A Linguagem no Âmbito da Educação

Grupos/Linhas de pesquisa:
Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação/ Aprendizagem e Docência: re-configurações sob o paradigma da filosofia da linguagem

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação

Duração: 02/04/2012 até 29/12/2017

Participantes:

Resumo:

Esta proposta de pesquisa intenciona clarificar o conceito de Linguagem, sua presença no mundo humano, ou o mundo humano pela (na) linguagem e, fundamentalmente, como a arte se constitui linguagem. Assim, pergunta-se pela essência da obra de arte, pela linguagem da arte e o que isso diz para um possível Ensino da Arte. Para isso, verifica-se o que significa a Linguagem para a constituição do mundo (da vida) humano? Qual a especificidade das linguagens artísticas? O que ela nos desafia? O que determina que isso seja um campo de conhecimento? A linguagem pode produzir algo naquele que se depara com ela? Isso pode ser validado como conhecimento? Como se chega a ter parâmetros ou, como algo se sedimenta para a interpretação? Como ensinar, considerando a intransparência da linguagem? Como isso se legitima no âmbito da educação escolar?

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.