher education based on Wertsch’s sociocultural perspective and Bakhtin’s discourse perspective. To do so, it conceptualizes technologies as mediational means that significantly influence the constitution and development of psychological processes, providing a profound contribution to the educational scope, and the dialectical relationship between language, discourse, and social practices as fundamental elements in the analysis of educational dynamics. It guides students in identifying gaps and resistances concerning the effective integration of ICT into pedagogical practices, considering the social and linguistic practices inherent in educational contexts as well as the concept of "learning with, through, and about" technologies. As it is conducted in English, the course is designed to facilitate the integration of international studies and collaborations, providing a global perspective on the intricate interplay between education, technology, language, and social practices.
P8686 Epistemologia e Educação 45 3
O domínio das teorias científicas é condição para a atuação do profissional educador, o que implica conhecer o processo de produção de tais teorias, como um de seus instrumentos de trabalho. Para tanto serão analisados entre outros autores Thomas Kuhn, Karl Popper, Imne Lakatos, Paul Feyerbend, Gaston Bachelard, Ludwick Fleck e Boa Ventura de Souza Santos, que propõem uma compreensão dinâmica da Ciência, em que o conhecimento é fruto da interação não neutra entre sujeito-objeto, sempre marcada por interesses e conhecimentos do observador. Discute-se o “status” do conhecimento científico, enquanto produção humana histórica, não como “verdade observada pelos sentidos”. Desmistifica-se a visão de Ciência pronta, acabada e imutável, descoberta no real, bem como os dogmatismos dela decorrentes e suas implicações no ensino das Ciências. São abordados, ainda, entendimentos sobre a especificidade da natureza do conhecimento tipicamente escolar, bem como aquele constitutivo do profissional professor.
P8802 Epistemologia e Educação II 15 1
CONTINUIDADE DA EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO.
O domínio das teorias científicas é uma condição necessária para a atuação do profissional educador, o que implica conhecer o processo de produção de tais teorias, enquanto um de seus instrumentos de trabalho. Para tanto serão analisados entre outros autores Thomas Kuhn, Karl Popper, Imne Lakatos, Paul Feyerbend, Gaston Bachelard e Edgar Morin, que propõem uma compreensão construtiva da Ciência, em que o conhecimento é fruto da interação não neutra entre sujeito-objeto, sempre marcada por interesses e conhecimentos do observador. Discute-se o “status” do conhecimento científico, enquanto produção humana histórica, não como “verdade observada pelos sentidos”. Desmistifica-se a visão de Ciência pronta, acabada e imutável, descoberta no real, bem como os dogmatismos dela decorrentes e suas implicações no ensino das Ciências. São abordados, ainda, entendimentos sobre a especificidade da natureza do conhecimento tipicamente escolar, bem como do conhecimento profissional de professor.
P9307 Escrita e Pesquisa I 45 3
Esta disciplina oferece um suporte, em especial, na direção da escrita/autoria academica, num processo subjetivo tornar-se autor. O pressuposto teórico da autoria é o entendimento de que escrever - uma dissertação - na academia é um processo de inscrição numa comunidade discursiva, com determinadas exigencias (coerência, consistência, originalidade, objetividade, ética). O sentido de escrever uma dissertação exige uma certa pedagogia, que vai desde estudar, ler, consultar (dicionários especializados até uma literatura específica de tema (de conceitos) problematizados com competência e com uma articulação teórica e metodológica.
P3509 Espaço e Tempo em Educação I 45 3
Trata de questões relativas aos conceitos de tempo, espaço, grupo, identidade, nação, território, tradição, lugar, cotidiano, o global e o regional.Estes conceitos são analisados na perspectiva das ciências sociais e da organização do espaço no atual mundo tecnológico cientifico informacional. Discute-se a importância desses conceitos na construção da identidade territorial/nacional no mundo globalizado (considerando a natureza e a sociedade), constituído por redes e sua importância na pesquisa em educação.
P1301 Estudos da Infância 45 3
Este componente apresenta alguns estudos da infância nas relações interdisciplinares, a partir do campo da sociologia, da antropologia e da história para dialogar com a pedagogia. Tais estudos pretendem agenciar práticas investigativas em educação sobre a infância para problematizar concepções que permitem discutir as relações entre infância e poder, assinalando como discursos pedagógicos orientam políticas de identidade. Toma como foco a infância enquanto categoria social, do tipo geracional e a criança como sujeito cultural, membro ativo da sociedade e das instituições que participam, sejam elas escolas ou outras como a família, movimentos sociais.
P8800 História, Concepções e Métodos em Espaços de Educação Popular 45 3
A disciplina visa abordar, discutir e refletir sobre práticas pedagógicas e educativas, presentes em movimentos sociais, associações e organizações cooperativas, como lugares de cultura, de política, de economia, à luz de diferentes teorizações sobre processos sociais de educação popular.
Recupera a história da Educação Popular na América Latina e no Brasil; discute o entrelaçamento entre Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo e de Periferias Urbanas, a partir das concepções e métodos historicamente legitimados e de práticas culturalmente situadas. Faz um recorrido sobre as ferramentas da Educação Popular e seu uso, dando destaque especial ao Planejamento Participativo, à Pesquisa Participante, Pesquisa-ação e à Sistematização de Experiências. Ao tratar as dimensões histórica, teórica e metodológica dos processos educativos, enfatiza a relação sujeito, conhecimento e cultura.
