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Administração (Bacharelado)

Curso de Administração da Unijuí se destaca pela tradição no ensino e formação teórica e prática dos acadêmicos

O curso de Administração da Unijuí é um dos mais tradicionais da Instituição. Com quase 50 anos de existência, a formação prepara o estudante para as mais diversas áreas do mercado de trabalho e busca qualificar profissionais a partir de uma visão estratégica nos negócios, sólida formação teórico-conceitual, capacidade crítico-reflexiva e competência técnica empreendedora. 

O curso possui quatro anos de duração e é ofertado nos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, no turno da noite. A graduação em Administração está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, que podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro, por meio do site unijui.edu.br/vestibular

A formação em Administração da Unijuí capacita os estudantes para atuarem em áreas como gestão de pessoas, marketing, financeira, produção e logística, políticas corporativas e projetos sustentáveis. Há possibilidade do profissional egresso ser o dono do seu próprio negócio ou atuar em funções de direção e de gestão em empresas e organizações com visão estratégica, com competência para planejar e inovar de maneira competitiva. 

Como diferenciais, o coordenador do curso, professor Martin Ledermann, destaca que a formação alia a teoria e a prática, possibilitando o contato dos estudantes com empresas desde o início da graduação. “Nós temos uma formação prática, que auxilia empresas locais. Essas empresas nos comunicam demandas e problemas que possuem e o curso, dentro das disciplinas, procura solucionar essas questões, gerando empregabilidade aos alunos e experiências práticas. Além disso, o mercado está promissor para a área, o que possibilita aos graduandos ingressarem em empresas desde o início da graduação, caso queiram”, comenta. 

A graduação está estruturada a partir de temas geradores, projetos integradores, formação pessoal e profissional e estudos independentes, proporcionando ao estudante condições de ser um administrador diferenciado no mercado de trabalho, com alta empregabilidade. 

Outro destaque é que o estudante é protagonista da sua formação, podendo escolher disciplinas de seu interesse ao longo da sua formação. Por meio de metodologias ativas nos processos ensino e aprendizagem oferece aos estudantes vivências mais significativas e desafiadoras desde o início do curso. Os acadêmicos também têm à disposição o laboratório de Gestão e Negócios, que oportuniza a aplicação de conhecimentos em atividades práticas ao longo do curso.

Mais informações sobre o curso podem ser verificadas no site da Unijuí. 


Cidade de Santa Rosa foi tema de estudo do curso de Administração, a partir do Marketing de Lugares

O Marketing de Cidades é uma área de aplicação do Marketing, com crescente importância para o desenvolvimento e crescimento de cidades, regiões e países, no limite de qualquer lugar. É o processo de gestão desenvolvido pelas cidades para atender à satisfação das necessidades e desejos de indivíduos e organizações. Neste sentido, o acadêmico do curso de Administração da Unijuí - campus Santa Rosa, Marcio Lorenço da Silva Junior, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso estudando o marketing de lugares, tendo o município como foco de pesquisa.

Os objetivos do trabalho foram verificar, por meio das ferramentas de Marketing de Lugares, a percepção dos moradores referente à imagem, o nível de atração do município de Santa Rosa, além de conhecer a percepção dos moradores em relação à infraestrutura e marketing de serviços.

O estudo foi conduzido a partir da pesquisa com residentes do município, com uma amostra de 327 participantes. O questionário foi aplicado de forma online e apresentou um conjunto de indicadores, onde o respondente concordava ou não com o atributo.

Os resultados mostram que, na visão dos moradores, quanto às estratégias de atrações do município, que os itens foram considerados positivos e os moradores entendem que a cidade está muito bem em relação à realização de exposições e feiras, com 95,1% de concordância. Quanto à opção do cinema, o percentual foi de 95%; locais para camping e parques 84,4%; e o museu 74,6%, além de possuir uma história rica (60%) e pontos turísticos famosos (58,1%) de concordância. As estratégias de atração de uma cidade envolvem a criação de características especiais para satisfazer os moradores e atrair visitantes e turistas. E neste aspecto Santa Rosa teve uma avaliação positiva.

Quanto ao marketing de infraestrutura, foram avaliados alguns serviços básicos e estruturas essenciais para o funcionamento do município, desde suas calçadas, ruas, iluminação pública e sinalização e trânsito, que são os bens públicos municipais, até os serviços essenciais como coleta de lixo, segurança, saúde e educação. 

