Base de Dados - Unijuí

Base de Dados

Biblioteca Digital UNIJUÍ



Bases multidisciplinares

  • ArXiv.org - O arXiv é um serviço de distribuição gratuita e um arquivo de acesso aberto para 1.684.991 artigos acadêmicos nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas e economia.
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD Brasil reúne a produção acadêmica de 105 instituições brasileiras. A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.
  • Biblioteca Digital EDUCA - Tem como objetivo disponibilizar o conhecimento publicado em periódicos científicos da área da Educação e ciências da mesma área. Contêm aproximadamente cinquenta mil artigos de periódicos nacionais e iberoamericanos publicados a partir do início do século XX até os dias atuais. Na construção desta Biblioteca optou-se por interfaces de busca simples e intuitivas para que o usuário não tenha dificuldade em pesquisar e obter os documentos que deseja.
  • Biblioteca Digital FGV - A Biblioteca Digital da FGV abriga conjunto de obras e bases de dados que compõem um amplo acervo digital, boa parte dele com acesso aberto e gratuito ao público. Das mais de 320 bases de dados contidas na Biblioteca Digital FG, 121 são abertas ao público gratuitamente. Entre elas estão coleções de leis; dicionários; estatísticas e índices econômicos, financeiros e políticos; anuários; arquivos audiovisuais e vários outros tipos de material de pesquisa. Também está disponível ao público o repositório digital da instituição, que representa a produção acadêmica da FGV.
  • CrossRef Search - O CrossRef Search facilita a busca na web por textos publicados em revistas de editoras com conteúdos acadêmicos e de pesquisa. Os termos de busca serão pesquisados nos campos de título, autor, assunto, resumo e no texto completo aumentando a possibilidade de recuperar informação relevante. O acesso ao texto completo estará condicionado ao acesso livre ou à assinatura da revista.
  • DataCite - Research Data O DataCite reúne metadados para cada DOI atribuído a um dado de pesquisa ou conjunto de dados. Os metadados são usados para um grande índice de dados de pesquisa que podem ser consultados diretamente para encontrar dados, obter estatísticas e explorar conexões. Todos os metadados estão livres para acessar e revisar. Para mostrar e expor os metadados reunidos, o DataCite fornece uma interface de pesquisa integrada, onde é possível pesquisar, filtrar e extrair todos os detalhes de uma coleção de registros. DataCite é uma organização global sem fins lucrativos.
  • Directory of Open Access Repositories - OpenDOAR Repositório de repositórios acadêmicos mundiais, inclusive do Brasil, de acesso aberto. Cada um dos repositórios é visitado por pessoal do OpenDOAR para assegurar um elevado grau de qualidade e consistência da informação e efetivo acesso a textos completos.
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals Diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto (open access), mantido pela Lund University Libraries na Suécia. Permite o acesso gratuito a revistas científicas e acadêmicas de qualidade. Também podem ser realizadas buscas por artigo de periódico.
  • Domínio Público - O Domínio Público é uma Biblioteca Digital do Ministério da Educação, o portal disponibiliza gratuitamente arquivos para pesquisas em formatos de vídeos, textos, sons e imagens.
  • Ebooks no ScienceDirect - Acesse os livros eletrônicos da Elsevier assinados pelo Portal de Periódicos da CAPES por áreas do conhecimento.
  • Google Acadêmico - Ferramenta do Google que permite pesquisar de forma simples trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
    • Periódico CAPES - O Portal de Periódicos da Capes foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira.

      A UNIJUÍ possui acesso através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O acesso é para alunos, professores e técnicos mediante login e senha fornecidos pela Unijuí (o mesmo login e senha utilizados para acessar o E-mail ou Unijui Virtual). Veja as instruções de como proceder no primeiro acesso.

