Inovação Curricular: Uma Estratégia de Articulação da Formação Docente e Educação para Saúde, na Interação Universidade e Escola

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 01/04/2013 até 31/07/2018

Participantes:

Resumo:

Na compreensão de que professores de escola básica precisam estar envolvidos na elaboração de propostas curriculares, em interação com professores da universidade, licenciandos, mestrandos e doutorandos propõe-se constituir um grupo interativo de formação docente, com foco em uma inovação do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE). A SE é uma estratégia de ensino que vai muito além do simples repasse dos conteúdos escolares, pois integra conceitos, procedimentos e atitudes com vistas à constituição de cidadãos capazes de transformar a realidade em que vivem, numa perspectiva de melhoria da qualidade de vida. Uma das características importantes da SE é sua produção em coletivos – professores de universidade – licenciandos - professores de educação básica (ZANON, 2003), a qual permite a percepção de visões diferentes sob o ponto de vista da ciência. Considerando as potencialidades da proposta de SE, neste projeto, focalizam-se estudos de conceitos disciplinares centrados na promoção da saúde, a qual acontece por meio da adoção de estilos de vida saudáveis, do desenvolvimento de aptidões e capacidades individuais e coletivas, de escolhas conscientes juntamente com o aprendizado disciplinar. Deste modo, pretende-se problematizar e propor coletivamente formas inovadoras de currículo, em especial com atenção as Diretrizes Curriculares Nacionais e as orientações recentemente implementadas nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul- o ensino politécnico (2011). Estas orientações parecem favorecer o desenvolvimento do currículo de acordo com as concepções do Gipec-Unijuí, já que criam possibilidades de formação pela pesquisa, também na educação básica. Para isso, é preciso constituir grupos de pesquisa envolvendo professores da universidade, estudantes da graduação, mestrandos e doutorandos vinculados à formação docente e a área da saúde e professores de escola básica, em interação com seus estudantes. Neste sentido, a proposta deste projeto é estudar o desenvolvimento de currículo na formação docente como articulador da Educação em Saúde, da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, na interação Universidade e Escola. Por se tratar de um processo de pesquisa na ação, pensamos assim proporcionar a aprendizagem da Pesquisa Educacional e, ao mesmo tempo, produzir consciência sobre os problemas mais agudos ligados à Educação Científica para Saúde e ao contexto escolar mais amplo. Assim, defende-se a necessidade da realização de pesquisas permeadas por diversos momentos de reflexão-ação coletiva como parte da tessitura metodológica de pesquisa na ação, conforme argumentos de Pimenta e Franco (2008) e Kemmis e Wilkinson (2002). Neste sentido, o trabalho coletivo e sistemático compõe a essência para a efetividade da pesquisa na ação (BOFF et al, 2011). Interlocuções, decorrentes de processos interativos, têm contribuído para superar as ideias simplistas de formação docente com base na transmissão de conhecimentos produzidos por sujeitos externos ao ambiente escolar. Neste projeto, em parceria com professores de escolas, busca-se entender o desenvolvimento de currículo na formação docente como articulador da Educação em Saúde, na interação Universidade e Escola, no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos envolvidos no processo. Considerando os argumentos propostos busca-se investigar a seguinte questão: O currículo da área de Ciências da Natureza, desenvolvido nas escolas, permite a articulação da pesquisa escolar com os conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com a educação para saúde? Acredita-se que a produção de material didático, com o uso de tecnologias como filmagens e edição de vídeos, em que o professor é autor e ator de sua aula, pode ser uma estratégia para produção de currículo articulada à formação docente e à educação para saúde.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.