Escola, Currículo, Conhecimento: Práticas Pedagógicas Integradas e Integradoras - 2017

Duração: 01/01/2015 até 31/12/2017

Participantes:

Resumo:

O Projeto Escola, Currículo, Conhecimento: práticas pedagógicas integradas e integradoras: expõe e aciona uma proposta interdisciplinar, mobilizando um número significativo de atores sociais, dentre eles docentes das licenciaturas da UNIJUI, gestores, professores de escolas da Educação Básica da rede pública estadual, com o objetivo de evidenciar a importância e a viabilidade de agregar esforços em favor da educação- com qualidade, como um direito de todos. A organização/sequência dos trabalhos se dá, principalmente pela participação efetiva dos atores – acadêmicos e professores, em razão disso, há um compromisso de “dar voz a estes atores”, pois suas narrativas, além de contribuir para sua formação, subsidiarão a definição da condução do processo. O projeto envolve ações educativas que enfatizam as questões centrais que constituem o cotidiano escolar tendo em vista o empoderamento das crianças, jovens e adultos pelo conhecimento, a reconfiguração curricular e a geração de novas práticas pedagógicas interdisciplinares, orientadas pela pesquisa. Privilegia ações que desafiam a interlocução do coletivo da escola e suas diferentes instâncias, entre os pares e as diferentes áreas epistêmicas, a experiência da docência e a produção de projetos vivenciais. As ações se desenvolvem ora nos espaços escolares nos quais se reúnem por níveis e/ou por área para debater suas especificidades, ou em interlocução interárea – entre as diferentes áreas e instâncias, potencializando entendimentos, considerando desdobramentos na vida dos sujeitos, no cotidiano da sala de aula, na organização curricular, ora em espaços da universidade vivenciando situações recorrentes a sua docência juntamente aos acadêmicos bolsistas e professores do projeto.Com essa configuração, o projeto articula frentes de atuação em resposta a questões postas aos atores sociais, sejam gestores, professores, estudantes, funcionários e comunidade, a fim de que compartilhem saberes e unam esforços para o fortalecimento da autonomia de todos e, principalmente, para uma educação de qualidade científica e social, pautada na racionalidade comunicativa das múltiplas vozes. Para o ano de 2017, considerando as avaliações da escola e universidade, continuaremos com as ações em desenvolvimento de planejamentos coletivos, integrados, interdisciplinares, nas áreas epistêmicas das linguagens, ciências da natureza, ciências sociais, matemática, gestão escolar, no Ensino Fundamental e Ensino Médio com ênfase na educação e formação humana, na perspectiva de entendimentos, de objetivos comuns, fortalecimento das relações e protagonismo dos sujeitos das escolas, famílias, comunidade. Os diálogos terão como foco os desafios e problemas macro que a escola enfrenta, análise e teorização de como refletem no processo de desenvolvimento das aprendizagens dos educandos, nas relações família – escola – comunidade. Este Projeto de Extensão prioriza vivências que levem a reflexão, envolvimento e participação mais efetiva através do teatro, danças, atividades esportivas, mídias, recreação, banda, reuniões, estudos, debates, socialização das práticas, registros, produções sistematizadoras, dentre outras, e contribuirão para o objetivo maior: a educação e formação humana dos sujeitos, atores sociais, educandos, pais, funcionários, equipe gestora, professores da escola, acadêmicos, professores e coordenadores da universidade, entrelaçando extensão, ensino e pesquisa.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.