Modelo de Precificação para a Indústria, Comercio e Serviços a Partir da Gestão Estratégica das Variáveis: Mercado, Custo e Valor Percebido - 2018/2021

Grupos/Linhas de pesquisa:
Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento - GPCOM/ Gestão Estratégica para o Desenvolvimento

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Planejamento e Gestão/ Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado

Duração: 02/01/2018 até 31/12/2021

Participantes:

Resumo:

Não se pode negar que o ambiente externo e interno das organizações tem se tornado cada vez mais complexo nas últimas décadas, apresentando um constante desafio para seus gestores. O processo de internacionalização entrou em cena, dando um novo rumo na economia mundial, causando impactos na vida das empresas e exigindo destas a quebra de velhos paradigmas. Mudanças sempre estiveram presentes, mas nunca com tanta intensidade e rapidez como na atualidade. Em função disso, as organizações estão sentindo a necessidade de se estruturar de forma diferenciada, com o objetivo não só de se consolidarem no mercado, mas de se tornarem competitivas, mostrando a necessidade de aprimoramento na gestão. Neste contexto, as organizações estão a procura de qualificar as formas de gestão para seus negócios, buscando instrumentos gerenciais e estratégicos que possam contribuir na identificação e monitoramentos dos riscos inerentes as suas atividades, propiciando assim maior segurança na tomada de decisões. Para tal, as empresas contam com o apoio da gestão estratégica, sendo esta conhecida como uma área responsável por suprir os gestores com informações relevantes que possam nortear a tomada de decisão. Neste cenário, a formação de preços precisa estar alinhada as estratégias organizacionais, levando-se em consideração as variáveis do mercado, das mudanças na estrutura de custos e do valor percebido, as quais impactam tanto na formação de preços quanto na analise dos resultados. Por outro lado, o mercado delimita o preço que aceita pagar, O preço de venda, na maioria dos produtos, segue um comportamento padrão, ou seja, o custo adicionado de uma margem (mark-up) pretendida, nem sempre correspondendo ao valor percebido pelo consumidor. As causas desse desequilíbrio são as mais diversas: custos elevados de produção na industrialização de produtos, custos de compra no comercio, sistema organizacional ineficiente, gerenciamento baseado em processo reativo, estratégias mal definidas, falta de visão do futuro, produto sem valor agregado, desconhecimento da cadeia de valor, além do custo invisível da disfunção burocrática. Num mercado altamente competitivo, a sobrevivência da empresa está diretamente relacionada ao preço de valor, ou seja, fixação de um preço justo para um composto de marketing que realmente proporcione o que os consumidores desejam. O presente projeto visa abordar no referencial teórico as estratégias organizacionais de precificação, contemplando as variáveis custo, mercado e valor percebido, buscando desenvolver modelos de precificação para organizações industriais, comerciais e de serviços, visando atingir as margens necessárias para a cobertura dos custos e despesas fixas, e que proporcione um resultado de forma que as organizações possam manter a continuidade, contribuindo com o desenvolvimento sustentável onde estiverem inseridas.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.