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Curso de Pedagogia EaD da Unijuí recebe nota máxima em avaliação do MEC

O curso de licenciatura em Pedagogia da Unijuí, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), recebeu nesta terça-feira, 26 de março, a nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para o ato de reconhecimento do curso.

A nota 5, que é o conceito máximo que pode ser obtido, é considerada excelente, indicando que o curso ofertado pela Unijuí atende critérios de qualidade muito elevados. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, o processo de avaliação foi tranquilo, mas exigiu bastante dedicação. 

“Para isso, contamos com toda a estrutura da Instituição e com a dedicação de nossos professores, técnicos, reitoria e estudantes. Todos os sujeitos envolvidos atuaram de forma dinâmica e participativa”, destacou. Para Taíse, a nota 5 representa o coroamento de uma trajetória sólida no campo da Educação percorrida pela Unijuí, visto que o curso de Pedagogia foi um dos primeiros implantados na Universidade. 

“Temos aqui uma tradição formativa única e peculiar, com uma proposta pedagógica sólida pautada nas pesquisas e estudos que antecederam o curso. Então, o curso de Pedagogia na modalidade EaD é resultado disso, do esforço de um trabalho coletivo e de bastante entrega. Esta nota significa também um ânimo para que nós possamos seguir implantando melhorias, ampliando o número de acadêmicos e a própria atuação do EaD”, enfatizou.

Se você deseja ser estudante do curso de Pedagogia EaD da Unijuí, saiba que as inscrições estão abertas até o dia 24 de maio. Para mais informações, acesse unijui.edu.br/ead


Evento de boas-vindas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda reúne estudantes e egressos em um bate-papo sobre suas trajetórias

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí realizaram o seu tradicional evento de Boas-Vindas “Trajetórias na COM”, na noite de quinta-feira, 14 de março, no Centro de Eventos do campus Ijuí.

A ocasião reuniu estudantes, dentre eles veteranos e calouros, egressos, professores e técnicos dos cursos. Com o objetivo de realizar a integração entre o grupo e promover um momento de networking e de troca de experiências e conhecimento.

Dessa forma, compareceram egressos que começaram sua trajetória profissional cursando Jornalismo ou Publicidade na Unijuí, para compartilharem momentos vivenciados durante a graduação e os caminhos que seguiram desde a formação.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, explica a motivação para realizar o evento. “Eu sempre busquei manter esse contato com os egressos, saber das vivências, das experiências deles e eu acreditava que era super importante aumentar essa integração”.

Na integração, os convidados compartilharam suas experiências, como a jornada de Caroline Costa, egressa de Publicidade e Propaganda, que contou como foi ser premiada pela Global Korea Scholarship (GKS) para realizar o seu mestrado em Relações Públicas e Publicidade na Coreia do Sul, e deu um conselho aos estudantes:

“Consigam experiências, qualquer tipo de estágio, e não tenham medo de aprender e ir atrás, de aprender novas habilidades. Vão e conquistem o seu lugar, porque isso vai ajudar muito, depois, quando vocês se inserirem em uma posição efetiva”.

A também egressa de Publicidade e Propaganda, Caroline Pizzutti, relatou como esse momento pode impactar os estudantes: “É ir além do que a gente um dia imagina poder fazer. Faz muita diferença esse tipo de evento, justamente para que a gente consiga visualizar e ter dimensão de onde o nosso curso nos faz chegar e de todas as possibilidades que a gente tem”, contou.

Nesse sentido, a estudante de Jornalismo, Keila Rosa, reafirma que o evento traz confiança para seguir a jornada após a graduação. “Inspira para ter uma noção de onde vamos chegar, quais são as possibilidades, e quais caminhos a gente pode traçar até lá.” 

No evento também foi feita a entrega de troféus, como o intuito de homenagear os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no ano de 2022, conquistando no ano seguinte, em 2023, a nota máxima para o curso de Publicidade e Propaganda, e tornando a Unijuí a única universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, que obteve o conceito 5 no curso.

Para finalizar a noite, os calouros receberam as Boas-Vindas através do trote, que dá início à vida acadêmica.

A coordenadora Nilse demonstra empolgação para os próximos eventos, para reforçar essas interações entre estudantes e egressos e valorizar quem fez e faz parte da história dos cursos.“Já formamos em torno de 800 profissionais da área da comunicação, é muita gente e é muito bacana ver como cada um constrói a sua trajetória”.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias


Aula inaugural da Fonoaudiologia destaca a criação do curso pela Unijuí e a importância da área em nível regional

O curso de Fonoaudiologia da Unijuí promoveu, nessa terça-feira, 12 de março, a primeira aula inaugural aos estudantes da primeira turma da graduação. A atividade foi realizada no Centro de Eventos e contou com a presença dos acadêmicos, professores e fonoaudiólogos convidados de toda a região. 

Durante o evento foram prestadas homenagens aos docentes e fonoaudiólogos que ajudaram na criação do curso. Também foi destacada a importância dessa criação, não somente a nível local, mas para a Universidade e toda a região. Houve, ainda, uma apresentação sobre o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai) e uma fala de integrantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) sobre a montagem de um Centro Acadêmico e outras informações. 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Edina Coelho, a aula inaugural é um marco importante e de muita simbologia, pois é a primeira a ser realizada na história do curso. “A Fonoaudiologia da Unijuí é uma conquista para a Instituição. A nossa busca foi de  organizá-la para que fosse uma formação capaz de preparar o estudante para se destacar na área e fazer com que ele fosse um profissional muito bom e de qualidade. Não queremos que nosso estudante saia daqui para ser mais um no mercado, mas sim capaz de fazer a diferença. Tenho certeza que conseguimos depois de muito esforço.”