P9382 Linguagem Subjetividade e Ciência 45 3
O componente curricular se ocupará com a descrição do fenômeno das metamorfoses na compreensão de subjetividade e objetividade, desde a passagem da Idade Média à Renascença até a dialética hegeliana e o início de superação da relação dicotômica desses conceitos em Schopenhauer e Kierkegaard com desdobramentos na Ciência e na Filosofia da Linguagem na contemporaneidade.
P8210 Linguagem, Educação e Cidadania I 45 3
O componente curricular Abordagens crítico hermenêuticas da linguagem e educação II, tem como propósito propiciar a apresentação e debate público dos textos produzidos pelos participantes deste componente durante o semestre anterior. Ele se realiza sob a forma de seminários semanais nos quais são buscados os seguintes objetivos: exercitar a escrita a respeito de temas afinados com os assuntos abordados durante o semestre anterior; apresentar e debater os ensaios escritos sobre os temas escolhidos por cada participante; encaminhar em conjunto a publicação do texto Linguagem, Escrita e Mundo, da coleção, Trabalhos Acadêmicos – Científicos, Série Educação nas Ciências.
P8258 Linguagem, Educação e Cidadania II 15 1
O componente curricular relaciona assuntos referentes à educação e à cidadania com temas oriundos da tradição da filosofia crítica e hermenêutica e da reflexão filosófica e política a respeito da democracia. Os temas escolhidos para tal são: linguagem, finitude, compreensão, historicidade, ação, pluralidade, liberdade, política e democracia. O componente, também, investiga aspectos específicos implicados na relação educação & cidadania. As noções privilegiadas por esse movimento de análise são: autoridade, poder, violência, discurso, ideologia, esclarecimento, emancipação, responsabilidade e mundo em comum. No essencial, trata-se de trazer à discussão, textos que oferecem compreensões da condição humana e que permitam examinar, sob perspectivas abrangentes, questões atuais da educação, da democracia e da vida planetária.
P8259 O Processo Educativo Escolar: Saber-Professor-Aluno - Parte I 45 3
Problematizar e compreender sobre o cotidiano da Escola, seus sujeitos, suas interações, seus espaços. Possibilidades e papéis, com ênfase para a atuação do professor. Pensar a escola como espaço que sofre influência e que influencia a sociedade. Entender as relações estabelecidas, considerando o conhecimento das diferentes áreas do saber, o professor e os alunos. Seus papéis, suas funções, suas implicações. Entender a didática com um "novo papel" de descrição e explicação das atividades ligadas à comunicação dos saberes e às transformações desta comunicação, bem como às transformações do próprio saber e os fenômenos específicos que estas transformações produzem relacionando com os processos pedagógicos. Diferenciar didática e pedagogia, buscando intersecções e complementações para o processo educativo. Compreensão do conceito de Transposição Didática, a profissionalização Docente e os Saberes docentes.
P0548 O Processo Educativo Escolar: Saber-Professor-Aluno - Parte II 30 2
Esta disciplina tem como objetivo ampliar a discussão e a reflexão sobre o cotidiano escolar e da sala de aula, seus sujeitos, suas interações, seus espaços, possibilidades e papéis. Entender a escola como espaço que sofre influência e que influencia a sociedade. Entender as relações estabelecidas, considerando o conhecimento das diferentes áreas do saber, os alunos e o professor. Seus papéis, suas funções, suas implicações. Entender a didática com um novo papel, de descrição e explicação das atividades ligadas à comunicação dos saberes e às transformações desta comunicação, bem como às transformações do próprio saber e os fenômenos específicos que estas transformações produzem relacionando com os processos pedagógicos. Ampliação da compreensão do conceito de Transposição Didática, os saberes e a profissionalização docente.
P2769 Paradigmas do Conhecimento 45 3
A disciplina busca compreender como na tradição ocidental foi entendido o "operar da razão", conduzindo, por sua vez, a diferentes modos de entender o conhecimento e, por extensão, o próprio sentido do educar. Pelo entendimento do que seria o modo de operar da razão em nossa cultura explicitam-se os chamados "paradigmas do conhecimento". A expressão "paradigma" é, por isso, usada num sentido bem amplo, significando a estrutura de referências e condicionantes, muitas vezes não refletidos, que perpassam toda uma época histórica. Valemo-nos para esse intento de textos sistematizadores do pensamento de autores/obras que caracterizam de modo paradigmático o pensamento filosófico e pedagógico.
P8260 Planejamento Participativo Como Estratégia de Apoio Pedagógico em Processos Educativos 45 3
A disciplina aborda questões relacionadas ao planejamento como estratégia educativa e instrumento de emancipação humana em espaços escolares e não escolares. Enfoca a dimensão do trabalho pedagógico como processo de educação e formação numa perspectiva popular. Prioriza o estudo de instrumentos pedagógicos de intervenção social, analisando a gestão dos planos, programas e projetos educacionais identificando as implicações que engendram.
P7324 Processos Educativos: Avaliação na Interface Com o Currículo 45 3
Tem como centralidade a avaliação como um campo de estudos e pesquisa educacional numa perspectiva curricular. Estuda fundamentos teóricos e epistemológicos da avaliação educacional, considerando concepções que sustentam práticas avaliativas, de forma a evidenciar fundamentos, intencionalidades, pressupostos, características, princípios, processos e instrumentos das avaliações educacionais (internas e externas- em larga escala) na interface com o currículo escolar. Analisa de forma crítica relações que podem ser estabelecidas entre avaliações internas e externas e implicações destas nos currículos no âmbito da educação básica.