  • Mendeley - É um gerenciador de referências gratuito que auxilia a armazenar, organizar, anotar, compartilhar e citar referências e dados de pesquisa.
  • OASIS IBICT - O Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas. A partir de uma única interface, é possível realizar buscas simultâneas em revistas científicas, repositórios institucionais, repositórios temáticos, bibliotecas digitais de teses e dissertações e outras fontes de informação de natureza científica e tecnológica ou academicamente orientada. O seu crescimento é constante e é fruto da cooperação das universidades e institutos de pesquisa a partir das fontes de informação presentes na Internet. Os conteúdos disponíveis são de responsabilidade dessas instituições.
  • PatentScope - O banco de dados PATENTSCOPE fornece acesso a patentes internacionais em formato de texto completo no dia da publicação, bem como aos documentos de patentes de escritórios regionais e nacionais de patentes. As informações podem ser pesquisadas inserindo palavras-chave, nomes de candidatos, classificação internacional de patentes e muitos outros critérios de pesquisa em vários idiomas.
  • Portal de Livros Abertos da USP - O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.
  • SCIELO - Scientific Eletronic Library OnLine – Revistas eletrônicas da América-Latina, Caribe e Espanha, com acesso ao texto completo dos artigos – Fapesp/Bireme.



Bases por área de conhecimento

  • Administração, Contabilidade e Turismo:
    • SPELL - Scientific Periodicals Electronic Library – Brasil.
    • FMI - Fundo Monetário Internacional – International Monetary Fund - Base de dados macroeconômicos, com artigos, gráficos com informações sobre a economia, monitor fiscal, comparação de dados econômicos de países ao longo do tempo, além de notícias, relatórios anuais de economia e finanças, blogs sobre os países e mais.Uma parte dos materiais é de acesso livre, como os World Economic Outlook Reports. O site não apresenta versão em português. Os materiais estão majoritariamente em inglês..
    • Global Economic Monitor - A mais recente base de dados do Banco Mundial, é um portal eletrônico direcionado à análise das atuais tendências econômicas bem como dos indicadores econômicos e financeiros. A GEM fornece análises recem atualizadas sobre as condições econômicas globais, incluindo relatórios diários focados em eventos relevantes, acesso direto a conjunto de dados mais acessados, previsões de preços de commodities e aos principais indicadores macroeconômicos de mais de 130 países.
    • NBER Working Papers - Site do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica (National Bureau of Economic Research), organização privada sem fins lucrativos que realiza pesquisas econômicas. Disponibiliza artigos acadêmicos principalmente na área de economia, com foco em medidas estatísticas, estimativa de modelos quantitativos de comportamento econômico e análise dos efeitos de políticas públicas.Os materiais são de acesso livre. O site se apresenta em inglês. Os materiais estão majoritariamente em inglês.
  • Engenharias:
    • American Mineralogist Crystal Structure Database (ANCSD) (BDEC) - banco de dados de estrutura cristalina que inclui todas as estruturas publicadas no American Mineralogist, The Canadian Mineralologist, European Journal of Mineralogy and Physics and Chemistry of Minerals, bem como conjuntos de dados selecionados de outros periódicos. O banco de dados é mantido sob os cuidados da Mineralogical Society of America e da Mineralogical Association of Canada, e financiado pela National Science Foundation.(acesso pelo Portal Capes).
    • American Physical Society (APS) - A APS publica revistas internacionais de pesquisa em física, incluindo Physical Review Letters, Reviews of Modern Physics e a série Physical Review. O Physical Review Online Archive fornece acesso a artigos nessas revistas retrospectivamente desde a fundação da Physical Review em 1893. (acesso pelo Portal Capes).
    • Compendex (Engineering Village) - Compendex é uma base de referências e resumo de pesquisas em engenharia técnica e científica disponíveis, cobrindo todas as disciplinas da Engenharia. Isso inclui mais de 17 milhões de registros dentre citações bibliográficas e resumos, periódicos de engenharias e anais de congressos e eventos de 73 países em 190 disciplinas da Engenharia. Quando combinada com a base Engineering Index Backfile (1884-1969), Compendex cobre mais de 120 anos da principal literatura da área de Engenharia. Cada registro é selecionado e indexado usando o Engineering Index Thesaurus que, fundado em 1884, possui registros de praticamente todos as principais inovações em Engenharia ao redor do mundo. (acesso pelo Portal Capes).