O ponto alto da aula inaugural foi a palestra “A arte do Cuidar e do Comunicar”, a qual foi ministrada pela fonoaudióloga Maribel Renata Fachinetto. Em sua fala, a profissional comentou sobre as áreas de atuação, em especial na rede de atenção à saúde. Também falou sobre o que é ser fonoaudiólogo, a importância da área e o caminho profissional. “Queremos a área de Fonoaudiologia forte, para que cada mais pessoas possam conhecer e proporcionar o poder de transformação que nossa área tem”, destacou. 

Maribel também ressaltou sobre a importância da criação do curso pela Unijuí e o quanto ele é necessário para a oferta de fonoaudiólogos, que ainda não existem em algumas cidades menores da região. 

“Esse curso realmente foi muito sonhado. É como se nós fonoaudiólogos desejássemos muito termos um filho. Todos nós profissionais da área fomos formados em instituições longe da região, por isso desejamos muito que tivesse um curso que fosse ofertado mais perto, para que pudéssemos ter colegas formados aqui. Temos cidades onde não existem fonoaudiólogos, é por esse motivo que é necessária essa formação aqui, pois sabemos que na nossa região o mercado está sedento por profissionais da nossa especialidade”, completou. 


Curso de Fonoaudiologia promove aula inaugural na próxima semana

O curso de Fonoaudiologia da Unijuí vai promover, na próxima terça-feira, 12 de março, a sua primeira aula inaugural. A atividade vai acontecer no Centro de Eventos da Universidade, no campus Ijuí, a partir das 19h10.

A aula inaugural terá a promoção de uma palestra com o  tema “A arte do Cuidar e do Comunicar”, a qual será ministrada pela fonoaudióloga Maribel Renata Fachinetto. 


Curso de Letras: Português EaD da Unijuí recebe nota máxima em avaliação do MEC

O curso de licenciatura em Letras: Português da Unijuí, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), recebeu nesta segunda-feira, 4 de março, a nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para o ato de reconhecimento do curso.

A nota 5, que é o conceito máximo que pode ser obtido, é considerada excelente, indicando que o curso ofertado pela Unijuí atende a critérios de qualidade muito elevados. A coordenadora do curso de Letras: Português EaD da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, acompanhou o processo de avaliação. Para ela, a nota 5 é um reconhecimento do trabalho realizado. 

“É sempre um desafio conseguir mostrar a magnitude da Unijuí, mas conseguimos fazê-lo. Foi bem positivo. O resultado é fruto de um processo e comprometimento coletivo. Por trás dessa nota 5, há um grande movimento do corpo docente que busca proporcionar um projeto de EaD diferenciado, dos técnicos, estudantes, pela Universidade em sua totalidade”, destacou a coordenadora.

Para a vice-reitora da Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, este conceito é o reconhecimento externo de muito trabalho e responsabilidade. “Gratidão a cada um que contribuiu para que conseguíssemos alcançar e evidenciar nossa qualidade na formação de licenciados em Letras: Português. Atualmente, de acordo com informações do portal e-MEC, no Rio Grande do Sul, apenas outros sete cursos de Letras:Português EaD possuem conceito máximo. Isto só reforça a importância e o papel de uma Universidade Comunitária, de caráter regional, como é a Unijuí”, frisou. 

Se você deseja ser estudante do curso de Letras: Português EaD da Unijuí, saiba que as inscrições para o Vestibular estão abertas até o dia 24 de maio. Para mais informações, acesse unijui.edu.br/ead


Unijuí oferta o curso de Educação Física na modalidade EaD

Sabia que na Unijuí é possível cursar Educação Física, bacharelado ou licenciatura, na modalidade Educação a Distância (EaD)? O curso tem duração de 5 anos e prepara o estudante para cuidar, educar e ensinar diferentes públicos por meio de práticas corporais nos âmbitos da saúde, do ensino e do lazer, de forma comprometida, ética e inovadora. 

Enquanto o curso de licenciatura em Educação Física prepara o acadêmico para atuar na formação humanista e crítico-reflexiva nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, o curso de bacharelado prepara o estudante para atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, na gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas, no planejamento e condução de projetos e no planejamento e avaliação de exercícios físicos.

A formação dos estudantes tem ingresso único e desdobra-se em duas etapas, sendo uma etapa comum e outra específica, correspondendo cada uma a 50% da carga horária total do curso. Na etapa comum, os estudos centram na formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados quanto aos bacharéis em Educação Física. Na etapa específica, são abordados saberes específicos do bacharelado ou da licenciatura, considerando a escolha que os acadêmicos devem fazer ao final da primeira etapa do curso.

O curso desenvolve saberes da prática profissional com o foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início, os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real, atuando no cuidado, na educação e no ensino de outras pessoas através das diversas práticas corporais possíveis nos âmbitos da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, especialmente via resolução de situações-problema, de modo que os acadêmicos participam ativamente da produção do conhecimento.

O curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para vivência prática, como academia de musculação, sala para avaliação física, sala dos espelhos, ginásio de esportes, quadra de esportes, pista de atletismo, campo de futebol, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Fisiologia, Laboratórios de Fisiologia do Exercício, entre outros; além de possibilitar que estudante se inscreva para bolsas via programas, projetos e estágios remunerados.

O curso tem como diferenciais a relação direta com a pesquisa, a pós-graduação e a extensão no processo de formação, além de contar com doutores e pesquisadores integrantes de redes nacionais e internacionais de pesquisas.

Para concorrer a uma vaga é necessário realizar o Vestibular EaD, sendo que as inscrições para o primeiro módulo encerram-se no dia 16 de fevereiro. Para mais informações ou inscrição no processo seletivo, acesse unijui.edu.br/ead


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