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Administração (Bacharelado)

Egresso de Administração ganha prêmio estadual

                

O egresso do curso de Administração da Unijuí, Luís Fernando Irgang, recebeu do Conselho Regional de Administração (CRA) o prêmio Astor Roca de Barcellos, pelo Trabalho de Conclusão de Curso. Intitulado "Práticas de Gestão de Pessoas: um Estudo a partir da Inclusão de Pessoas com Deficiências na Unimed Noroeste/RS", ele foi orientado pela professora Me. Adriane Fabrício.

Ao receber o prêmio Luís Fernando fez um agradecimento: "comecei minha carreira como artista de rua. No momento que eu precisei agregar mais pessoas e ajudá-las a conquistar seu sonho e seu trabalho, eu me descobri como líder e resolvi mudar para a Administração e não me arrependo. Durante minha trajetória, em uma das apresentações de rua, eu fui convidado para participar de um filme sobre a inclusão com pessoas de deficiência chamado Cromossomo 21. A partir dessa experiência, resolvi estudar a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações, pois aí eu poderia estar fazendo a diferença na vida dessas pessoas. É o nosso papel como Administrador gerar a inclusão em todos os sentidos nas empresas que estamos gerindo." 

"Quero parabenizar o egresso e amigo não só pelo melhor trabalho de conclusão de curso, mas pelo apoio incansável à causa das PCD'S. A ti Luís meu reconhecimento e agradecimento pela caminhada”, parabenizou a professora Adriane Fabrício.

O Prêmio instituído em 2012, tem por finalidade precípua a divulgação e a valorização dos estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. Nesta edição, os outros ganhadores foram:

2º LUGAR: “Os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul” | Autor: Juliana Baum Vivian | Orientador Prof. Dr. Davide Carbonai | Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

3º LUGAR: “Loja franqueada e/ou loja própria: análise comparativa a partir do acesso aos recursos e do desempenho das empresas” | Autor: Maurício Figueiredo | Orientador: Prof. Dr. Claudionor Guedes Laimer | Faculdade Meridional – IMED


Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis acolhe o Curso de Administração da UNIJUÍ

 

A empresa FRATELLI - Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis, recebeu o Curso de Administração da UNIJUÍ, no dia 22 de novembro, através de visita técnica, com uma aula de práticas na administração voltadas a consultoria na gestão, inovação e empreendedorismo, proposta da Disciplina de Consultoria Organizacional, ministrada pelo professor, Pedro Luís Büttenbender.

A Empresa FRATELLI, liderada pelo empreendedor e inovador, Moacir Locatelli, a mais de 30 anos, atua com pesquisa, desenvolvimento, projetos e fabricação de soluções para a geração de energias eólica e solar, além da produção industrial de vários outros produtos e componentes. Possui um conjunto de produtos finais, a FRATELLI é também fornecedora sistemista de componentes industriais para outras empresas, destacando Agco, John Deere, entre outras.

Para o professor do Curso de Administração, Pedro Luís Büttenbender, “a visita técnica integrada a sala de aula, gera um ambiente fértil para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências do Administrador, destacando as mais requeridas para gerar soluções na consultoria, na inovação, na gestão e no empreendedorismo. O curso de administração da UNIJUÍ forma profissionais com perfil e capacidade de empreender e inovar, garantindo melhores perspectivas futuras de trabalho, renda e de sucesso profissional”.

A FRATELLI também é pioneira no desenvolvimento de tecnologias e fabricação de aerogeradores, atendendo ao mercado nacional e internacional. Atualmente, a empresa possui três setores fabris distintos, que juntos empregam em média 80 funcionários:
1) A produção em série de componentes para equipamentos destinados a área agrícola para todas as plantas das maiores multinacionais instaladas no Brasil;
2) O fornecimento de esquadrias e materiais em aço e alumínio para a construção civil;
3) Soluções em energias renováveis, com uma linha própria de geradores eólicos de pequeno porte totalmente desenvolvidos pela equipe técnica interna, aliados à instalação de painéis solares fotovoltaicos, tanto para residências e condomínios como para empresas.







