Educabilidade, Moralidade e Justificação: Perspectivas Éticas Sobre a Formação Humana

Grupos/Linhas de pesquisa:
Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação/ Ética e Educação

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação

Duração: 23/09/2016 até 23/09/2025

Participantes:

Resumo:

A pesquisa parte da desorientação moral diante dos conflitos originários das idiossincrasias subjetivas e da pluralidade dos contextos culturais contemporâneos. Dedica-se à problematização da relação entre ética e educação, considerando a tensão entre o discurso universalizante da modernidade e o discurso relativista pós-moderno, bem como entre o caráter reflexivo e pretensamente universal da ética e o caráter pragmático contingencial da moral. Pretende retomar a discussão ética como reflexão sobre a moral, concebendo-a como elemento indissociável da vida humana e a ética como possibilidade de abertura permanente para o diálogo e para a não fixidez dos preceitos morais. Debate a possibilidade de fundamentação não absoluta da moral em contextos de educação, pressupondo: a escola como uma das instâncias formativas privilegiadas do humano com vistas à possiblidade de construção de um mundo comum; o caráter reflexivo da ética que suspenderia provisoriamente o princípio normativo e o impedira de colocar-se definitivamente; a consciência de que mesmo a atividade ético-reflexiva é historicamente condicionada; o aspecto linguístico, não instrumental e não privilegiado da análise e reflexão ético-filosófica.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.