Organizações, Inovação e Aprendizagem

Duração: 03/01/2005 até 02/07/2018

Participantes:

Resumo:

Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo as organizações empresariai, redes de organizações e organizações do terceiro setor, com análise nos níveis organizacional, interorganizacional e societário, focando temas como: governança; ciclo de vida organizacional; educação e trabalho; novas formas organizacionais, processos de gestão e seus impactos sobre os indivíduos; cultura e aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento e por competências; metáforas organizacionais, educação corporativa: práticas, possibilidades e desafios de uma educação continuada; novas tecnologias de aprendizagem (e-learning); qualidade de vida no trabalho; valores e significado do trabalho; subjetividade, gênero, diversidade e identidade nas organizações; desenvolvimento organizacional e suas interfaces. O objetivo central é analisar questões relacionadas aos processos de gestão e de aprendizagens no campo das organizações a partir de estudos teórico-metodológicos críticos e multidisciplinares, propiciando um espaço de reflexão e produção de conhecimento científico que contribua para uma gestão organizacional mais qualificada e, sobretudo, mais humana. Os estudos desenvolvidos neste projeto se inserem nas reflexões e investigações científicas da gestão e das teorias organizacionais e justificam-se pela tentativa de preencher uma lacuna empírica, bem como teórica, em face das mudanças no ambiente institucional e gerencial, principalmente durante os últimos 30 anos. Em termos de metodologia, o projeto de pesquisa está ancorado no paradigma humanista de pesquisa configurada por Hughes (1980) ou interpretativa/fenomenológica classificada por Merriam (1998), Triviños, (1987), Easterby-Smith et al (1999) e Morgan e Smirch (1980), que se fundamenta na idéia de que o conhecimento da realidade social exige as atividades de interpretação e compreensão do fenômeno e valoriza os atores sociais que dão significado aos fenômenos sociais de forma variada. O conhecimento na pesquisa interpretativa resulta da compreensão do significado do processo ou experiência vivida a partir do método indutivo. Realidades múltiplas são construídas socialmente pelos indivíduos. Tendo em vista a orientação filosófica que fundamenta o desenvolvimento desta investigação, preponderam estudos de caso (simples e múltiplos) exploratórios e descritivos numa abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos empregados se constituem em pesquisas: bibliográfica, documental e de campo.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.