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Destaques do Comunic@

O curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família promoveu, em formato virtual, a sua aula inaugural na noite dessa terça-feira, 26 de março. Com o tema “A Residência e suas interfaces na Atenção Primária à saúde”, a aula inaugural abordou a vivência de egressos da residência durante a sua passagem pela formação, onde atuaram em unidades de atenção primária.  Uma das convidadas foi a nutricionista, mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Unijuí e especialista em Saúde da Família (Unijuí e Fumssar), Júlia Pess dos Santos. Ela cursou a residência durante o período de pandemia e contou como foi a sua experiência e os desafios encontrados para a formação naquele momento, até se tornar servidora pública na rede municipal de saúde do município de Braga. “Só quem foi residente sabe o que é a Residência e o quão desafiador ela é. Quando escolhi fazer, não pensei que seria uma experiência tão intensa. Foi a partir da Residência que pude verificar que nós nutricionistas também temos um papel importante dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso reafirma o que acredito enquanto profissional”, ressalta.  A outra convidada foi a egressa do curso de Enfermagem da Unijuí e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Catiele Raquel Schmidt. Ela compartilhou a vivência que teve enquanto residente na atenção básica de saúde de Florianópolis, onde pôde ver e compreender a importância do SUS e da saúde coletiva. Também relatou sobre a atuação durante a pandemia de covid-19, quando estava em meio a sua formação.  “A Residência é um momento intenso. Quando se é residente é preciso de apoio para enfrentar os inúmeros desafios que encontramos, principalmente pela atuação que temos que ter. No início, parecia um sofrimento devido , mas quando temos algum propósito, acha motivação para seguir e buscar aprender. É preciso aprender o processo e compreender que tudo que passamos neste período nos faz profissionais ainda melhores” A coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, professora Moane Marchesan Krug, detalha que a formação é um momento e espaço de transformação. “Com essa aula inaugural conseguimos mostrar todas as interfaces, em especial na atenção primária. Sabemos que é um momento transformador, cansativo, mas que no fim vale muito a pena. Esperamos que todos os nossos estudantes consigam aproveitar o máximo o que o programa tem a oferecer, destacamos que estamos aqui à disposição de todos”, completa.  O programa de Residência Multiprofissional


O curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família promoveu, em formato virtual, a sua aula inaugural na noite dessa terça-feira, 26 de março. Com o tema “A Residência e suas interfaces na Atenção Primária à saúde”, a aula inaugural abordou a vivência de egressos da residência durante a sua passagem pela formação, onde atuaram em unidades de atenção primária.  Uma das convidadas foi a nutricionista, mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Unijuí e especialista em Saúde da Família (Unijuí e Fumssar), Júlia Pess dos Santos. Ela cursou a residência durante o período de pandemia e contou como foi a sua experiência e os desafios encontrados para a formação naquele momento, até se tornar servidora pública na rede municipal de saúde do município de Braga. “Só quem foi residente sabe o que é a Residência e o quão desafiador ela é. Quando escolhi fazer, não pensei que seria uma experiência tão intensa. Foi a partir da Residência que pude verificar que nós nutricionistas também temos um papel importante dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso reafirma o que acredito enquanto profissional”, ressalta.  A outra convidada foi a egressa do curso de Enfermagem da Unijuí e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Catiele Raquel Schmidt. Ela compartilhou a vivência que teve enquanto residente na atenção básica de saúde de Florianópolis, onde pôde ver e compreender a importância do SUS e da saúde coletiva. Também relatou sobre a atuação durante a pandemia de covid-19, quando estava em meio a sua formação.  “A Residência é um momento intenso. Quando se é residente é preciso de apoio para enfrentar os inúmeros desafios que encontramos, principalmente pela atuação que temos que ter. No início, parecia um sofrimento devido , mas quando temos algum propósito, acha motivação para seguir e buscar aprender. É preciso aprender o processo e compreender que tudo que passamos neste período nos faz profissionais ainda melhores” A coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, professora Moane Marchesan Krug, detalha que a formação é um momento e espaço de transformação. “Com essa aula inaugural conseguimos mostrar todas as interfaces, em especial na atenção primária. Sabemos que é um momento transformador, cansativo, mas que no fim vale muito a pena. Esperamos que todos os nossos estudantes consigam aproveitar o máximo o que o programa tem a oferecer, destacamos que estamos aqui à disposição de todos”, completa.  O programa de Residência Multiprofissional


Entre os dias 20 a 22 de março, a Criatec e a Unijuí participaram de um dos maiores eventos de inovação do mundo: o South Summit Brazil. Sediado no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, o evento reuniu cerca de 24 mil pessoas de 55 países e teve a participação de diversos atores do ecossistema regional de inovação. O South Summit Brazil contou também com a exposição das atividades da Criatec no Marketplace, espaço viabilizado pelo Governo do Estado, com cerca de 160 expositores, entre diferentes nichos de atuação como startups, hubs de negócios, parques, entre outros. Ainda, como parte da programação da viagem a Porto Alegre, na tarde do dia 20 de março, ocorreu a visita de representantes do ecossistema regional de inovação ao Instituto Caldeira, hub de inovação Top 1 no Rio Grande do Sul, e Top 8 entre os ecossistemas brasileiros, segundo a nova edição do 100 Open Startups, maior ranking de inovação aberta da América Latina. Também, no dia 19 de março, a Criatec e a Unijuí participaram, no Instituto Caldeira, do evento de lançamento do Startup Guide, o primeiro guia de startups da América Latina. O guia apresenta a inovação gaúcha ao mercado global e promove conexões significativas que impulsionarão o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com mais de 100 cidades que compartilham a mesma paixão pela inovação, sendo que a Unijuí e a Criatec também integram essa importante publicação.       Slide 1 Lacinia neque maecenas integer imperdiet cras sociis torquent conubia. Slide 2 Curae cras mus nullam euismod magna in ligula hendrerit metus ante. Slide 3 Nisi nunc mus vehicula primis ridiculus nisl senectus, a praesent nascetur blandit proin.


