Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Estudos de Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais - GEEP/ Perspectivas epistemológicas, dispositivos pedagógicos e a construção do sujeitos na Educação Popular
Duração: 21/09/2014 até 20/09/2017
Participantes:
Resumo:
O estudo visa analisar os processos de planejamento, o planejar e os planos dos professores formadores e dos que atuam nas disciplinas pedagógicas do Curso de Pedagogia da UNIJUI. Trata-se de investigar quais são as concepções e as propostas de planos que perpassam os espaços de formação de professores que habilitam alunos para atuar na docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir desse mapeamento é possível identificar e estudar os impactos, as implicações teórico-práticas e dilemas do planejamento na formação de professores e as influências dos modos de planejar na vida das pessoas, especialmente, nos espaços da educação popular, visando a emancipação e a construção de ações docentes coletivas. Para tal, são questões de estudo: Como planejam os professores formadores de professores? O que ensinam sobre o planejamento? Que perspectivas atendem? O planejamento envolve a dimensão coletiva e a emancipação humana e popular? Como o planejamento contribui no exercício do trabalho docente? Quais as possibilidades, implicações e influências do planejar na atuação docente? Elevar a qualidade da formação é uma das metas do Plano Nacional de Educação e, é também um direito constitucional. Desta forma, a análise dos processos de planejamento possibilita investimentos mais adequados em políticas públicas de formação, capazes influenciar em práticas educativas mais apropriadas e condizentes com a realidade dos que frequentam a escola da educação básica.
Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.