Pesquisa avalia comprometimento e dedicação dos empreendedores da Região Celeiro - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa avalia comprometimento e dedicação dos empreendedores da Região Celeiro

As discussões sobre o perfil dos empreendedores de sucesso têm norteado alguns dos principais estudos no curso de Administração. Com este objetivo, estudantes da turma de Administração Empreendedora, do Curso de Administração do Campus Três Passos, realizaram uma pesquisa com 77 empresários da região Celeiro, de diversos ramos de negócio, para avaliar o comprometimento e dedicação destes empreendedores. 

Na primeira parte da pesquisa foram feitos alguns questionamentos para verificar aspectos como pró-atividade, tenacidade e obstinação, comprometimento e determinação, sacrifícios para atingir metas e nível de imersão nas atividades empresariais. 

                        

As respostas mostraram que 86% consideram-se proativos, 73,3% consideram-se obstinados, 81,3% dos entrevistados declaram-se disciplinados e dedicados, a maioria, ou seja, 89,5% dos empreendedores avaliados julgam-se persistentes ao resolverem problemas, 79% mencionaram que se sacrificam para atingir suas metas. Por fim, a maioria absoluta, 89,5% afirmou que são capazes de imergirem-se totalmente nas atividades que desenvolvem. 

Já na segunda etapa, o estudo buscou identificar se os empreendedores são influenciados por oportunidades. Para isso, foram feitos três questionamentos: o primeiro questionava se os empresários estudados possuem conhecimento profundo das necessidades dos clientes. O resultado da pesquisa revelou que 83,20% dos mesmos dizem ter um profundo conhecimento das necessidades de seus clientes. O segundo questionamento buscou identificar se os empreendedores questionados são atentos ao mercado, sendo que 76,30% dos empresários pesquisados consideram-se atentos ao mercado. Por fim, a terceira e última indagação relacionada às oportunidades, questionou os empreendedores sobre o seu interesse em criar valor e satisfazer as necessidades dos clientes. Nesse sentido, 90,90% dos empreendedores avaliados reputam-se estar atentos às necessidades dos consumidores. 

Segundo o professor Martin Ledermann, coordenador do curso de Administração em Três Passos, é possível concluir, a partir da pesquisa, que os empresários pesquisados são comprometidos com os seus negócios, fazendo destes a sua própria razão de ser. Da mesma forma, são determinados e possuem uma competência essencial para a manutenção e crescimento de seus empreendimentos, que é estar atento às oportunidades que o mercado proporciona.  

     

O curso em Três Passos

Formar empreendedores é um dos objetivos do curso de Administração da Unijuí em Três Passos, e acredita-se que a pesquisa conseguiu despertar nos acadêmicos o desejo de empreender. O coordenador do curso salienta que o desenvolvimento da Região Celeiro passa, necessariamente, pelo estímulo ao empreendedorismo junto aos jovens o que, segundo o mesmo, foi alcançado através da pesquisa realizada.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.