Os serviços mais bem avaliados foram o fornecimento de energia elétrica (83,5%), de água (82,5%), sinal de internet (71%) e educação pública (70,3%), com destaque para as faculdades e cursos técnicos de instituições públicas (65,1%), praças públicas (75,5%) e academias ao céu aberto (65,7%). Quanto ao marketing de serviços, se destacam: postos de combustíveis (95,1%), estéticas e barbearias (94,5%), estabelecimentos de comida e bebida (93,6%), supermercados (93,3%), comércio de roupas e calçados (93,3%) e bancos (92,7%), sendo necessárias melhorias no shopping e centro comercial e no teatro da cidade.

Quanto ao marketing de imagem, as características destacadas pelos pesquisados foram que o município de Santa Rosa se destaca por sua beleza (57,8%), hospitalidade (35,8%), segurança (33,6%) e limpeza (27,8%), se constituindo de um lugar interessante para se viver ou passear, considerada uma cidade onde as pessoas são felizes. Em relação aos aspectos que a gestão pública do município, segundo a pesquisa, deve melhorar, estão: atração de investimentos para parcerias na construção de centros de convenções adequados, de parques tecnológicos e científicos, além de melhorar a fluidez no trânsito, a reciclagem de lixo, as estradas de terra e a pavimentação das ruas do município, o que já vem ocorrendo.

O trabalho foi orientado pelo professor doutor Ariosto Sparemberger, que também é pesquisador do tema Marketing de Lugares. Para o professor, estudos desta natureza conseguem captar elementos importantes e estratégicos de uma cidade, segundo o pensamento dos seus moradores. Os resultados servem de análise principalmente para o poder público, que é o principal responsável pela gestão da cidade.


Pesquisa realizada em PI identifica o que os clientes mais valorizam no atendimento e na escolha de uma empresa

Pesquisa foi realizada por estudantes do curso de Administração da Unijuí com clientes que realizam compras em Ijuí

A partir de uma demanda apresentada pela diretoria do Sindilojas Noroeste, os estudantes do curso de Administração da Unijuí, Eduarda Dahmer e Arthur Matter, integrantes do  ao Projeto Integrador de Marketing e Relações com o Mercado, realizaram uma pesquisa com 440 clientes que fazem compras no comércio de Ijuí. O objetivo era identificar quais eram as competências que os clientes consideram mais importantes em um atendente e/ou vendedor e também hierarquizar os motivos que os levam a escolher as empresas em que efetuam suas compras. Além disso, buscou-se avaliar de que maneira as pessoas se comportam quando são bem ou mal atendidas e como elas reagem a isso.

Os resultados evidenciaram algumas preferências em comum, tanto para as mulheres quanto para os homens entrevistados. Eles eram orientados a colocar em ordem de importância um conjunto de competências dentre 15 que eram listadas. Considerando as cinco que foram consideradas mais importantes, o item “Simpatia, cordialidade e habilidade de encantar o cliente”, ficou em primeiro lugar para clientes de ambos os sexos. A “Agilidade no atendimento” também obteve a mesma colocação para ambos os grupos, ficando em quarto lugar. Já os outros itens apresentaram diferenças em termos de importância na opinião das mulheres e dos homens entrevistados.

Para as mulheres, o segundo item mais importante é a “Habilidade de ouvir e descobrir a necessidade do cliente (empatia)”, em terceiro o “Nível de conhecimento com relação ao produto” e em quinto o “Interesse e disposição durante a demonstração das mercadorias”. Já para os homens, o “Nível de conhecimento com relação ao produto” vem logo em segundo lugar, em terceiro a “Postura dos atendentes e vendedores” e em quinto a “Apresentação pessoal”. 

Ao serem questionados sobre os motivos que levam os clientes a escolherem as empresas em que realizam suas compras, dos 15 itens listados, mulheres e homens consideraram a “Qualidade dos produtos” como sendo o atributo mais importante. Ambos os grupos também definiram em quarto lugar a “Variedade de produtos e marcas” das empresas. Já com relação às demais variáveis, houve algumas diferenças nas ordem de importância de acordo com o sexo dos entrevistados.