P1300 Sociologia do Individuo e Educação 45 3
A disciplina discute a constituição social do sujeito, tomando como referência os pressupostos teóricos da sociologia do individuo de Bernard Lahire. Localiza a sociologia do individuo no campo de conhecimento da sociologia e, de forma particular, no da sociologia da educação. Analisa os processos de socialização contemporânea e os vínculos com a constituição das disposições sociais. Propõe estudar como esta abordagem interpreta as formas de interiorização e de exteriorização dos hábitos e a incorporação de disposições heterogenias. De forma particular estudada duas dimensões das disposições diretamente vinculadas com o universo escolar: a transferência e a constituição das disposições sociais. Na disciplina também são abordados os pressupostos epistemológicos e metodológicos que sustentam as pesquisas neste programa de investigação.
P1299 Teoria Crítica e Educação 45 3
Investiga os pressupostos filosóficos da teoria crítica, tal como se apresenta no pensamento moderno e contemporâneo, evidenciando suas relações com a educação. Tematiza os pressupostos éticos, epistêmicos e políticos constitutivos da teoria crítica através dos conceitos fundamentais desta tradição, tais como: crítica; contradição; dialética; mediação; emancipação; conhecimento; maioridade; cidadania; autonomia e liberdade, dentre outros. Toma como autores de referência: Max Horkheimer; Theodor Adorno; Walter Benjamin; Herbert Marcuse; Jürgen Habermas e Axel Honneth. Incorpora, como foco de análise, autores contemporâneos que, de certo modo, estabelecem diálogos com esta tradição, tais como Cornelius Castoriadis; Fredric Jameson; Nancy Fraser e Zygmunt Bauman. Interpreta também o pensamento social crítico contemporâneo, em especial àqueles que fazem mediações com o campo educacional em uma perspectiva crítica.
P7575 A Desigualdade no Brasil Pelo Viés da Arte, da Literatura, da Imagem e do Cinema 45 3
Aborda o tema da desigualdade brasileira pelo viés dos artefatos de cultura, da literatura, do cinema, das obras de arte problematizando a temática por meio da experiência estética. Oportuniza a apreciação crítica de imagens e de narrativas, possibilitando um outro olhar para os meandros da cultura e da sociedade brasileira, permitindo conhecer aspectos da formação cultural, mediados pelo poético, pela fantasia e pela releitura de fatos e acontecimentos históricos e sociais. Mediante tal incursão, problematizam-se aspectos como colonial, decolonial e antropofagia, tratando-os à luz do sincretismo cultural, da miscigenação étnica, das multi-identidades, do racismo, da violência de gênero e dos conflitos sociais, tangenciando às questões educacionais. Tensionam-se tais aspectos aos contextos do Brasil colonial, moderno e contemporâneo .
P9304 A Epistemologia da Educação Popular em Espaços de Cooperação 45 3
A sociedade humana, reunindo espaços da vida, está em constante construção e reconstrução, movida pela produção de conhecimentos referidos a diferentes práticas e processos sociais. Dessas práticas e processos nascem, nos diferentes tempos e lugares, movimentos, associações e organizações sociais. Nascem como espaços de cultura, de política, de economia, abrigando a educação. A disciplina procura refletir sobre as dimensões técnico-políticas e pedagógicas em educação popular, presentes especialmente em processos associativos e de cooperação. Ao tratar das dimensões histórica, teórica e metodológica da produção e validação do conhecimento em processos educativos, enfatiza a relação sujeito, conhecimento e cultura.
P4210 Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas de Saberes: Reflexões Epistemológicas 45 3
Aborda análises curriculares considerando as diferentes áreas de saberes, na educação básica e superior. Discute práticas curriculares a partir dos fundamentos epistemológicos sobre o currículo e sua articulação com a formação docente. Busca compreender a trajetória das concepções de currículo, o conhecimento e a problematização visto como conteúdo do planejamento, a leitura e releitura de experiências curriculares como alternativas críticas emancipatórias. Analisa as teorias e os conceitos vinculados ao currículo, articulando-os com a realidade profissional no campo da educação, considerando as influências socioculturais, políticas e econômicas que impactam o currículo e a prática pedagógica.
P7314 Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas de Saberes: Reflexões Epistemológicas: Parte II 30 2
Discute teorias e práticas curriculares a partir dos fundamentos epistemológicos sobre o currículo e sua articulação com a formação docente. Visa a leitura e releitura de experiências curriculares como alternativas críticas emancipatórias na perspectiva de produção de conhecimento.
P1366 Aprendizagem e Docência em Mario Osorio Marques 45 3
Reflete acerca dos conceitos de aprendizagem e de docência nas obras de Mario Osorio Marques. Acompanha o percurso investigativo do autor em busca da resposta à pergunta sobre o lugar da docência na forma escolar das aprendizagens. Problematiza a razão de ser de professores e de alunos num espaço institucionalizado de aprendizagem, a exemplo da escola e da universidade. Destaca o suposto fundamental da relação entre aprendizagem e constituição do mundo humano a partir da qual formas culturais, modos de sociabilidade e de subjetivação são constituídas.
P6849 Complexidade e Saberes Transdisciplinares na Educação Popular 45 3
O componente pretende contribuir com reflexões significativas, que articulam o campo teórico da complexidade e da educação popular, no sentido de construir outras perspectivas educacionais e civilizatórias com vista à construção de uma cidadania planetária. A grave crise civilizatória e humanitária em que a humanidade se encontra requer, para sua superação, outros modos de compreensão da realidade e novas vias para o futuro da humanidade. Na crise planetária em curso está em jogo o destino do homem e da humanidade.