 


Workshop aborda tema sobre “Reforma Trabalhista e Gestão de Pessoas”

Na segunda-feira, dia 20, foi realizado um Workshop sobre a “Reforma Trabalhista e a Gestão de Pessoas nas Organizações”, promovido pela Disciplina de Práticas Organizacionais do curso de Administração, com apoio do Laboratório de Gestão, Diretório Acadêmico da Administração e do curso de Administração da UNIJUÍ.

O objetivo do painel foi oportunizar para o público a exposição, debates e aprendizagens de forma mais ampla e aprofundada, sobre o tema da reforma trabalhista em curso no Brasil. E ainda aprimorar os conhecimentos sobre a produção, as relações de trabalho nacionais e internacionais, principais mudanças, impactos, consequências e novas competências requeridas para a gestão de pessoas nas organizações.

Os painelistas que participaram do evento foram Eugen Irio Schwambach - Administrador, Contabilista e Diretor do Escritório Contabilidade Contabase. José Luis Bressam - Administrador, Gerente da Coordenadoria de Recursos Humanos da Fidene/UNIJUÍ. E Pedro Luís Büttenbender - Administrador, Professor do Curso de Administração - Dacec/UNIJUÍ.

 


Estudante do curso de Administração e incubado da Criatec participa de Congresso no Paraguai

O Estudante do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa e empreendedor da Control Tickets, empresa incubada na Criatec Santa Rosa, Vitor Deves, participou do IV Congreso de Contabilidad, Marketing y Empresa e IV Expo Empreendedores, nos dias 10 e 11 de novembro, no Campus Urbano de La Universidad Autónoma de Encarnación, no Paraguai.

Na IV Expo Empreendedores que aconteceu no pátio central Campus Urbano – UNAE foram apresentados os cinco projetos de empreendedorismo finalistas e logo após conhecidos e premiados os vencedores.

Também fazendo parte do IV Congreso de Contabilidad, Marketing y Empresa, em uma atividade de capacitação voltada a docentes e empresários, o acadêmico acompanhou o professor do Curso de Administração da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender que foi um dos painelistas do congresso.

Vitor teve a oportunidade de contar aos participantes do congresso, a experiência de estar empreendendo e estar inserido em uma incubadora de empresas, no caso da Criatec, assim como as possibilidades que se tem na universidade de se empreender, destacando como surgiu a ideia e a trajetória da empresa.

Para Vitor, “esta foi uma oportunidade excelente de conhecer novas experiências, ainda mais em um evento internacional e da importância que se tem este congresso na La Universidad Autónoma de Encarnación. Interagir com outros acadêmicos que estão iniciando e buscando empreender é fantástico, além de conhecer a incubadora e toda a estrutura da Universidade, será possível levar várias ideias e novos conhecimentos para aplicar na empresa e também na graduação”, ressalta o estudante.

 

 


Estudantes do curso de Administração realizam visitas técnicas em empresas de Santa Rosa

Os estudantes do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, acompanhados do professor do curso, Pedro Büttenbender e do Analista do Laboratório de Gestão, Lucas Escher, visitaram na última segunda-feira, dia 23, as empresas Botolli & Cia Ltda - Concessionária Volkswagen e Via Passos – Concessionária Honda.

Na empresa Botolli os acadêmicos foram recebidos pelos gerentes, Marcelo Lermen, Jeferson Dias e Edson Luis Maicá. Na oportunidade receberem explicações referentes ao surgimento da empresa, o processo de ampliação e consolidação no mercado.

