Direitos Humanos na Escola e na Educação Popular

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Direitos Humanos/ Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos

Duração: 30/06/2015 até 19/06/2019

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Participantes:

Resumo:

Buscamos reposicionar os fundamentos dos direitos humanos na escola e na educação popular. Trata-se de uma abordagem das dimensões sociais da educação emancipadora que está para além da escola e refletem na comunidade escolar. Ou seja, além da construção de pressupostos epistêmicos das ciências sociais que abordam os direitos humanos, também estudaremos a expressividade dos atores da escola e da educação popular para dimensionar os espaços efetivos existentes para as praticas dos direitos humanos. Mais do que nunca, o tempo contemporâneo exige dos professores, alunos e atores sociais atitudes de reconhecimento e cultura de tolerância. No entanto, para que isto seja uma prática constante há muitos desafios a serem enfrentados, desde a discursividade das teorias que orientam os que ensinam, a construção de espaços formais de formação e as disposições racionais motivadas de atores. Educar pelos direitos humanos está para além de componentes curriculares e se configura como uma necessidade cultural de prática ética. No entanto, a existência dos direitos humanos nos currículos promove debates mais efetivos sobre o tema que pode universalizar-se como reflexão que os alunos levam a outros lugares sociais onde também cumprem dimensões educativas. Já na educação popular, os direitos humanos poderá ser pauta recorrente, caminho e finalidade das formações. A pesquisa se realizará com a metodologia que mescla pesquisa bibliográfica com pesquisa-ação participante, em que promove debates, seminários e diálogos sobre o tema. No final do projeto queremos sistematizar os conhecimentos construídos em escrita de artigos propositivos de uma educação em direitos humanos no contexto local.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.