P7316 Conceitos-Ferramentas de Foucault: Estudos de Gênero 45 3
Adisciplina propõe estudar alguns conceitos-ferramentas de Michel Foucault tais como: discursos, posição de sujeito, poder,biopolítica, governamento experiência, cuidado de si. Objetiva situar tais conceitos explorando-os analiticamente as correlações com os estudos de gênero, ou ainda com pesquisas que tangenciam tais conceitos.
P9469 Condição Humana, Aprendizagem e Docência 45 3
Refletir filosoficamente acerca de alguns dos principais temas recorrentes da educação, incluindo suas condições de possibilidade, seus processos e finalidades, a fim de subsidiar teórica e criticamente a atuação na docência e a inserção em processos de formação humana em geral.
P9461 Constituição do Conhecimento de Professor - Compreensões Contemporâneas 45 3
Com as reformas educacionais implementadas, a partir dos anos 1980 em várias partes do mundo, o exercício da docência, mais focado nas competências e saberes necessários para atender às novas demandas, passou a dominar debates políticos e estudos acadêmicos, envolvendo a mídia, os espaços educacionais e de políticas públicas, associações científicas, movimentos sociais e sindicais. A ampla crítica sobre a baixa qualidade educacional, refletida na carência de saberes e competências dos egressos das escolas públicas, vem sendo dirigida sistematicamente aos professores, pouco ouvidos sobre as definições de qualidade educacional, sobre a sua formação e as condições de trabalho de que necessitam. As soluções propostas pautam-se, sistematicamente, na racionalidade técnica e os padrões de qualidade são definidos nessa mesma racionalidade, fora do contexto da escola. Ao mesmo tempo, estudos realizados com a participação dos profissionais da educação apontam que o processo de constituição dos saberes de professor vão muito além das lógicas do espaço acadêmico e das políticas de Estado, na maioria das vezes pautados na lógica do poder e do controle. Nesse cenário, a disciplina engloba uma revisão de abordagens desenvolvidas a partir dos anos noventa sobre o conhecimento de professor em sua formação nos diversos contextos e áreas do saber, com análise crítica tendo em vista novas possibilidades de compreensão e de ação docente.
P7497 Currículo e Educação: Aspectos Históricos e Epistemológicos 45 3
Estuda a história do currículo, a partir de sua origem numa perspectiva de análise das diferentes concepções de currículo associadas a momentos sócio-cultural. Busca compreender as reformas curriculares ocorridas no Brasil e as mudanças decorrentes na organização da Educação Básica e Superior.
P8510 Currículo e Educação: Aspectos Históricos e Epistemológicos 15 1
Estuda a história do currículo, a partir de sua origem numa perspectiva de análise das diferentes concepções de currículo associadas a momentos sócio-cultural. Busca compreender as reformas curriculares ocorridas no Brasil e as mudanças decorrentes na organização da Educação Básica e Superior.
P0883 Currículo e Educação: Aspectos Históricos e Epistemológicos - Parte II 15 1
Estuda a história do currículo, a partir de sua origem numa perspectiva de análise das diferentes concepções de currículo associadas a momentos sócio-cultural. Busca compreender as reformas curriculares ocorridas no Brasil e as mudanças decorrentes na organização da Educação Básica e Superior.
P0735 Educação Ambiental em Instituições Educativas 45 3
Estuda a ambientalização curricular nas diferentes Instituições de Ensino, numa perspectiva de Educação Ambiental (EA) fundamentada na complexidade, na alfabetização ecológica e na análise epistemológica. Propõe pesquisa reflexiva sobre a relevância científica e social da EA na promoção de mudanças de atitudes dos sujeitos, na interação sociedade e ambiente, para compreender a diversidade de situações de recuperação e prevenção de impactos ambientais, visando a sustentabilidade numa vida de qualidade.
P9302 Educação e Pensamento Pós-Metafísico 45 3
Considerando, por um lado, o papel fundamental da educação das novas gerações para a realização dos propósitos das modernas sociedades republicanas e, por outro, as dificuldades de justificação de projetos de formação face os muitos relativismos que o pensamento e a cultura contemporânea apresentam, a disciplina aponta para novas formas de objetividade a serem construídas em bases intersubjetivas. Apoiando-se numa tradição filosófica que aposta na produção de acordos entre os diversos sujeitos acerca dos modos de ser e de interagir, busca-se visualizar um sentido de educação que já não mais se sustenta em pressupostos metafísicos, mas que nem por isso abandona seus objetivos e responsabilidades. Assim, na esteira do projeto educacional republicano, e com base em autores da tradição crítica e hermenêutica, a disciplina aponta para as condições de possibilidade da tarefa educacional no mundo contemporâneo, no sentido de que as formas de educação garantam os ganhos da civilização, mas que a normatividade que lhe é inerente não signifique retirar das novas gerações suas potencialidades inovadoras.
P1990 Educação Popular e a Infância no Brasil: Interfaces Com Temas Contemporâneos 45 3
Trata da Educação Popular na perspectiva da infância em diferentes contextos da realidade brasileira. Aborda as interfaces em relação a temas como gênero, mídias, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, infância em múltiplos espaços, infância e autoridade, infância e espacialidade, tensionados aos aspectos da ludicidade, criatividade, imaginação e fantasia.
