O Desenvolvimento Profissional do Professor Articulado ao Trabalho Educativo Compartilhado e Interdisciplinar na Sua Interface Universidade/Escola

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 01/09/2022 até 31/08/2025

Participantes:

Resumo:

Este projeto tem como objetivo geral investigar o processo de desenvolvimento profissional do professor articulado ao trabalho educativo compartilhado e interdisciplinar pela constituição, na escola, de espaço coletivo, de produção curricular na modalidade Situação de Estudo (SE). Pretende sensibilizar o professor para tomada de consciência de seus conhecimentos, crenças e responsabilidade, individual e coletiva no processo de sua constituição humana e social e de seus estudantes, por meio de investigação e reflexão acerca de necessidades formativas inerentes à qualificação da Educação Básica e inclusão em processos de produção curricular, com desenvolvimento da autonomia docente. Propõe elaborar, de forma coletiva e interdisciplinar, propostas curriculares na modalidade Situação de Estudo, com acompanhamento pela pesquisa, dos processos de seleção dos conhecimentos a serem ensinados, e sua forma de apresentação aos estudantes. Nesse contexto, também analisa processos de constituição do conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC), em espaços coletivos de produção curricular na interface Universidade-Escola e investiga sobre fragilidades que se fazem presentes, cotidianamente, no espaço de sala de aula, que limitam o trabalho educativo colaborativo e interdisciplinar e sobre elementos formativos que se apresentam propulsores da qualificação tanto do desenvolvimento profissional docente quanto da Educação Básica. A pesquisa é qualitativa, modalidade pesquisa-ação. Será desenvolvida junto a uma escola pública estadual do Estado do Rio Grande do Sul. Farão parte do estudo, aproximadamente, 30 professores que lecionam no Ensino Médio, três professoras que atuam na equipe diretiva da escola e aproximadamente 90 estudantes que frequentam o ensino médio. A partir das ações propostas busca compreender a seguinte questão de pesquisa: Que elementos se fazem presentes num processo de produção do trabalho educativo compartilhado e interdisciplinar na sua interface universidade/Escola que se mostram potencialmente capazes de qualificar ou fragilizar o processo de desenvolvimento profissional do professor e a educação escolar? Para a produção dos dados serão realizados: encontros de estudo, de planejamentos/produção de Situações de Estudo, de análise do material produzidos, entrevistas e questionários. Os encontros serão registrados em audiogravação e, posteriormente transcritos. Os dados serão organizados com base na Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011). Para a interpretação dos dados buscarei apoio teórico em autores da Psicologia Histórico Cultural, que consideram que o desenvolvimento humano é dependente da educação escolar, e da Pedagogia Histórico Crítica, que defende a importância do trabalho educativo no desenvolvimento profissional do professor e de seus estudantes.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.