Considerando os cinco itens importantes, as mulheres colocaram em segundo lugar o “Atendimento e confiabilidade de vendedores e atendentes”, em terceiro o “Preço e condições de pagamento”, e em quinto a “Agilidade no atendimento”. Já para os homens, o “Preço e condições de pagamento” vem em segundo lugar, seguido do “Atendimento e confiabilidade de vendedores e atendentes”, enquanto que o quinto atributo mais importante para eles é a “Tradição e confiabilidade da empresa”.

Os clientes ainda foram questionados como reagem quando vivenciam um mau atendimento, sendo que 47% afirmam que jamais voltam a comprar na empresa e 51% diminuem a frequência e a quantidade de compras.  Além disso, 38% afirmam que sempre comentam com amigos sobre lojas em que foram mal atendidos e outros 48% dos entrevistados disseram que o fazem na maioria das vezes. Os entrevistados foram questionados sobre como agiram com relação à última experiência que tiveram de mau atendimento, sendo que 60% disseram que “Não reclamou com ninguém e pretende nunca mais comprar na empresa”. Dentre os que reclamaram, 12% o fizeram para o gerente/proprietário da empresa, 8% diretamente com o atendente/vendedor e 7% publicaram sua reclamação em alguma mídia social. 

Com relação às experiências de bom atendimento, 54% dos pesquisados dizem aumentar suas compras em uma empresa quando são bem atendidos. Além disso, 58% sempre indicam para amigos as lojas em que tiveram boas experiências de atendimento e 37% o fazem na maioria das vezes, em média, para sete pessoas.

A pesquisa destaca a importância das empresas investirem em qualificação para que possam prestar um atendimento de excelência, pois 76% dos entrevistados afirmam estarem dispostos a aumentar suas compras no comércio local em função disso. Até mesmo quando questionados sobre a compra de produtos que podem ser encontrados tanto no comércio de Ijuí como na internet, 64% dos clientes afirmam que dariam preferência para compras no comércio local, caso fossem atendidos de forma excelente. 

O presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, informou que a pesquisa trouxe informações que são de grande importância para que a entidade possa planejar ações que contribuam com as organizações associadas, no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento aos clientes que compram nas empresas do município. Ele informou ainda que pesquisas como essa são fundamentais para as empresas e que espera que muitas outras possam ser realizadas futuramente.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, “além dos dados coletados pela pesquisa serem muito importantes para que as empresas possam compreender o comportamento dos clientes, projetos como esses conectam os estudantes a problemas e demandas reais das organizações, permitindo mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, além de reforçarem o comprometimento e o protagonismo dos estudantes durante todo o processo”. A síntese dos resultados está disponível junto ao Sindilojas Noroeste e também  no Núcleo de Suporte ao Curso de Administração da Unijuí.


Pesquisa do curso de Administração revela o comportamento de apreciadores do chimarrão

Um dos maiores símbolos da cultura gaúcha, o chimarrão acompanha a formação histórica da região sul do Brasil há centenas de anos, com os primeiros relatos datando do século XVI. Também conhecido como “mate”, o chimarrão nasce da ideia de se criar uma infusão (ou um chá) a partir da união de água quente e erva-mate - originada do processamento das folhas de erva-mate, trituradas a fim de facilitar o consumo e a utilização como chá. Atualmente, cerca de 90% da erva-mate processada no Rio Grande do Sul é utilizada para o chimarrão.

Com o objetivo de compreender o comportamento dos consumidores de chimarrão, o acadêmico do curso de Administração, do campus Santa Rosa da Unijuí, Bruno Felipe Fröhlich Bencke, desenvolveu uma pesquisa que investigou o modo, tradição e uso da erva-mate, a partir de uma amostra de 244 pessoas da região. O estudo foi elaborado na disciplina de Pesquisa de Mercado, ministrada pelo professor Ariosto Sparemberger.

Dos participantes da pesquisa, 38,6% possuem de 46 a 60 anos de idade e 25% estão na faixa etária de 31 a 45 anos, sendo 52,5% do sexo masculino e 47,5% do sexo feminino. A maioria dos entrevistados (60,6%) consomem erva-mate todos os dias da semana e 80,9% deles responderam que o local de preferência para o consumo é em casa. Em relação ao horário, 66,1% das pessoas responderam que preferem tomar chimarrão pela parte da manhã.

