Física para Todos - 2017

Duração: 02/01/2017 até 29/12/2017

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Participantes:

Resumo:

A imagem que as pessoas têm da Física é muitas vezes produzida na escola sendo resultado do ensino praticado nesta disciplina. O que prevalece, na prática pedagógica da maioria dos professores, é o formalismo matemático em detrimento de uma Física mais conceitual, mais experimental e com mais significado para a vida das pessoas. O contato com a fenomenologia, o lado da Física que as pessoas consideram mais atrativo, é pouco valorizado e, por vezes, até mesmo esquecido. Diante deste modelo de ensino, os alunos pouco ou nada aprendem da Física. O que frequentemente aprendem é a não gostar dela, carregando essa aversão consigo pelo resto da vida. Por outro lado, existe uma larga faixa da população que nunca teve convívio com a ciência na escola, mas que demonstra interesse e curiosidade por entender os princípios da Física que explicam o funcionamento de dispositivos tecnológicos e de fenômenos da natureza. Na busca de alternativas para promover a difusão e a popularização da Física para todos os segmentos da sociedade, para produzir, junto às pessoas, uma imagem mais atrativa desta ciência e para sugerir, aos profissionais do ensino, procedimentos metodológicos mais adequados para ensiná-la, desde 1997 está sendo desenvolvido, pelo Grupo de Ensino de Física da UNIJUÍ, o projeto “Física para Todos”. O projeto, que consiste de um museu itinerante, está sendo implementado por meio de exposições interativas de experimentos de Física, desenvolvidas em locais como escolas, praças, parques de exposições e no âmbito da universidade. Além desta ideia já consolidada, o projeto prevê a ação de construção de foguetes a base de água, garrafa Pet e ar como atividade integradora dos conhecimentos de áreas exatas. Além disso, há a intenção de desenvolver atividades relacionadas a Física e a educação para o trânsito, especificamente no desenvolvimento de um Simulador do Tempo de Reação do Motorista o que vai possibilitar a simulação de situações do trânsito como tempo de reação, distância de frenagem e ultrapassagem. Estas ações visam integrar novas áreas das ciências exatas (Matemática, Informática, Engenharias,Design etc) com a Física em atividades de ensino/pesquisa/extensão. Aqui cabe ressaltar, que apesar da reformulação do projeto em termos de novas ações é de fundamental importância a permanência da marca "Física para Todos", visto que a mesma é reconhecida em âmbito estadual. Este fato, qualifica a captação de recursos externos, pois as novas ações estão apoiadas na base sólida das exposições permanentes. Além disso, divulga possibilidades de ingresso de alunos de ensino médio principalmente nos cursos das áreas exatas da nossa Universidade.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.