Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio - GPEI/ Ciências Humanas
Duração: 01/01/2016 até 31/12/2017
Participantes:
Resumo:
Saber História é muito mais do que mera retenção de fatos, datas ou personagens, em épocas, lugares e sociedades diferentes. No paradigma atual da educação, o saber histórico volta-se mais às competências e habilidades do que à mera reprodução dos fatos históricos organizados cronologicamente. Deixa de ser mera disciplina informativa, aproximando-se das demais áreas do conhecimento humano, como a filosofia, a sociologia e a geografia, transformando-se em instrumento cognitivo fundamental para a compreensão da complexidade social e cultural da humanidade. Este projeto procura refletir sobre como a pesquisa pode servir de instrumento para estudo das sociedades humanas no contexto da escola básica, auxiliando no aprofundamento de estudos e no desenvolvimento de atividades interdisciplinares que envolvam, em especial, a área de Ciências Humanas juntamente com os demais campos do conhecimento humano, promovendo a religação dos saberes. A interdisciplinaridade envolve as distintas disciplinas, mesmo sem que se perceba explicitamente uma clara relação ou cooperação entre elas. Neste contexto, a metodologia da pesquisa associada ao estudo da experiência humana e as transformações pelas quais as sociedades humanas passaram ao longo das eras, apresenta-se um excelente modo de compreender a complexidade das relações de trabalho e produção ao longo da história, promovendo ainda construção do conhecimento histórico por meio da metodologia da pesquisa interdisciplinar, de forma ampla e completa. Vivemos numa era de revoluções, onde o acesso instantâneo à informação cria um sentimento de acomodação generalizada, fruto de uma ideia equivocada de que as maiores descobertas científicas já estariam feitas, e que qualquer esforço racional ou científico seria uma perda de tempo, estando a informação à alguns “cliques” de distância. Talvez este seja um dos maiores problemas em se efetivar uma prática de pesquisa na educação básica, superando os obstáculos gerados pela fragmentação do conhecimento promovida pela ciência dos séculos XIX e XX, mas também pelo resultado produzido por esta mesma ciência: uma sociedade marcada pelas facilidades da tecnologia e pelo hedonismo.
Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.