    • DOAB: Directory of Open Access Books - O Directory of Open Access Books (DOAB) é um serviço da Fundação OAPEN. A Fundação OAPEN é uma iniciativa internacional dedicada ao Acesso Aberto de publicações do tipo monografia, localizado na Biblioteca Nacional de Haia e é desenvolvido pela mesma equipe responsável pelo DOAJ (de periódicos). O principal objetivo do DOAB é ampliar a descoberta de livros de acesso aberto. O diretório é aberto a todos editores que publicam obras acadêmicas, com revisões de pares em acesso aberto e de acordo com normas e padrões acadêmicos. Todos os livros do DOAB estão disponíveis nos formatos Dublin Core OAI_DC e MARCXML.(acesso pelo Portal Capes)
    • International Nuclear Information System (INIS IAEA) - A base de dados do INIS tem a mais completa cobertura sobre aplicações pacíficas da ciência e tecnologia nucleares. Atualmente, a base contém mais de 3 milhões de registros, sendo a fonte mundial mais completa sobre literatura técnico-científica na área nuclear. Possui acesso aberto e abrange tópicos de energia solar, energia nuclear, armazenamento, conservação, consumo e utilização de energia, etc.
    • Science Direct - A ScienceDirect disponibiliza acesso a mais de 16 milhões de artigos, 2.500 periódicos científicos, incluindo 250 de acesso aberto e 39 mil livros. Estão disponíveis publicações cobrindo as áreas de Engenharia Química, Ciência da Computação, Energia, Ciência dos Materiais, Engenharia de Produção e outras. (acesso pelo Portal Capes)
    • Scopus - Base de dados de resumos e citações da literatura científica e de fontes de informação de nível acadêmico. Indexa mais de 21.500 periódicos, de 5 mil editores internacionais, além de outros documentos. (acesso pelo Portal Capes)
    • SpringerLink - Cobre as áreas de Engenharia, Meio Ambiente, Química, Ciência da Computação, Ciência dos Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e outras. (acesso pelo Portal Capes)
    • Web of Science - Base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados. (acesso pelo Portal Capes)
    • Wiley Online Library - Base multidisciplinar que indexa documentos de diversas áreas, inclusive Engenharias, possui documentos como periódicos científicos, capítulos de livros, livros, etc. (acesso pelo Portal Capes)
    • Zentralblatt MATH (zbMATH) - A Zentralblatt MATH é a base de dados de referência bibliográfica mais antiga e mais completa, a nível mundial, nas áreas de matemática pura e aplicada, bem como suas aplicações, em particular para as ciências naturais, ciências da computação, economia e engenharia. É produzida pelo escritório de Berlin do FIZ Karlsruhe – Leibniz Institute for Information Infrastructure GmbH (FIZ Karlsruhe), e possui acesso aberto para pesquisa.
  • Fisioterapia:
    • PEDro - Physiotherapy Evidence Database - É uma base de dados com referências detalhadas, resumos e link para o texto completo (quando disponível) que indexa mais de 25 mil ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e diretrizes de práticas clínicas em Fisioterapia. PEDro é produzida pelo Centre for Evidence-Based Physiotherapy em The George Institute for Global Health. (acesso pelo Portal Capes)
  • Medicina Veterinária:
    • BVS-Vet - Biblioteca Virtual de Medicina Veterinária e Zootecnia.
  • Psicologia:
    • BVS – PSI - Biblioteca Virtual em Psicologia do resultado da parceria entre a Rede Nacional de Bibliotecas da área de Psicologia (REBAP), (IP-USP), o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
  • Saúde:
    • BVS - Biblioteca Virtual em Saúde – Brasil. (acesso pelo Portal Capes)
    • Biblioteca Virtual em Saúde - Portal que reúne bases de dados na área da saúde, como LILACS, Biblioteca Cochrane, SciELO, principalmente. Oferece também acesso ao DeCS - Terminologia em Saúde e ao Catálogo Coletivo de Revistas, dentre outros recursos. (acesso pelo Portal Capes)
    • PubMed - Possibilita a pesquisa bibliográfica na área biomédica, apresentando resumos de artigos de periódicos científicos e, em alguns casos, o artigo na íntegra. (acesso pelo Portal Capes)
    • SciELO - Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Além da pesquisa básica e avançada é possível consultar os periódicos por coleção. (acesso pelo Portal Capes)
    • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - Acesso a dissertações e teses brasileiras com o texto completo na maioria dos casos. (acesso pelo Portal Capes)