Marcelo, gerente de vendas, comentou sobre a experiência de ter uma concessionária Wolkswagen, de como a empresa precisa agir, e o processo de vendas que é realizado. Jeferson, gerente e consultor de pós-vendas, explicou sobre a área de serviços da empresa, a qualidade, o padrão adotado nos atendimentos e quais são as estratégias de pós-vendas. O gerente e consultor de peças, Edson, detalhou o setor de peças e acessórios da empresa e o seu gerenciamento. Também, a estudante do curso de Administração, Maiara Rodrigues, colaboradora da empresa, comentou sobre a sua função e da experiência em trabalhar na respectiva organização.

Na sequência a turma visitou a concessionária da Honda, a empresa Via Passos, que foi recebida pelo gerente e estudante do curso de administração, Airton Petri e sua equipe. A empresa foi apresentada aos estudantes e eles puderam conhecer um pouco mais da sua inserção no mercado, a história, os desafios e a experiência de ser uma concessionária. Também, os acadêmicos visitaram o setor de oficina e peças, e alguns projetos de expansão da empresa.

Para o professor Pedro, o objetivo das visitas foi, “oportunizar uma interação com as práticas organizacionais de empresas, através da visita física, contribuindo com os objetivos, os processos de ensino-aprendizagem e todo o planejamento da disciplina”, finaliza.

 


Curso de Administração promove II EMEAD no Campus Santa Rosa

O Encontro Multicampi dos Estudantes da Administração da UNIJUÍ (EMEAD), ocorreu na noite de terça-feira, dia 10, no Campus Santa Rosa. O evento contou com a presença de estudantes dos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, além dos professores do curso de Administração que lotaram o Auditório Central da Universidade.

O evento teve como objetivo estimular a integração de alunos do curso de administração dos diferentes campi da Universidade. Ao mesmo tempo, a programação marcou as comemorações dos 25 anos do curso na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

Na oportunidade foram realizados duas palestras com os empresários: Tiago Denardin, diretor de estratégia da GH Branding que trouxe como tema “Dando a cara a tapa – Histórias e desafios de gestão da GH Brandin” e Luciano Teixeira, CEO das empresas Dani.Holzbach e San Internet Brasil, que falou sobre “Modelo de Gestão e Franquias – História da Dani.Holzbach”.

Tiago, falou sobre os desafios e o modelo que a GH adotou em relação a gestão. A empresa surgiu em Santa Rosa e hoje está com escritórios em Porto Alegre e no Vale do Silício, em São Francisco nos EUA, mas permanece com a sede aqui em Santa Rosa, pois segundo Tiago, a gestão pode ser feita em qualquer parte do mundo, mesmo não estando em grandes centros. “Hoje a GH é uma empresa diferente das demais organizações tradicionais, os colaboradores são muito valorizados, ou seja, este ano o colaborador que está desde o surgimento da GH passou a ser um dos sócios. Não há horários a serem cumpridos ou determinados, mas os projetos que são entregues e com a qualidade pretendida, é o que move a eficiência e o trabalho do colaborador”, ressalta o diretor da GH Brandin.

Em seguida, o empresário Luciano, apresentou toda a evolução da empresa Dani.Holzbach, que surgiu na garagem de uma pequena casa, em 1993, em Santo Ângelo, com a Dona Elveni Holzbach. Hoje, conta com uma moderna e ampla indústria, onde a empresa leva o nome de uma das filhas, a Designer de Moda Daniela Holzbach. A empresa atualmente está presente nos três estados do sul do Brasil, com a formação de franquias da marca Dani.Holzbach e com a projeção de 17 novas franquias nos próximos semestres. “O grande diferencial da marca está nos detalhes, e com isso segue um padrão alto de qualidade. A gestão da empresa é basicamente familiar, onde todos estão inseridos, e busca-se na Europa a inspiração para novas coleções e tendências da moda”, destaca o empresário.

O público presente do II EMEAD também participou de um coquetel e prestigiaram o show da Banda Maquinário Sonoro de Ijuí, que agradou muito ao público com um estilo diferenciado voltado ao Rockabilly, folk e blues. O evento foi organizado pelo Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Laboratório de Gestão e Diretório Acadêmico do curso de Administração.