COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Pesquisa avalia comprometimento e dedicação dos empreendedores da Região Celeiro

As discussões sobre o perfil dos empreendedores de sucesso têm norteado alguns dos principais estudos no curso de Administração. Com este objetivo, estudantes da turma de Administração Empreendedora, do Curso de Administração do Campus Três Passos, realizaram uma pesquisa com 77 empresários da região Celeiro, de diversos ramos de negócio, para avaliar o comprometimento e dedicação destes empreendedores. 

Na primeira parte da pesquisa foram feitos alguns questionamentos para verificar aspectos como pró-atividade, tenacidade e obstinação, comprometimento e determinação, sacrifícios para atingir metas e nível de imersão nas atividades empresariais. 

                        

As respostas mostraram que 86% consideram-se proativos, 73,3% consideram-se obstinados, 81,3% dos entrevistados declaram-se disciplinados e dedicados, a maioria, ou seja, 89,5% dos empreendedores avaliados julgam-se persistentes ao resolverem problemas, 79% mencionaram que se sacrificam para atingir suas metas. Por fim, a maioria absoluta, 89,5% afirmou que são capazes de imergirem-se totalmente nas atividades que desenvolvem. 

Já na segunda etapa, o estudo buscou identificar se os empreendedores são influenciados por oportunidades. Para isso, foram feitos três questionamentos: o primeiro questionava se os empresários estudados possuem conhecimento profundo das necessidades dos clientes. O resultado da pesquisa revelou que 83,20% dos mesmos dizem ter um profundo conhecimento das necessidades de seus clientes. O segundo questionamento buscou identificar se os empreendedores questionados são atentos ao mercado, sendo que 76,30% dos empresários pesquisados consideram-se atentos ao mercado. Por fim, a terceira e última indagação relacionada às oportunidades, questionou os empreendedores sobre o seu interesse em criar valor e satisfazer as necessidades dos clientes. Nesse sentido, 90,90% dos empreendedores avaliados reputam-se estar atentos às necessidades dos consumidores. 

Segundo o professor Martin Ledermann, coordenador do curso de Administração em Três Passos, é possível concluir, a partir da pesquisa, que os empresários pesquisados são comprometidos com os seus negócios, fazendo destes a sua própria razão de ser. Da mesma forma, são determinados e possuem uma competência essencial para a manutenção e crescimento de seus empreendimentos, que é estar atento às oportunidades que o mercado proporciona.  

     

O curso em Três Passos

Formar empreendedores é um dos objetivos do curso de Administração da Unijuí em Três Passos, e acredita-se que a pesquisa conseguiu despertar nos acadêmicos o desejo de empreender. O coordenador do curso salienta que o desenvolvimento da Região Celeiro passa, necessariamente, pelo estímulo ao empreendedorismo junto aos jovens o que, segundo o mesmo, foi alcançado através da pesquisa realizada.


Professor da Unijuí palestra no evento alusivo aos 31 anos da Acisat

Foi realizado neste dia 06 de junho um marcante evento alusivo aos 31 anos da Associação Comercial Industrial Serviços e Agropecuária de Tucunduva, a  ACISAT, com a participação de empresários associados e principais lideranças de Tucunduva, destacando Prefeito e vice, presidente da Câmara de Vereadores, Dirigentes de Cooperativas, Sindicatos, Líderes religiosos e outros.

O evento aberto com pronunciamento do Presidente da ACISAT, Sr. Dejalma Turra e do Prefeito Municipal Marcelo Burin e a degustação de um saboroso Café da Manhã.

A atividade principal do evento foi a palestra do Prof. Pedro Luís Büttenbender, Doutor em Administração e Professor do Curso de Administração da Unijuí, sobre o tema “Administração: Inovação, Cooperação, Competitividade e resultado de negócios”. A palestra contou com o apoio do Curso de Administração da Unijuí e foi acompanhada pelo Acadêmico do Curso de Administração Dionatan Perdonsini, Bolsista de Iniciação Científica. 

Nova Agenda para Tucunduva:

Já no início da palestra, Büttenbender convidou as principais lideranças do Município para um novo compromisso, um pacto  entre as  lideranças  para uma nova agenda de desenvolvimento para Tucunduva, o que foi prontamente assumido pela Direção da ACISAT, Prefeito e Vice-Prefeito, Presidente da  Câmara de Vereadores, Dirigentes de Cooperativas, Sindicato, Igreja e demais lideranças presentes. A nova agenda para Tucunduva, proposta por Büttenbender, está justificada em diagnóstico prévio realizado com lideranças do município.  