P0938 Educação Superior: Perspectivas das Ações do Professor 45 3
A Universidade é uma instituição social e, portanto, sua legitimidade se sustenta no princípio da autonomia e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN - Lei 9.394/96), o cenário da Educação Superior ganha outros entendimentos, no sentido da natureza da instituição, ou seja, Universidade, Faculdade, Centro Universitário e Instituto Federal, da sua supervisão e regulação, bem como da atuação do professor. Além da promulgação da LDBEN a expansão da Educação Superior brasileira, nos últimos vinte anos, desencadeia a necessidade de entendermos o papel do professor a partir das diferentes atividades que este assume nas IES. As pesquisas atuais concentram a discussão da educação superior, principalmente em análise dos processos de avaliação, gestão, entendimentos e proposições de legislação, a forma de acesso e a formação do egresso. Nessa disciplina propomos compreender as diferentes instituições da educação superior, considerando a origem da Universidade no Brasil e as mudanças desencadeadas pela promulgação da Constituição Federal de 1988, a LDBEN 94/96 e a constituição do professor da educação superior, a partir do entendimento que a sua atuação pressupõe as atividades de ensino, pesquisa e extensão, diferenciando-o do professor da educação básica em termos de formação, constituição e identidade.
P7574 Educação Superior: Perspectivas das Ações do Professor II 15 1
Esta disciplina tem como objetivo ampliar a discussão e os entendimentos sobre as atividades do professor da educação superior, a partir da ampliação do entendimento do exercício da docência, extensão e pesquisa. A disciplina será desenvolvida tendo como referência a produção dos artigos dos estudantes na parte I da disciplina. Será utilizado novas referências que contribuam com o entendimento dos pressupostos explorados. Tem como objetivo que no final da disciplina os estudantes tenham um artigo em condições de publicação.
P4506 Educação, Autoridade e Transmissão 45 3
Estuda os conceitos de educação, autoridade e transmissão com base no aporte teórico filosófico e psicanalítico. Reflete acerca dos sentidos historicamente constituídos e o declínio da autoridade e da transmissão na contemporaneidade. Problematiza o lugar da parentalidade, do professor e da escola na dinâmica educativa, considerando a constituição subjetiva dos sujeitos, a sua introdução no mundo simbólico da cultura e a manutenção dos laços sociais e intergeracionais.
P7498 Educação, Emancipação e Diferença 45 3
O componente enfatiza os diferentes desafios (éticos, políticos, epistêmicos e sociais) da educação no contexto da sociedade contemporânea (modernidade líquida/flexível). Busca, sobretudo, pensar a constituição e gênese das formas de educação que são constitutivas das sociedades modernas e contemporâneas, a fim de situar a emergência dos pressupostos e das perspectivas emancipatórias (universalismo moderno), bem como das perspectivas filosóficas emergentes que enfatizam o valor das diferenças (culturalismo pós-moderno). O enfoque teórico-metodológico parte de um pressuposto que problematiza a ambivalência e a contradição constitutiva do projeto da modernidade em sua fase sólida (rígida) e líquida (flexível). Assinala as ambições do projeto moderno, destacando o lugar da educação, da racionalidade, do indivíduo e do sujeito na constituição da lógica do Estado-Nação. A partir disso, problematiza a crise social da modernidade sólida, evidenciando o novo cenário social contemporâneo, e a crise do pensamento moderno no contexto do capitalismo tardio, da crise do socialismo real e da crise da metafísica. Destacam-se, neste percurso, uma crítica às concepções positivistas, metafísicas e essencialistas na educação. Outrossim, valorizam-se os enfoques hermenêuticos, críticos e pós-críticos na educação. Trata-se, neste sentido, de reconfigurar a agenda do projeto educativo da modernidade, tendo em vista um novo cenário em que tanto as questões emancipatórias (macro políticas e sociais) de cunho universal continuam tendo seu alcance e valor, bem como as questões que assinalam o significado da diferença e da diversidade cultural (micro políticas e culturais). Analisar as condições de possibilidade de reconstruir os discursos e teorias educacionais modernas e pós-modernas, tendo em vista os cenários sociais, econômicos, filosóficos e políticos contemporâneos (e seus desafios) constitui-se no objetivo central da disciplina.
P1020 Ensino Superior: Perspectivas das Ações do Professor 45 3
A Universidade é uma instituição social e, portanto, sua legitimidade se sustenta no princípio da autonomia e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN - Lei 9.394/96), o cenário do Ensino Superior ganha outros entendimentos, no sentindo da natureza da instituição, ou seja, Universidade, Faculdade, Centro Universitário e Instituto Federal, da sua supervisão e regulação, bem como da atuação do professor. Além da promulgação da LDBEN a expansão do Ensino Superior, nos últimos quinze anos, desencadeia a necessidade de entendermos o papel do professor a partir das diferentes dimensões que este assume no ensino superior. As pesquisas atuais concentram a discussão do ensino superior, principalmente em análise dos processos de avaliação, gestão, entendimentos e proposições de legislação, a forma de acesso e a formação do egresso. Nessa disciplina propomos compreender as diferentes instituições de ensino superior, considerando a origem da Universidade no Brasil e as mudanças desencadeadas pela promulgação da Constituição Federal de 1988, a LDBEN 94/96 e a constituição do professor do ensino superior, a partir do entendimento que a sua atuação pressupõe as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, diferenciando-o do professor da Educação Básica em termos de formação, constituição e identidade.
