Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Modelagem Matemática/ Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas
Duração: 16/11/2014 até 23/12/2016
Participantes:
Resumo:
O projeto "Desenvolvimento de Estruturas Mecânicas Criativas" é um subprojeto do projeto institucional “Pesquisa em Mecatrônica orientada aos Desafios da Sociedade” que tem apoio da FAPERGS/CAPES, por meio de bolsas e de auxílio financeiro no Processo: 0331-2551/14-7, EDITAL CAPES/FAPERGS 15/2013: PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, ENGENHARIAS, TECNOLOGIAS CRIATIVAS E LETRAS – PICMEL.Dados estatísticos atuais mostram a grande demanda do mercado industrial por engenheiros e a necessidade de formar profissionais com perfil criativo-empreendedor e sólida base cientifica-tecnológica com talentos e potencial para o desenvolvimento de inovações. É notório que há um número reduzido de estudantes cursando a graduação em Engenharia, quando se compara com o número de matrículas em cursos de Direito e de Administração. Um dos motivos para isto é o pouco conhecimento do amplo leque de competências e das áreas de atuação do profissional de Engenharia, além da falsa imagem de que este profissional deva ser apenas um tecnicista. Pretende-se abordar tal problema através de um projeto de pesquisa de título “Desenvolvimento de Estruturas Mecânicas Criativas” voltado para equipes de estudantes do ensino público fundamental e médio e que desperte nestes jovens o interesse pela criação e inovação de estruturas mecânicas com a utilização de técnicas e metodologias de desenvolvimento de produtos industriais. Além disso, ao longo dos cursos de engenharia é possível perceber a dificuldade das estudantes em visualizar e compreender alguns fenômenos relacionados aos problemas de resistência dos materiais e do projeto de estruturas (BARBIERI, 2009). Neste contexto, o curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ tem entre os seus diferenciais de destaque a sua metodologia de ensino e a sua inserção nos desafios da sociedade, considerando a teoria e a prática como um todo único do saber (VALDIERO et al., 2006). E com este intuito, ocorreu a evolução de uma proposta de solução deste problema na forma de um objeto pedagógico que inclua o desafio de facilitar e atrair os jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio para a profissão de engenheiro com a contextualização no ensino da matemática, da geometria, da física e da ciência dos materiais. O domínio do problema abordado envolve os estudantes do curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Câmpus Panambi (executora), os estudantes de Ensino Público do Colégio Estadual Comendador Soares de Barros (Ajuricaba/RS) e da Escola Técnica Estadual 25 de Julho (Ijuí/RS) e outros estudantes de escolas técnicas e de ensino médio que serão convidadas a formar equipes para participação de uma Competição de Desenvolvimento de Estruturas Mecânicas Criativas (estruturas mecânicas são muito comuns nos chassis de máquinas, nas estruturas de equipamentos de pós-colheita e que tem a função de dar sustentação para os diversos módulos e componentes de um produto industrial). Como resultados, prevê-se a complementação de uma infraestrutura para projeto e construção de estruturas, preparação de material didático, realização de oficinas didáticas com estudantes, descoberta de talentos e a socialização dos resultados em eventos. Pretende-se assim contribuir para a formação de qualidade de estudantes na área das ciências exatas e despertar o interesse destes pela profissão de engenharia.
Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.