Já na próxima semana, sob a coordenação da ACISAT, deverá acontecer uma reunião de um Comitê conjunto das Entidades para definir as prioridades que irão integrar a Nova Agenda por Tucunduva, que potencializará os ativos e potencialidades do município e assumirá uma agenda positiva com a participação de todas as entidades, lideranças e cidadãos do município.

 


Colaboradoras da Alibem palestram a estudantes de Administração sobre gestão de pessoas

Na noite de quarta-feira, dia 07, os estudantes da turma de Fundamentos de Gestão de Pessoas, do Curso de Administração, Campus Santa Rosa, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam a visita das gestoras do setor de Recursos Humanos da empresa Alibem. A gerente de RH, Tanara Matos Santiago Mess e a analista de desenvolvimento em RH, Tatiane Müller, falaram sobre as práticas de Gestão de Pessoas utilizadas na empresa.

Segundo as convidadas, atualmente a empresa conta com mais 4 mil colaboradores, destes, 1, 8 mil  na unidade de Santa Rosa. A Alibem é uma empresa Brasileira  do ramo alimentício, fundada no ano de 2000, no Rio Grande do Sul. Hoje é a 3ª maior produtora de carne suína do Brasil e exporta para mais de 40 países.

Em Santa Rosa a empresa iniciou as atividades em 2004, já que a matriz está situada em Porto Alegre. A empresa conta, ainda, com uma unidade em Santo Ângelo e outra unidade com a marca Agra em Rondonópolis/MT, além disso conta com várias granjas e fábricas de rações espalhadas no Rio Grande do Sul.

Na sequência, as palestrantes explicaram sobre os aspectos que tem considerado como desafiadores na área de Gestão de Pessoas, diante do atual cenário organizacional, permeado por mudanças constantes. Abordaram temas atuais como: a diversidade de gerações no mercado de trabalho; a inclusão social; o desenvolvimento de lideranças; o feedback como ferramenta de desenvolvimento; o controle da rotatividade; o gerenciamento de conflitos; entre outros.

Para a professora Cláudia, “foi extremamente válida a explanação por possibilitar uma interação entre a teoria desenvolvida em sala de aula e a prática organizacional. Também possibilitou aos alunos identificarem que a abordagem que vem sendo desenvolvida no curso de Administração está alinhada às atuais práticas utilizadas nas empresas da região”.


Curso de Administração realiza viagem de estudos ao Paraná


Estudantes do Curso de Administração da UNIJUÍ realizam viagem de estudos na sexta-feira (02) e no sábado (03), passando pelas cidades de Medianeira e Foz do Iguaçu, no Paraná. A viagem foi organizada pelo Laboratório de Gestão e contou com a participação dos estudantes dos Campi de Santa Rosa e Três Passos.

Na cidade de Medianeira os estudantes visitaram instalações administrativas da Lar Cooperativa Agroindustrial, onde os acadêmicos foram recepcionados pelo Sr. Clédio Marschall, Gerente da Divisão Industrial. Em seguida o Sr. Lauro Soethe, Diretor  1º Vice-Presidente apresentou a evolução histórica e a situação atual da Cooperativa. Soethe descreveu o processo de criação da cooperativa, no ano de 1964 e trajetória até 2017, que a torna uma empresa com 10, 2  mil associados e 9, 1 mil funcionários, cujos produtos são exportados para 67 países.

Os estudantes também conheceram as estratégias mercadológicas da Lar a partir de uma exposição do Adm. Jair Meyer, Gerente Administrativo e de Compras, que abordou o marketing institucional e apresentou, em primeira mão, a reformulação das embalagens e o novo posicionamento institucional. Encerrando as palestras, o Adm. Giovane Gaio, Gerente de Logística, descreveu como ocorre o processo de armazenagem e transporte dos produtos da cooperativa.

Após esta visita, o grupo foi até Foz do Iguaçu, para visitar as instalações do Parque Tecnológico Iguaçu. Na oportunidade a Gestora de Desenvolvimento Corporativo, Adm. Soraya Penzin e o egresso do Curso de Administração da Unijuí, Adm. Nelinho Graef, que atua como Analista de Projetos, apresentaram o planejamento estratégico do Parque e também as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, bem como os processos de inovação e negócios existentes.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do Curso de Administração e que acompanhou os alunos na viagem, as visitas se mostraram altamente produtivas. Ele destacou que foi importante para os alunos perceberem que importantes cargos nessas organizações eram ocupados por pessoas com formação em Administração. Isso evidencia a importância da profissão para o crescimento e desenvolvimento de instituições das mais diferentes áreas. Zamberlan ainda destaca que os relatos e experiências compartilhadas irão servir de subsídio para diversas discussões ao longo das aulas, pois refletem em muito o que se discuto em sala.

No sábado os alunos realizaram a visitação às Cataratas do Iguaçu, cuja experiência também serve como elementos para a discussão a respeito da relevância do turismo para a economia e da importância da gestão para empreendimentos dessa natureza.