    • Biblioteca de Teses e Dissertações da Capes - Acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. (acesso pelo Portal Capes)
    • Directory of Open Access Journals - Acesso a artigos de periódicos em texto completo. (acesso pelo Portal Capes)
    • FreeBooks4Doctors - Acesso gratuito ao texto completo nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. (acesso pelo Portal Capes)
    • OpenStaxCNX - Contém objetos de aprendizagem que abrangem várias áreas do conhecimento, inclusive na médica em todos os níveis.
    • World Library of Science - Contempla vídeos, áudios, e-books e centenas de artigos revisados por pares que usam texto, imagens, ilustrações e animações. (acesso pelo Portal Capes)
    • BioMed Central Journals - Base de publicações científicas de sociedades científicas e grupos profissionais em ciência, tecnologia e medicina. (Open access journals). (acesso pelo Portal Capes)
    • Cursos Abertos Einstein - Plataforma de cursos on-line gratuitos na área de saúde do Hospital Albert Einstein, para capacitação profissional de médicos e enfermeiros, ministrados pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
    • DART-Europe E-theses Portal - Base para pesquisa de Teses e Dissertações das universidades europeias.
    • Images from the History of Medicine - Fornece acesso a milhares de imagens e fotografias da coleção da History of Medicine Division (HMD) da U.S. National Library of Medicine (NLM). Ilustra aspectos sociais e históricos da medicina. (acesso pelo Portal Capes)
    • PLoS Medicine (Public Library of Science) - Periódicos na área médica, publica estudos originais sobre a saúde humana e doenças.
    • PLoS ONE (Public Library of Science) - Periódico de acesso aberto e interativo de investigação científica e médica com revisão de pares (peer-reviewed).
    • TRIP Database - Ferramenta de busca de evidências em pesquisa clínica.
    • Free Medical Journals - Revistas médicas da Ciências da Saúde, com texto completo. (acesso pelo Portal Capes)
    • Academia médica - 10 sites para baixar livros de medicina de graça (e legalmente).
    • MeSH - Medical Subject Headings é um vocabulário controlado da National Library of Medicine (NLM) utilizado para indexação de artigos para o PubMed.
    • OTseeker - banco de dados que contém resumos de revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados e outros recursos relevantes para intervenções de terapia ocupacional. A maioria dos ensaios foi avaliada criticamente por sua validade e interpretabilidade. Em um banco de dados, OTseeker fornece acesso rápido e fácil a informações de uma ampla gama de fontes para informar a terapia ocupacional.
    • LILACS - É o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. (acesso pelo Portal Capes)
    • Descritores em Ciências da Saúde - DECS - O vocabulário estruturado e trilíngue desenvolvido a partir do MeSH - Medical Subject Headings da NLM - U.S. National Library of Medicine - com o objetivo de permitir o uso de terminologia comum para pesquisa nos idiomas da região das Américas, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação de informação independentemente do idioma. Os conceitos que compõem o DeCS são organizados em uma estrutura hierárquica permitindo a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos ou todos os termos que pertençam a uma mesma estrutura hierárquica.



Teses e dissertações

  • Banco de teses da CAPES - Resumo de todas as teses e dissertações defendidas no programas de Pós-Graduação do Brasil desde 1987.
  • BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações.



Revistas científicas

    • Portal em eventos - O Portal reúne publicações oriundas da participação, com apresentação de trabalhos, em eventos da Unijuí.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Fontes de acesso livre

  • Biblioteca Digital Mundial - A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
  • Biblioteca Pública de New York - Já pensou em ter acesso a cerca de 180 mil arquivos de diversos assuntos e temas? A Biblioteca Pública de Nova York disponibiliza tudo isso para qualquer pessoa que tiver interesse. Os arquivos podem ser baixados de forma gratuita e você pode pesquisar quantas vezes quiser. Além disso, tem arquivos que vão ajudar nos mais variados tipos de profissão, para quem trabalha com moda, história, geografia, arquitetura e outros. Os arquivos da Biblioteca Pública de Nova York são ricos e muito completos.

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.