Curso de Administração da UNIJUÍ inicia o ciclo de palestras sobre empreendedorismo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Administração da UNIJUÍ inicia o ciclo de palestras sobre empreendedorismo

 

A partir deste ano, o Curso de Administração da UNIJUÍ possui um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A proposta foi elaborada a partir de diversas discussões envolvendo os diferentes públicos com os quais o curso se relaciona.

Segundo o Coordenador do curso de Administração Luciano Zamberlan dentre diversos aspectos diferenciadores do novo PPC, um dos que se destaca, refere-se sobre os processos de ensino e aprendizagem que deverão oportunizar aos acadêmicos constituir competências técnicas empreendedoras, de forma estratégica, planejar e executar diagnósticos organizacionais e a partir da análise e interpretação destes diagnósticos propor e implementar  intervenções,  acompanhar a consolidação de processos e validar seus respectivos resultados, tornando-os aptos para a efetiva tomada de decisão em gestão.

Com o intuito de atender a este objetivo, de acordo com o professor Luciano, inseriu-se no primeiro semestre uma nova disciplina denominada Administração Empreendedora. “Além de se propor a discutir o projeto do curso, mercado de trabalho e perfil profissional, a disciplina procura fomentar, desde o princípio do curso, o comportamento empreendedor nos acadêmicos”, destaca Zamberlan.

Uma das atividades desenvolvidas nesta disciplina no Curso de Administração da UNIJUÍ do Câmpus Santa Rosa é um Ciclo de Palestras, com o tema “Empreendedorismo: Oportunidades e Desafios”. Este Ciclo teve seu início na noite do dia 30 de abril e contou com a presença do Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, que ressaltou a importância de que os acadêmicos procurem pensar desde cedo na possibilidade de gerar novos negócios para o seu desenvolvimento pessoal e também da região. O professor Luciano Zamberlan, responsável pela disciplina neste semestre, ressaltou que as palestras procurarão destacar o processo empreendedor e a identificação de possibilidades de negócios em diferentes setores.

A primeira palestra teve como tema “Incubadora de Empresas como Incremento ao Empreendedorismo e Inovação” e foi proferida por Jair Luiz dos Santos, responsável pela Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ no Câmpus Santa Rosa. O palestrante destacou que a incubadora foi concebida por meio da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), que está vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade com o intuito de fomentar o empreendedorismo e a inovação na região de atuação da UNIJUÍ. “Ela se caracteriza por ser uma Incubadora de Empresas Mista, que abriga empreendimentos cujas atividades são geradas a partir de resultados de pesquisas aplicadas e na qual a tecnologia representa valor agregado. A Incubadora também pode receber empresas ligadas aos setores tradicionais da economia, desde que estejam comprometidas com a incorporação ou o desenvolvimento de novas tecnologias”, ressalta Jair.

Durante a apresentação da Criatec aos acadêmicos foram ressaltas as atividades da incubadora através das três etapas: a pré-incubação, a incubação e a pós-incubação. Cada uma delas foi apresentada em detalhes, bem como os suportes técnico, gerencial e de infraestrutura que a Criatec oferece para a implantação dos negócios.

Jair destacou que essa iniciativa representa uma grande oportunidade para os alunos, pois em função do vínculo que possuem com a UNIJUÍ, podem criar suas empresas a partir da própria universidade, recebendo toda a assessoria necessária para tal.

Na segunda parte da noite, os alunos aprofundaram a discussão com o professor Luciano e também sobre a realização de um levantamento junto a empresários da região a respeito dos traços que formam o perfil empreendedor. Esta discussão contou com a presença de Silvana Stela Rodrigues, do Laboratório de Gestão do Curso de Administração da UNIJUÍ no Câmpus Santa Rosa, que dará suporte ao desenvolvimento deste estudo.

O Ciclo de Palestras terá continuidade no dia 07 de maio e terá como tema “Desafios e Oportunidades do Empreendedorismo no Setor Industrial: O Caso da Libidu´s Moda Íntima”. O palestrante será Sidnei Luis Zimmer, proprietário e Diretor Comercial e de Marketing da empresa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.