Desafios e Criatividade em discussão na primeira noite do Momento Empreendedor em Santa Rosa

Um dos aspectos fundamentais da atividade empreendedora, segundo Luciano Zamberlan, coordenador do Curso de Administração, é a criatividade. O tema esteve em discussão nas três palestras que marcaram a primeira noite do Momento Empreendedor do Campus Santa Rosa, nesta segunda-feira, 22 de maio.

             
 

O palestrante Giancarlo Dari Bottega, gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, abriu a noite de discussões sobre criatividade. Arthur Lorentz, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, foi o segundo a palestrar, e enfocou os aspectos fundamentais para a articulação do desenvolvimento regional. O último palestrante da noite, Gustavo Hansel, sócio-fundador da Agência GH, contou sobre a importância do papel do administrador na história da empresa, desafios da trajetória empreendedora e incentivou os presentes “é importante reconhecer suas fraquezas e suas aptidões e seguir o que gosta de fazer”. 

A Semana Acadêmica do Curso de Administração recebe, até quinta-feira, empresários, estudantes, comunidade externa e palestrantes para discutir o empreendedorismo. A programação segue até quinta-feira, 25, com atividades todas as noites no Auditório Central do Bloco C, às 19h.

23/05 – Terça-feira: Mudanças no comportamento do consumo e seus impactos na atividade empreendedora: Case Cerveja Artesanal

Painel “Evolução Histórica do comportamento do consumidor de Cerveja” com Douglas  Rafael Marques, especialista em Inteligência de Mercado, entusiasta da cerveja artesanal, co-founder da Envido 33 e vice presidente da Acerva Noroeste.

Painel “Produção industrial de cervejas artesanais” com Charles Hettwer, empresário, Sócio-diretor da Hettwer Bier. 

Painel “Insumos e equipamentos para a produção de cervejas e vinhos artesanais” com Raul Mäger, diretor executivo da Indupropil Vinho e Cerveja em Casa.

Painel “Desafios, impactos e perspectivas do comércio varejista em relação a cervejas artesanais” com Demétrios M. Richter da Silva, Sommelier de Cerveja formado pela Alemã Doemens e a ESCM – Escola Superior de Cerveja e Malte e proprietário do Empório Tutui.

24/05 – Quarta-feira – Franquias como modelos de negócios para empreender: Oportunidade e Desafios

Painel “A experiência de criar uma franquia, os desafios e motivações” com  Felipe Diesel, fundador e sócio-diretor da escola de idiomas Hey Peppers.

Painel “Como é ser um franqueado, como surgiu a ideia e quais são as vantagens e desvantagens de estar em uma franquia” com Orestes Guth, empresário, proprietário da franquia Subway de Santa Rosa. 

25/05 – Quinta-feira – Egressos e suas trajetórias empreendedoras


Palestra sobre Gestão Pública deu início ao Momento Empreendedor em Panambi

Com uma palestra sobre Gestão Pública, realizada pelo prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, o campus Panambi deu início ao Momento Empreendedor – Semana Acadêmica do curso de Administração, na noite desta segunda-feira, dia 22.

“Falei sobre minha experiência em gestão municipal, pois estou há cerca de 20 anos prestando assessoria na área e agora como prefeito. Falei sobre política e a importância de discutirmos ela. Também foquei em discutir os principais problemas e necessidades do município e como o poder público pode resolvê-los”, observa o palestrante da noite, prefeito Daniel Hinnah.

              

Até a próxima quinta-feira os estudantes de Administração de Panambi vão poder conferir uma programação que contempla temas emergentes da área:

Nesta terça-feira, 23 de maio, serão realizadas três oficinas: "Produção Enxuta", com o colaborador da Bruning e aluno do curso, Nestor Pautz; "Mercado de Capitais", com o professor doutor do curso de Administração da Unijuí, Daniel Baggio; e "Desenvolvimento de Profissionais 4.0: Inovação e Empreendedorismo", com Marina Camargo.

Já na quarta-feira, dia 24 de maio, ocorre a palestra sobre "Indústria 4.0: Abordagens do Senai", com Victor Emanuel Gomes. E para encerrar, quinta-feira, dia 25, a "Palestra Mágica Acredite, você pode muito mais", com Mauro Dias.

O Momento Empreendedor é voltado, principalmente, aos estudantes do curso de Administração do campus Panambi, mas é aberto aos estudantes do curso de Engenharia Mecânica e a comunidade da cidade. “O objetivo é atender às diversas áreas e temas da Administração, fazendo as discussões entre estudantes, professores e comunidade”´, observa a coordenadora do curso, professora Fernanda Pasqualini.