Farmácia
Bacharelado

Prepara você para o cuidado e prescrição farmacêutica, baseado no uso racional de medicamentos, a produção, controle da qualidade e acompanhamento da ação dos medicamentos e cosméticos; para análises clínicas e a análise de alimentos. Capacita para o desenvolvimento de atividades administrativas em diferentes instituições públicas ou privadas, sendo capaz de planejar e gerenciar os recursos humanos e materiais e exercer liderança nos diferentes espaços de atuação.


ONDE CURSAR:
IJUÍ

DURAÇÃO:
5 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

- O Projeto Pedagógico do Curso possui 4.000 horas, com mais de 80% do curso sendo ofertado no turno noturno, e a parte diurna refere-se às 800 horas referentes aos estágios obrigatórios.

- Essa proposta resulta e consolida as diretrizes curriculares dos Cursos de Farmácia que preconizam a formação de um profissional focada nos indivíduos e não mais em produtos e processos, contemplando ainda uma visão clínica, crítica e reflexiva e pautada pela melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das populações.

- Para além das atividades curriculares, os estudantes do Curso de Farmácia são estimulados a participarem de ações multidisciplinares e interdisciplinares de pesquisa e extensão vinculados a grupos institucionais e de atividades orientadas por docentes na Farmácia Universitária, o Laboratório de Análises Clínicas – UNILAB,  a Central Analítica, a Farmácia do Hospital Veterinário, a Unidade de Reabilitação Física - UNIR e nos demais  laboratórios de prestação de serviço e de pesquisa  de Ijuí e da região, incluindo estágios em Farmácias e Drogarias, Indústria Farmacêutica, Indústria de alimentos, Farmácia Hospitalar e nos demais  laboratórios de prestação de serviço e de pesquisa institucionais.

- Estágios na Universidade realizados em campos de prática distintos de atuação do profissional farmacêutico:

  • A Farmácia Escola, sob orientação de profissionais farmacêuticos, é um local no qual os estudantes realizam a manipulação de medicamentos, cosméticos, correlatos e florais. Além disso, neste local é realizada a prestação de serviços farmacêuticos e a prescrição farmacêutica. 
  • O Laboratório de Análises Clínicas – UNILAB, além de fornecer serviços de análises bioquímicas, hematológicas, microbiológicas, parasitológicas e moleculares à comunidade, é um espaço de estágio e experimentação aos estudantes.
  • A Farmácia do Hospital Veterinário é um local da Universidade no qual os estudantes fazem estágio curricular, neste espaço o estudante prepara e dispensa medicamentos para uso clínico e cirúrgico, bem como faz a avaliação clínica da prescrição.
  • A Unidade de Reabilitação Física é um campo de estágio para o estudante de Farmácia, um serviço gerenciado pela UNIJUÍ, vinculado ao SUS, no qual os estudantes farão orientação e prescrição farmacêutica.

- O corpo docente qualificado.
- Estágios iniciados nos primeiros semestres.
- O curso de Farmácia da UNIJUÍ é avaliado pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, como um dos melhores cursos do Brasil.
- O curso disponibiliza laboratórios de ensino: Laboratórios de Anatomia (2), Laboratórios de Fisiologia (2), Laboratórios de bioquímica e microscopia, Laboratório de Ciências Farmacêuticas I e II , Controle de Qualidade, Imunologia, Hematologia, Microbiologia e Parasitologia.
- Uso de metodologia de aprendizagem ativa, que antecipa, desde os primeiros semestres visando tornar a compreensão dos temas abordados mais dinâmico e produtivo.
- Metodologia baseada em projetos e em desafios reais, com elaboração de Projetos Integradores multidisciplinares.

Você preparado para

Atuar em farmácias e drogarias, em indústrias farmacêuticas, em prefeituras e outros órgãos do sistema único de saúde, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas, bromatológicas, de controle de qualidade e em hospitais e clínicas.