A Pesquisa Como Princípio Educativo Articulador das Aprendizagens de Química/ Ciências em Uma Escola de Ensino Médio

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 22/05/2014 até 31/07/2018

Participantes:

Resumo:

O estudo trata da inserção da pesquisa como princípio educativo básico articulador dos currículos, do ensino e da formação nas Ciências. Tem como objetivo desenvolver e investigar processos de estudo, de planejamento e de ação na perspectiva de potencializar o aprendizado da pesquisa escolar que favoreça interações e aprendizados contextualizados e interdisciplinares dos conteúdos/conceitos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.Investiga contribuições da organização das atividades de pesquisa articuladas com o ensino escolar na compreensão e aprendizagem de conceitos básicos e estruturadores do pensamento químico. As ações de pesquisa girarão em torno de processos de desenvolvimento curricular na modalidade de Situação de Estudo (SE), apresentados em aulas de Química e Física e articulados a processos de pesquisa promovidos por disciplinas que compõem, desde 2011, o currículo escolar do Ensino Médio Politécnico (EMP) do Rio Grande do Sul.O estudo propõe ações em escolas de Ensino Médio (EM) e investiga sobre ela, sendo, portanto, uma pesquisa-ação (CARR; KEMMIS, 1988).Envolve professores e estudantes da 3ª série do EM de uma escola pública estadual de Ijuí (RS). Espera-se produzir bons aprendizados na área de Ciências, o que pode tornar os alunos mais capazes de participar na reconstrução do mundo tecnocultural, em direção à melhor qualidade de vida, além de contribuir para a permanência do aluno na escola.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.