Entre Ensinar e Educar: o Papel Formador da Escola no Ensino Medio

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio - GPEI/ Ciências Humanas

Duração: 30/11/2013 até 30/07/2017

Participantes:

Resumo:

A pesquisa dedica-se à investigação do papel formador da escola no Ensino Médio, destacando duas questões éticas fundamentais: 1) o problema implícito no discurso subjetivo, moralmente comprometido e não explicitado que orienta as ações educacionais; 2) a ambiguidade que permeia o discurso escolar que, em parte, assume esta formação como sinônima de orientação moral, em parte, omite-se a isso, alegando que educação e formação competem à família. Diante disso, pergunta-se: ainda que a escola se dedique apenas a ensinar, é possível que o faça sem qualquer orientação moral? Em que medida a ideia de uma formação integral/humanista está atrelada à formação moral? Que moral é esta defendida, mas não explicitada, a ser assumida coletivamente pela escola? Qual a concepção de formação expressa pelos documentos legais para a educação? Em que medida ela aparece ou não associada à questão da moralidade e da ética? O que podemos hoje conceber como o aspecto formativo da educação escolar?

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.