A Educação Geografica: Escala de Analise Como Ferramenta Intelectual para Educação Cidadã.

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Pesquisa em Ensino e Metodologia em Geografia e Ciências Sociais/ Ensino e Cidadania

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Educação popular em movimentos e organizações sociais

Duração: 01/03/2015 até 31/08/2019

Participantes:

Resumo:

Esta pesquisa esta centrada na educação geográfica, considerada como a possibilidade de ensinar geografia para compreender a espacialidade que os sujeitos vivem oportunizando assim a que se reconheçam no mundo em que vivem. O estudo do lugar no contexto dos processos de globalização terá efetividade se abordado tendo como ferramenta intelectual a escala de análise que leva à compreensão dos fenômenos em sua complexidade. O conteúdo da geografia é considerado a partir do que os livros didáticos apresentam como temas. Teoricamente interessa a reflexão a partir dos princípios da geografia clássica e o modo como eles podem ser operacionalizados no ensino da geografia escolar. Do mesmo modo são abordados os conceitos básicos da geografia a partir das formulações pelos teóricos destes conceitos e sua aplicabilidade e uso pela geografia e a partir dessa pela geografia escolar, curricular. Empiricamente o estudo busca compreender no trabalho com os professores da escola básica, as ações desenvolvidas, e o aprendizado pelos alunos.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.