Interações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Perspectiva do Desenvolvimento do Pensamento Crítico Emancipatório

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 22/11/2021 até 22/12/2024

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Participantes:

Resumo:

A discussão da Educação Ambiental e Educação em Saúde na perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 exige uma tomada de decisões para sua implementação, pois é tematizada na vida escolar e acadêmica, muitas vezes, de forma superficial e descontextualizada. Objetiva-se compreender as interações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no desenvolvimento do pensamento crítico emancipatório de professores, estudantes e comunidade que participam de eventos da Unijuí (Salão do Conhecimento, Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica - MOEDUCITEC-, Exposição Conhecer para Preservar) e na disciplina Educação Ambiental nas Instituições Educativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências para a resolução de problemas ambientais do seu entorno. Propõe-se uma investigação das publicações, percepções e conhecimentos produzidos, para a sensibilização e formação dos sujeitos envolvidos em relação a problemática socioambiental. Professores, estudantes e comunidade serão convidados a refletir sobre as possíveis soluções práticas, que visem o cuidado de si, promoção da saúde e preservação da biodiversidade numa perspectiva crítica emancipatória, ao responderem o questionário semiestruturado (Google Forms) sobre suas produções, participação nos eventos e percepções sobre Educação Ambiental, Educação em Saúde e ODS. A pesquisa é norteada pela seguinte questão: Quais interações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente são identificadas no desenvolvimento do pensamento crítico emancipatório pelos professores, acadêmicos e visitantes envolvidos em eventos da Unijuí para a comunidade, na busca da sensibilização em Educação Ambiental, em Saúde e ODS. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), e constituída de dois momentos: primeiro, será feita uma análise dos anais dos eventos Salão do Conhecimento (2019 à 2021), da MOEDUCITEC (2017 à 2019) e dos dossiês do Museu Antropológico Diretor Pestana (2019 à 2021) referentes a Exposição Conhecer para Preservar, para identificar os trabalhos relacionados às questões ambientais, saúde e ODS. No segundo momento, será feita análise das percepções dos sujeitos da pesquisa através de questionário submetidos, aos autores dos trabalhos publicados e aos que participarão dos eventos de 2022 e 2023. Durante os eventos serão organizadas e desenvolvidas oficinas sobre gerenciamento de resíduos sólidos com montagem, acompanhamento e análise de composteiras, para tratamento dos resíduos úmidos. Os sujeitos com 18 anos ou mais, que voluntariamente aceitarem e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, participarão da pesquisa.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.