Nesta semana, nos dias 25 e 26 de março, a Unijuí esteve representada pela professora doutora Bruna Comparsi, vice-reitora de Graduação, no Seminário DAES - Encontro Regional sobre Avaliação da Educação Superior, realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. O evento é uma promoção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  Com essa iniciativa, o Inep busca conhecer as ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior em seus processos de avaliação de estudantes ou de autoavaliação institucional, visando o aperfeiçoamento dos processos e instrumentos de avaliação da educação superior conduzidos pelo Inep, visando indicar práticas a serem observadas e medidas pelo Instituto em âmbito nacional. A programação do seminário contou com palestras sobre os seguintes temas: Avaliação da Educação Superior: Desafios e Perspectivas, a cargo do diretor do Inep, Ulysses Teixeira; e a Importância da valorização da CPA e da autoavaliação no Sinaes, proferida por Dilvo Ristoff, professor emérito da UFSC e membro da Comissão Especial que concebeu o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Os debates antecederam as oficinas temáticas, com breves apresentações por parte de instituições da Região Sul que subsidiarão o debate de cada tema junto ao Inep e às demais instituições.  A Unijuí foi selecionada para participar da Oficina 1 - Autoavaliação Institucional, em que a professora doutora Bruna Comparsi apresentou a experiência  “Autoavaliação na Unijuí como ferramenta fundamental para a gestão dos cursos e da Instituição”. Esta oficina contou com apresentações da FACCAT, UNINTER e PUC-PR.  Segundo a professora Bruna, foi extremamente relevante para a Unijuí poder compartilhar a experiência em autoavaliação institucional, logo após a Universidade ter sido recredenciada pelo MEC, com o conceito máximo, reiterando a importância dos resultados avaliativos realizados por meio de pesquisas de opinião que visam ouvir as vozes das pessoas que fazem a Universidade, ou seja, professores, estudantes, técnicos administrativos e sociedade civil. A vice-reitora concluiu ressaltando a qualidade do evento e a possibilidade de troca de experiências com o Inep e com as Instituições de Educação Superior para a busca de estratégias para a qualificação e fortalecimento da educação superior no Brasil.  


A Universidade de Caxias do Sul reuniu nesta terça-feira, 26 de março, reitores, pró-reitores, professores e alunos das 14 instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), além da presidência e integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). Juntos, debatem a importância das Universidades Comunitárias no desenvolvimento da educação brasileira. O encontro, que conta com a presença do vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, ocorre em função da Caravana da UNE, evento nacional que se inicia na UCS e passará por outras 13 universidades comunitárias em diferentes regiões do país ao longo do ano. “Trata-se de um encontro histórico, e sediar a primeira edição da Caravana da UNE 2024 é motivo de muito orgulho. A UCS sempre foi um espaço aberto ao debate, e o movimento estudantil é fundamental na construção de soluções para a educação e para o desempenho do nosso compromisso social”, destaca o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech. O tema proposto pela UNE e pela UEE, “Em Clima de Futuro”, leva a discutir o papel e a contribuição das universidades comunitárias para o desenvolvimento do Brasil, o que vai ao encontro dos interesses do Comung. Rafael Frederico Henn, reitor da Universidade de Santa Cruz e presidente do Comung, observa que muitos dos estudantes que estão à frente desse movimento são formados em universidades comunitárias, e conhecem bem a realidade dessas instituições, bem como sua importância social. “É muito significativo que a UNE esteja com essa proposta de valorizar as instituições comunitárias, que são muito fortes aqui no Estado e em Santa Catarina, mas ainda pouco conhecidas em várias regiões do país. Com o apoio da UNE, esse modelo tende a ganhar mais força”, comenta Henn. A Caravana da UNE no Rio Grande do Sul começou segunda-feira à noite, com atividades culturais no Campus-Sede, e se encerrou na noite de ontem, no UCS Teatro, com debate aberto ao público. O evento teve o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCS.


O curso de licenciatura em Pedagogia da Unijuí, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), recebeu nesta terça-feira, 26 de março, a nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para o ato de reconhecimento do curso. A nota 5, que é o conceito máximo que pode ser obtido, é considerada excelente, indicando que o curso ofertado pela Unijuí atende critérios de qualidade muito elevados. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, o processo de avaliação foi tranquilo, mas exigiu bastante dedicação.  “Para isso, contamos com toda a estrutura da Instituição e com a dedicação de nossos professores, técnicos, reitoria e estudantes. Todos os sujeitos envolvidos atuaram de forma dinâmica e participativa”, destacou. Para Taíse, a nota 5 representa o coroamento de uma trajetória sólida no campo da Educação percorrida pela Unijuí, visto que o curso de Pedagogia foi um dos primeiros implantados na Universidade.  “Temos aqui uma tradição formativa única e peculiar, com uma proposta pedagógica sólida pautada nas pesquisas e estudos que antecederam o curso. Então, o curso de Pedagogia na modalidade EaD é resultado disso, do esforço de um trabalho coletivo e de bastante entrega. Esta nota significa também um ânimo para que nós possamos seguir implantando melhorias, ampliando o número de acadêmicos e a própria atuação do EaD”, enfatizou. Se você deseja ser estudante do curso de Pedagogia EaD da Unijuí, saiba que as inscrições estão abertas até o dia 24 de maio. Para mais informações, acesse unijui.edu.br/ead. 


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