P0888 Epistemologia da Educação Popular - Processos e Organizações Associativas 45 3
A sociedade humana, reunindo espaços da vida, está em constante construção e reconstrução, movida pela produção de conhecimentos referidos a diferentes processos sociais e práticas. Desses processos e práticas e nascem, nos diferentes tempos e lugares, movimentos, associações e organizações. Nascem e constituem espaços de cultura, de política, de economia, abrigando a educação. A disciplina procura refletir sobre as dimensões técnico-políticas e didático-pedagógicas em educação popular. Ao tratar das dimensões histórica, teórica e metodológica da produção e validação do conhecimento em processos educativos, enfatiza a relação sujeito, conhecimento e cultura.
P1367 Epistemologia da Educação Popular- Processos e Organizações Associativas 30 2
A sociedade humana, reunindo espaços da vida, está em constante construção e reconstrução, movida pela produção de conhecimentos referidos a diferentes processos sociais e práticas. Desses processos e práticas e nascem, nos diferentes tempos e lugares, movimentos, associações e organizações. Nascem e constituem espaços de cultura, de política, de economia, abrigando a educação. A disciplina procura refletir sobre as dimensões técnico-políticas e didático-pedagógicas em educação popular. Ao tratar das dimensões histórica, teórica e metodológica da produção e validação do conhecimento em processos educativos, enfatiza a relação sujeito, conhecimento e cultura.
P0754 Escrita Acadêmica 45 3
Oportunizar um espaço de tematização e de exercício prático de aspectos fundamentais e recorrentes da escrita acadêmica. Pressupondo que ler, estudar e escrever são constitutivos do processo de pesquisa, o seminário oferecerá exercícios de construção de um referencial teórico, mediante a recorrência a textos/autores clássicos e artigos científicos, com ênfase em aspectos como resenhar, parafrasear, citar, dentre outras formas de elaboração próprias da escrita acadêmica. O seminário oferecerá, também, exercícios relativos à elaboração de um "estado da arte" de determinado campo de pesquisa, além de orientações e exercícios para a elaboração de textos acadêmicos, especialmente de dissertação e de tese.
P9468 Escrita e Pesquisa 30 2 -
P7495 Ética e Formação 45 3
Examina a relação entre ética e educação, baseando-se no suposto da exigência da educabilidade humana, de um modo geral, e do caráter formativo da educação escolar, de modo particular. Parte do reconhecimento da tradição filosófica pelo estudo das noções de Paideia grega e de Bildung moderna. Reflete sobre sentidos possíveis a partir dos quais os processos formativos contemporâneos podem ser pensados, problematizando conceitos tais como: autonomia, emancipação, esclarecimento, liberdade, moralidade, humanidade, interculturalidade, reconhecimento, sociabilidade, subjetividade, responsabilidade, universalidade, dentre outros.
P1365 Feminismo e Debate Com Foucault 45 3
A Disciplina discute os temas-conceitos tais como: Feminismo (digital), gênero, sexualidade, cuidado de si, segurança e território.
Visa discutir tais temas-conceitos para explorá-los enquanto ferramentas de análise nas pesquisas em educação.
O estudo será conduzido através de seminários, a partir de um conjunto de textos, que articula leituras clássicas, articulando diálogos com textos de comentadores(as).
P1298 Foucault e a Pesquisa em Educação 45 3
Discussão inicial teórico-metodológica dos conceitos (discurso, biopoliticas, governamento, cuidado de si) presentes na obra de Michel Foucault e autores afins e suas possibilidades para a pesquisa em Educação.
P7315 Foucault, Estudos de Gênero: Pesquisas em Educação 45 3
A disciplina propõe o estudo de conceitos-ferramentas, focalizando a estudar alguns conceitos de Michel Foucault tranversalizado por preocupações tais como: formação discursiva, subjetividade, critica-experiência, liberalismo, biopolítica e tecnologia de segurança. Procuraremos situar a temática da “biopolítica” no percurso do pensamento de Foucault, articulando-a com o debate que lhe é posterior, em especial a partir da produção de Thomas Lemke. A disciplina mantém o núcleo central em alguns dos conceitos de Michel Foucault e seus desdobramentos. Explorar as contribuições desnaturalizantes da teoria de gênero, suas correlações.
P8507 Fundamentos de Semiótica em Perspectivas de Aprendizagem Matemática 60 4
Origens da semiótica.  a semiótica e a Didática da Matemática, em diferentes perspectivas da Educação Matemática. Registros. Noesis e Semiosis. Operações semiocognitivas. Aprendizagem matemática. Congruência semântica. Funções discursivas e meta-discursivas. Aprendizagem da álgebra. Aprendizagem da geometria. Teoria Semiocognitiva e a Educação Inclusiva.
P3523 História, Memória e Direitos Humanos 30 2
Estudos sobre os desdobramentos teóricos e metodológicos da memória na sociedade contemporânea. A memória social, coletiva e individual como instrumento de elaboração de identidade. A memória ligada aos processos de esquecimento dos direitos dos diferentes grupos sociais na sociedade brasileira. Elaboração de esquemas/conceitos de noções de lugares de memória e identidade social na/para a visualização dos direitos humanos dos diferentes grupos que compõem a sociedade atual.
P4203 In Education: Technology, Interculturality, And Internationalization 45 3
Course topic: Learner autonomy and alternative assessment in teaching adults – a cross-cultural perspective
The course aims at increasing participants’ awareness of the specific nature of the process of teaching adult learners within the learner-centred and constructivist learning paradigm. The specific features of a learner-centred classroom that will be placed under consideration are learner autonomy and its promotion in Moodle-based technology-assisted teaching.
