Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

CAPES

Mestrado e Doutorado

Nota 4

História e Proposta do Programa

O início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento ocorreu em 2002. Até 2015 foram oferecidas 14 turmas de Mestrado, totalizando mais de 300 dissertações defendidas no período. Na avaliação trienal 2010-2012 o Programa recebeu Nota 4 da CAPES/MEC. Tais dados atestam a solidez e qualidade do programa e o situam entre os melhores programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil em sua área do conhecimento. Em 2016 será oferecida a 15ª turma de Mestrado e a 1ª turma do Doutorado em Desenvolvimento Regional.

Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Desenvolvimento Regional têm o objetivo de instrumentalizar pesquisadores e profissionais capazes de entender e interferir criticamente no processo social e nos desafios do desenvolvimento regional, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e os diversos aspectos que envolvem a questão do desenvolvimento territorial socialmente construído como temática de pesquisa.

Público-alvo

Podem candidatar-se graduados no Ensino Superior (para o curso de Mestrado) e Mestres (para o curso de Doutorado) formados nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Administração, Economia, Ciências Contábeis, Agrárias e Políticas, Direito, Psicologia, Comunicação, Informática, Serviço Social, Arquitetura, História, Geografia, Sociologia ou outros cursos) e áreas afins, isto é, áreas que tenham alguma relação com a temática do desenvolvimento socioeconômico.

Área de concentração e linhas de pesquisa

Regimento do Programa e Manual do Pós-Graduando