Grupo de Pesquisa do curso de Educação Física da UNIJUÍ participa de Seminário Internacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Grupo de Pesquisa do curso de Educação Física da UNIJUÍ participa de Seminário Internacional

 

O Grupo Paidotribas - Grupo de Pesquisa das Culturas de Movimento Corporal do curso de Educação Física da UNIJUÍ esteve participando do VI Seminário Internacional sobre Práticas Inovadoras e Desinvestimento/Abandono Pedagógico na Educação Física Escolar. O evento organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina ocorreu na cidade de Florianópolis entre os dias 04 e 07 de dezembro de 2013.

A UNIJUÍ foi representa pelos professores Paulo Fensterseifer, Fernando González e Maria Simone  Schwengber, pelos bolsistas de Iniciação Científica Affonso Lang, Andressa Marques da Silva, Caterine Brachtvogel, Maríndia Morisso, Tairone Vargas, e Tatiana Trevisan e, ainda, pela egressa Giliane Dessbesell.

O Seminário que já acontece há seis anos é um encontro da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar – REIIPEFE. Dessa rede fazem parte a UNIJUÍ que sediou o evento em 2011, a Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Nacional Comahue (Bariloche), IPEF (Córdoba), ISEF (La Pampa) e UNLP (La Plata). A Universidad de la República de Uruguai participou pela primeira vez do encontro e a partir de então, passou a fazer parte do rede. Além disso, o evento deste ano também contou com a participação do professor Hans Peter Brandl-Bredenbeck da Universität Augsburg da Alemanha.

No evento, cada um dos grupos que fazem parte da rede apresentaram os resultados das pesquisas realizadas durante o ano. As discussões dialogaram sobre a inovação pedagógica e o abandono/desinvestimento do trabalho docente em cada uma das cidades que fazem parte do REIIFEFE. O grupo da UNIJUÍ contou com as apresentações das pesquisas de todos os bolsistas que participaram do encontro.

Para Tairone (um dos bolsistas que representou a UNIJUÍ) participar deste Seminário foi de grande importância, pois possibilitou “conhecer como que diferentes universidades (grupos de pesquisas) estudam a Educação Física Escolar e suas práticas pedagógicas, além de ser muito gratificante ouvir referentes citados normalmente em trabalhos acadêmicos”. Além disso, o bolsista destaca que o evento oportuniza “compartilhar com a rede as dificuldades e desafios encontrados nas pesquisas realizadas nos ambientes escolares da região do noroeste gaúcho, como também ter a possibilidade de dialogar com acadêmicos e professores de outras universidades inclusive estrangeiras”. Já a bolsista Andressa destacou que “Participar do seminário do REIIPEFE foi significativo, pois na medida em que se estabeleceu o movimento de troca de conhecimentos entre as universidades, pode-se vislumbrar um espaço de aprendizados sobre a Educação Física Escolar. Além disso, reconheço a importância de participar do Programa de Iniciação Científica e do Grupo de Pesquisa Paidotribas, pois assim, pude estar contribuindo nos debates da Rede”.

O VII Seminário Internacional sobre Práticas Inovadoras e Desinvestimento/Abandono Pedagógico na Educação Física Escolar já tem data para acontecer. O próximo encontro está programado entre os dias 03 e 07 novembro de 2014 na Universidade Nacional de La Plata na Argentina.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.