Atividades práticas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Atividades práticas

Isso é educAÇÃO FÍSICA praticando esporte e passando frio...
 

Os acadêmicos de Educação Física da UNIJUÍ, através do componente curricular Atividades Físicas e Esportivas na Natureza, com o professor Mauro Bertollo, participaram de um acampamento orientado em Urubici/SC: “onde o Brasil é mais frio”.

O componente que estuda o entendimento e a vivência com as diversas atividades físicas, utilitárias e esportivas praticadas junto à natureza, tem como objetivo adquirir conhecimentos necessários como a legislação, planejamento, organização e a execução dessas atividades. No período de organização e execução do acampamento, os acadêmicos foram divididos em três grupos que coordenaram as ações referentes à organização do mesmo: Coordenação de Finanças, Coordenação de Alimentação e Coordenação de Saúde, Transporte, Segurança e Recreação.

O professor Mauro destacou, que a escolha por Urubici se deu devido à cidade possuir um ambiente totalmente favorável para a prática de atividades junto à natureza. “O local onde ficamos acampados foi cedido pela Secretaria de Turismo e oferece água potável, energia elétrica e banheiros. As praticas do trekking nos deixaram mais sensíveis pela exuberância e pela aproximação do meio natural. Frases como “parece que estamos fazendo um filme” foram comuns ao realizarmos as caminhadas", disse o professor.

A turma visitou o Morro do Campestre, Trilha do Rio Sete Quedas, Cascata do Avencal (parte alta), Trilha da Cascada do Avencal (parte baixa), Morro da Igreja (parte mais alta do sul do Brasil habitada) e Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Durante o acampamento diversas tarefas foram divididas entre os grupos, dentre elas podem-se destacar as da cozinha e a ronda noturna. Além das tarefas organizacionais do acampamento e dos trekking, foram vivenciadas atividades noturnas com o objetivo de trabalhar valores estudados durante o semestre. Para a acadêmica Jéssica Della Flora o acampamento lhe possibilitou ampliar a visão como profissional “além de ser interessante visitar lugares maravilhosos em Urubici e interagir com a natureza, para mim foi possível ampliar a minha visão do campo de trabalho de um profissional de educação física, pois percebi que há muitas possibilidades de trabalho que eu desconhecia”.

Além da relação entre profissional e as novas possibilidades no mercado de trabalho, a realização de esportes que possibilitam ao homem interagir em um ambiente diferenciado da universidade, também foi considerado pelos acadêmicos de grande importância. “Além de aprender como funciona um acampamento e ter a oportunidade de conhecer lugares novos, foi muito bom realizar atividades que tenham contato com a natureza”, relatou o acadêmico Júlio Suzuki.

A turma também vivenciou a última atividade prática do semestre, realizando o “boiacross” no rio Ijuí, no qual percorrerá aproximadamente 5 km entre as margens do rio. Logo após fará uma confraternização junto ao Hotel e Spa Fonte Ijuí.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.