O Computador Como Ferramenta Cognitiva na Formação Docente: a Importância da Articulação entre Os Saberes Pedagógico, de Conteúdo e Tecnológico do (Futuro) Professor

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Grupos/Linhas de pesquisa:
Mongaba: Educação, Linguagens e Tecnologia/ Formação inicial e continuada de professores e redes de colaboração

Duração: 04/01/2016 até 31/12/2017

Participantes:

Resumo:

O ensino integrado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e sua relação com formação de professores de Letras, e, mesmo em outras áreas do conhecimento, tem sido tema de publicações nacionais e internacionais com variadas concepções. Considerando esse contexto, é fundamental atentar à ênfase atribuída ao aparelhamento das instituições educacionais e uso instrumental das tecnologias, que fazem com que estudantes sejam orientados a aprender unicamente “sobre” e não “com” essas tecnologias, sem uma maior preocupação pedagógica, de caráter emancipatório. Assim, é fundamental pensar o processo pedagógico associado à fluência tecnológica, seja do professor, seja do aluno, mas, diferentemente da perspectiva de “atender” a um perfil, é fundamental que a escola e, principalmente, a universidade, em seus cursos de licenciatura, atentem ao fato de que somente darão um salto de qualidade quando o caráter exclusivamente preparatório para o mercado de trabalho deixar de ser o elemento central, desconsiderando aspectos humanos, filosóficos e universais da educação. Considerando esse cenário, a pesquisa ora proposta almeja verificar de que forma a formação inicial docente pode englobar conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo, e a partir de que concepções isso pode ser realizado. Para tanto, o escopo teórico central se dá a partir da perspectiva histórico-cultural de Vigotski e de uma proposta internacionalmente discutida, chamada TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge ou Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo). A partir da análise no campo teórico e empírico, junto a docentes e discentes de licenciaturas ao redor do país, o projeto almeja auxiliar não apenas a comunidade científica e a área educacional, como propiciar a socialização de entendimentos no âmbito de uma possível metodologia de utilização das tecnologias na formação de professores e, em última instância, na formação continuada (junto a coordenadorias e secretarias de educação) e que, consequentemente, interferem em práticas de professores em atuação na rede básica (pública e privada) de ensino. Se o empoderamento e emancipação dos indivíduos são possíveis somente a partir da descentralização do conhecimento e da informação (Fairclough, 1989), pesquisas como esta são importantes de modo a desconstruir mitos e evidenciar que as tecnologias também são parte de um cenário histórico, político, social, em que nem sempre suas potencialidades e limitações são explicitadas de modo a facilitar ou impedir o acesso ao conhecimento e ao poder social.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.