Geralmente, entende-se que o fator preço influencia na decisão de compra do consumidor. Porém, o estudo mostrou que 70% dos respondentes discordam que a escolha da erva-mate se dá em função do valor: 90% escolhem a erva-mate em função da qualidade e 49% disseram ser fiel à marca. Outro dado revelado pela pesquisa é que 69% dos participantes preferem erva-mate com açúcar.

Além disso, 83% das pessoas entendem que o chimarrão faz bem à saúde e 59% entendem que o hábito não causa problemas de saúde, como gastrite e úlcera. 82% dos entrevistados preparam o chimarrão que tomam. Em relação ao período de pandemia, 49% dos participantes responderam que houve um aumento no seu consumo de erva-mate.

O orientador do estudo, professor Ariosto Sparemberger, explica os objetivos da disciplina, que propõe que cada estudante realize uma pesquisa de mercado. “A pesquisa é uma ferramenta indispensável para o processo de tomada de decisão nas organizações. Entender os resultados é captar o sinal que o consumidor está emitindo em relação a avaliação do produto e/ou do serviço que ele utiliza ou consome”, destaca.


TCC de Administração aponta perfil de lideranças em empresas familiares de Ijuí

Buscando analisar o perfil dos líderes de empresas familiares, a recém-graduada no curso de Administração da Unijuí, Ana Carolina Lacerda Wirzbick, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a temática “O perfil de liderança dos empresários de empresas familiares em Ijuí”. O TCC foi orientado pela professora Fernanda Pasqualini e avaliado pela professora Sandra Regina Albarello.

Segundo Ana Carolina, por trabalhar em uma empresa familiar, surgiu a curiosidade de saber como era a questão da liderança em outras empresas familiares. “A pesquisa buscava inicialmente conhecer melhor a questão do liderar e os desafios de equilibrar o lado emocional com o racional nas empresas familiares, assim como conhecer o tipo de líder e os estilos de liderança dos empresários dessas instituições”, relata.

Um questionário foi respondido por 54 participantes e elaborado em dois blocos, com questões pessoais e da empresa, além de questões situacionais. “O resultado final foi positivo porque, além de trazer os resultados dos objetivos propostos inicialmente, o empresário também teve um tempo para refletir sobre sua maneira de liderar”, destaca.

De acordo com Ana, a pesquisa permitiu também conhecer um pouco mais sobre o perfil de liderança destas empresas que representam parte importante na economia do município. “Os empresários líderes das empresas familiares de Ijuí possuem um estilo de liderança democrático, que é aquele que sabe ouvir os seus funcionários”, afirma.

Além disso, a autora afirma que esse caráter apresentado pela maioria dos entrevistados é aquele que está sempre motivado a dar o máximo pela sua empresa. “É um perfil que se envolve com a equipe e que está disposto a ter uma equipe equilibrada e alinhada com os objetivos da empresa”, comenta.

Ana Carolina conta que seu objetivo no momento é colocar a mão na massa, aplicando os aprendizados recebidos. “O planejamento, por enquanto, é colocar em prática toda a carga de conhecimento que a graduação ensinou na empresa na qual trabalho. Finalizar essa etapa é motivo de orgulho, pois  conciliar o estudo com a vida profissional é mais desafiador ainda, então concluir mais essa etapa da minha vida foi e sempre será gratificante”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Estudantes de Administração de Santa Rosa participam de Workshop de Vivências Empresariais

Na noite desta terça-feira, dia 27 de setembro, acadêmicos do curso de Administração da Unijuí, do campus Santa Rosa, participaram do Workshop de Vivências Empresariais. A atividade, que ocorreu na Sala Coworking, integra o cronograma da disciplina Estratégias de Gestão de Pessoas, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach. 

O workshop contou com a presença de representantes do Hospital Vida e Saúde e da empresa Libidus, que falaram sobre suas respectivas empresas, as práticas de Gestão de Pessoas e os desafios desta área de atuação. Após as apresentações, os estudantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas em um bate-papo com os convidados.

Segundo a professora Cláudia, o objetivo da atividade foi promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade do mundo empresarial. “Buscamos proporcionar a interação entre as temáticas estudadas na disciplina e as experiências práticas das organizações, além de possibilitar aos alunos o contato com representantes de empresas da região”, destacou.


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