Observatório de Representações e Competências Digitais Docentes

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Grupos/Linhas de pesquisa:
Mongaba: Educação, Linguagens e Tecnologia/ Formação inicial e continuada de professores e redes de colaboração

Duração: 02/01/2023 até 31/12/2024

Participantes:

Resumo:

As tecnologias são protagonistas de processos interativos de ensino e aprendizagem global. No entanto, na educação básica brasileira, representações e comportamentos docentes apresentam movimentos de colonização e massificação dos processos educacionais digitais ou de rompimento. As ciências humanas, por isso, necessitam aprofundar estudos quanto a representações discursivas coloniais de professores acerca do cenário cibercultural associado a seu grau de proficiência tecnológica e, para tal, o diálogo inter e transdisciplinar é fundamental, considerando o Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) de 2019. Assim, o objetivo da pesquisa em rede é propor referencial conceitual e metodológico que oriente a prática pedagógica de inovação tecnológica, num movimento disruptivo. Esperamos produzir elementos que subsidiem políticas públicas na interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros iniciantes e experts. É essencial possuir expertise para atender o ODS 4 (Educação de qualidade) da agenda 2030 da ONU, na formação e atuação de professores, associada à economia e sociedades digitais, de modo a associar pensamento computacional, letramento digital, multimodalidade e conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo (TPACK). Metodologicamente, a pesquisa ora proposta é de revisão bibliográfica e qualitativa ao mapear representações quanto à identidade profissional docente a partir de dados obtidos em estudos anteriores sobre a proficiência digital docente em contextos formativos. Os dados devem constituir um repositório significativo e representativo de artigos, dissertações e teses sobre os temas tratados de modo a viabilizar o desenho e proposta de um Observatório de Representações e Competências Digitais Docentes. Resultados poderão subsidiar a qualificação de currículos e políticas em educação.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.