P9471 Infância, Escola e Desigualdade 45 3
Esta disciplina se dedica ao estudo das intersecções entre a infância, o ambiente escolar e as desigualdades sociais, por meio de uma abordagem sociológica que prioriza os pressupostos teóricos de Bernard Lahire. Reconhecendo a importância de uma análise crítica sobre como as condições de vida diferenciadas impactam os processos de socialização das crianças de várias classes sociais, o curso se propõe a desvelar as complexidades dessas relações e seus efeitos nos indivíduos.
Adotando uma perspectiva contextualista e disposicionalista, a disciplina problematiza as desigualdades não apenas como fenômenos sociais externos, mas também como experiências vividas que moldam os modos de ver, sentir e agir das crianças. Através deste enfoque, busca-se compreender as discrepâncias nas condições de vida e as limitações e possibilidades que estas impõem aos modos de existência e convivência nos diferentes estratos sociais.
Dando ênfase especial à escola como um espaço de socialização fundamental, a disciplina examina seu papel tanto na facilitação quanto na inibição dos processos de reprodução social. Neste contexto, são enfatizadas as dinâmicas de inclusão e exclusão presentes no ambiente escolar, bem como as estratégias pedagógicas que podem contribuir para mitigar o impacto das desigualdades no processo educacional.
A disciplina está estruturado para promover um alargamento do horizonte de compreensão das desigualdades, encorajando a produção e análise de dados para interpretar casos específicos de crianças em seus primeiros anos de escolarização. A metodologia adotada visa integrar os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos relevantes, proporcionando aos estudantes as ferramentas necessárias para uma investigação reflexiva dos fenômenos educacionais em suas múltiplas facetas.
A avaliação dos participantes se baseará na participação ativa, na elaboração de análises críticas dos materiais da disciplina e na condução de estudos de caso ou projetos de pesquisa, visando o desenvolvimento de habilidades práticas em pesquisa para este campo.
P5000 Language Testing And Assessment In The Globalized World – Towards Cultural Appropriacy Of Language Teaching Methodology – Parte I 30 2
The aim of the course is to make students aware of the basic concepts, approaches and techniques of cultural appropriacy of language testing and assessment. During the course, students will acquire the skills of evaluating, designing and implementing testing instruments.
P4208 Learner Autonomy And Alternative Assessment In Teaching Adults In Technology-Rich Classrooms 45 3
The course strives to bring together three important topics – specificity of adults as learners, developing learner autonomy and traditional and alternative assessment. All of these are framed in the digital setting, showing how online, blended and distance learning via contemporary Information and Communication Technologies can support the development of learner autonomy in adult students.
P1364 Linguagem e Subjetividade 30 2
O componente curricular se ocupará com a descrição do fenômeno das metamorfoses na compreensão de subjetividade e objetividade, desde a passagem da Idade Média à Renascença até a dialética hegeliana e o início de superação da relação dicotômica desses conceitos em Schopenhauer e Kierkegaard com desdobramentos na Ciência e na Filosofia da Linguagem na contemporaneidade.
P0338 Movimentos Teóricos da Pesquisa em Educação no Brasil: Sinalizando Diferentes Enfoques Paradigmáticos 15 1
Explanação sobre a pesquisa em Educação na perspectiva da Educação Popular enquanto uma das concepções de educação das classes populares (Brandão, 2002), que emerge das lutas dos movimentos sociais por condições dignas de vida na perspectiva da afirmação de identidades. Também tematizar sobre a pesquisa em Educação na Contemporaneidade, com novas questões e velhos dilemas, para reflexões sobre alguns movimentos teóricos que se presentificam no campo da pesquisa em educação no Brasil, sinalizando para os diferentes enfoques paradigmáticos e seus pontos de tensão e conflito.
P0882 Pedagogia: Interlocuções Com a Sociologia da Infância e Antropologia da Criança 30 2
Este componente apresenta algumas pesquisas com crianças institucionalizadas e suas famílias, a partir do campo da Sociologia da Infância e a Antropologia da Criança, para ampliar a interlocução com a PEDAGOGIA DA INFÂNCIA. Toma como foco a infância enquanto categoria social, do tipo geracional e a criança como sujeito cultural, membro ativo da sociedade e das instituições que dela participam.
P8509 Pesquisas Educacionais: Estudos Feministas 45 3
Estudos e reflexões teóricas-metodológicas com destaque alguns conceitos Foucaultiano e de Butler, para que possam contribuir com as pesquisas educacionais de mestrandas e doutorandas.
P4507 Política e Educação 30 2
A disciplina desenvolve reflexões no campo das teorias filosóficas e educacionais, modernas e contemporâneas, conceitos e debates referentes as relações entre as esferas da política e da educação. Investiga em obras de Arendt e de outros autores argumentos nos quais os temas da educação, da política e da atividade cidadã são distinguidos e vinculados; aprofunda a compreensão dos fundamentos democráticos e republicanos da escola, destacando seu caráter laico, universal e gratuito, em particular no cruzamento com a tradição da Educação brasileira; examina distinções e vínculos entre os assuntos da política e da educação no contexto da vida planetária atual; indaga significados originários de política, de democracia e de vida republicana; descreve elementos centrais da atual crise civilizatória e suas significações nos campos da política e da educação.
P0736 Práticas Educativas e a Saúde 45 3
Considerando noção ampliada de saúde, a promoção de saúde e a diversidade de significados produzidos nos diversos contextos socioculturais, tematiza-se a educação em saúde e sua relação com a promoção da saúde, buscando provocar a explicitação dos pressupostos e as relações de poder que lhes são inerentes.
