A Escuta do Sujeito em Processo de Inclusão Escolar

Grupos/Linhas de pesquisa:
Psicologia e Processos Educacionais/ Subjetividade, Desenvolvimento e Educação

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Não vinculado/ Não vinculado

Duração: 01/08/2017 até 31/07/2018

Participantes:

Resumo:

Este projeto propõe a realização de escuta de alunos em processo de inclusão escolar. Esta será realizada por estagiários da ênfase Psicologia e Processos Educacionais do Curso de Psicologia, por indicação das escolas onde se realizam os estágios, com o consentimento dos responsáveis e assentimento do aluno. Busca-se analisar os efeitos subjetivos do processo de inclusão, ou seja, investigar a compreensão que os sujeitos tem de seu lugar na escola, os laços que estabelecem com professores e colegas, como constroem seu processo de aprendizagem e como lidam com os benefícios e obstáculos que encontram, a partir do referencial teórico-metodológico da psicanálise, dando a palavra aos sujeitos em questão. Para a realização da escuta utiliza-se, sempre que necessário, recursos técnicos da intervenção psicológica com crianças tais como o brincar, o desenho, a modelagem, histórias, e outros. Os professores que fazem parte do Grupo de Pesquisa ?Psicologia e Processos Educacionais? e também supervisionam os estágios nesta área, orientarão o trabalho de escuta bem como se responsabilizarão pelas discussões de resultados parciais e sistematização final.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.