Estuda as práticas e processos educativos que buscam promover a saúde nos espaços de educação formal e não formal e de atenção à saúde. Discute-se o grupo, suas características e seu papel como espaço/cenário educativo e promotor de saúde. Analisa de forma crítica-compreensiva os documentos norteadores da Política Nacional de Promoção da Saúde e da Política de Educação Popular em Saúde.
P9470 Seminário III: Educação Ambiental e em Saúde na Educação Básica 15 1 -
P1991 Seminário Temático II: Aprendizagem em Mario Osorio Marques 15 1
Abordam demandas específicas das áreas de pesquisa do PPGEC
P9472 Seminário Temático III: Emancipação e Diferença na Educação 15 1
O Seminário tematiza os diferentes desafios (éticos, políticos, epistêmicos e sociais) da educação no contexto da sociedade contemporânea (modernidade líquida/flexível). Busca, sobretudo, pensar a constituição e gênese das formas de educação que são constitutivas das sociedades modernas e contemporâneas, a fim de situar a emergência dos pressupostos e das perspectivas emancipatórias (universalismo moderno), bem como das perspectivas filosóficas emergentes que enfatizam o valor das diferenças (culturalismo pós-moderno). Destaca, de forma especial, os estudos e pesquisas, com enfoques dialéticos, complexos, pós-estruturalistas, e pragmáticos.
P7784 Seminário Temático: Sociedade Brasileira e Educação 15 1
O Seminário Temático tematiza a trajetória das ideias pedagógicas no Brasil, ao mesmo tempo que investiga as grandes questões que marcam o pensamento historiográfico e sociológico brasileiro. Em particular, analisa a proposta do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), destacando seus vínculos com o projeto social e cultural brasileiro, bem como sua atualidade no século XXI. Desdobram-se desse movimento, uma análise acerca das promessas e dos sentidos da educação pública no Brasil, bem como as metamorfoses e rumos que a educação assumiu ao longo do século XX e XXI. Em seguida, são explicitados alguns pensadores que fazem parte da história do pensamento pedagógico brasileiro. Por último, abre-se uma interrogação acerca dos desafios e sentidos do processo de escolarização no Brasil e das Políticas Públicas, tendo em vista sua constituição social e histórica.
P7068 Sociedade Brasileira e Educação 45 3
O componente curricular tematiza o estudo da educação brasileira no âmbito da formação social do povo brasileiro e da constituição histórica do percurso de seu pensamento educacional e pedagógico. Entende-se como formação social do povo brasileiro o processo de delineamento histórico da práxis da construção do saber cultural e científico que caracteriza a constituição da sociedade brasileira. O pensamento educacional, neste sentido, constitui-se como uma das formas culturais que expressam certa consciência filosófica, social e política dos intelectuais acerca dos problemas da sociedade brasileira e seus vínculos com a educação. O pensamento pedagógico, por sua vez, constitui-se como uma forma específica que objetiva não apenas explicitar as relações entre educação e sociedade, bem como perspectivar certa forma de intervenção na educação.
P0307 Sociologia da Socialização e Educação 45 3
Estuda a interação dos processos concomitantes de socialização pelos quais crianças e adolescentes atravessam na contemporaneidade, no momento que circulam em diversas instituições sociais e estabelecem vínculos com agentes sociais diferentes. Toma como referência os pressupostos da teoria da socialização de Bernard Lahire e aprofunda a sociologia a escala individual em interface com a sociologia das instituições. Estuda a constituição das disposições dos indivíduos, com ênfase na atualização, hibridação e suspensão das disposições. Analisa os pressupostos epistemológicos e metodológicos que sustentam as pesquisas nesse programa de investigação.
P0280 Teoria da Atividade: Implicações na Educação e nas Práticas Docentes 45 3
Trata de estudos sobre a Teoria da Objetivação (TO) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), desenvolvidos a partir de contribuições de Radford e Moura, que desencadearam questionamentos, novas pesquisas e produções sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, via atividade, como processo biológico e cultural de constituição humana com implicações na educação escolar.
P8508 Teoria da Atividade: Implicações na Educação e nas Práticas Docentes - Parte II 15 1
Trata de estudos sobre a Teoria da Objetivação (TO) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), desenvolvidos a partir de contribuições de Radford e Moura, que desencadearam questionamentos, novas pesquisas e produções sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, via atividade, como processo biológico e cultural de constituição humana com implicações na educação escolar.
P1368 Disposições Sociais e Estudos Universitários: Uma Aproximação à Escala Individual 45 3
A disciplina se propõe estudar e pesquisar o entrelaçamento entre origem e a trajetória social de estudantes universitários, na constituição das disposições sociais que subjazem ao envolvimento dos mesmos com o ensino superior, tomando como referência os pressupostos teóricos da sociologia a escala individual de Bernard Lahire. Localiza a pesquisa do acesso e permanecia dos sujeitos no ensino superior no campo da sociológica e, de forma particular, no da sociologia da educação. Tendo essa abordagem com pano de fundo, propicia uma análise macrossociológica das características dos estudantes universitários brasileiros, reconhecendo perfis convergentes e divergentes em diferentes segmentos educacionais (regiões, instituições, cursos). Analisa os processos e contextos de socialização e os vínculos com a constituição das disposições sociais para o envolvimento com estudos universitários. Ensaia a produção e a análise de dados na interpretação de casos específicos de estudantes universitários. No percurso da disciplina são abordados os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos que sustentam a pesquisa nesta perspectiva de investigação.
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