Dados foram coletados por acadêmicos bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, e consideraram a visão de adultos e crianças A UNIJUÍ Campus Santa Rosa divulgou nesta segunda-feira uma pesquisa que buscou identificar as intenções de presentes para o Dia das Crianças, da população da cidade. A indicação dos presentes foi concebida a partir da visão dos adultos e também das crianças. Um questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, por bolsistas e acadêmicos do curso de Administração do Campus da Universidade na cidade, para uma amostra de 232 adultos. Para identificar a visão das crianças, foram entrevistados 159 alunos da Escola Santos Dumont - Polivalente, por meio de questionário aplicado pelos professores e direção. A pesquisa revelou a preferência de produtos que os adultos devem comprar para presentear as crianças, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras. O estudo mostra que 85% das pessoas entrevistas pretendem comprar presente; destas, o estudo buscou identificar quantas crianças o entrevistado pretende presentear: 36% uma criança, 30% duas crianças, 11% três crianças, 8% cinco crianças e 7% quatro crianças. A maioria dos presentes será dada pelos pais (32%), avô e avó (20%) e padrinhos (19%). Os fatores para a escolha são com 22% o preço, seguido do desejo da criança com 21% e em terceiro a qualidade, com 13%. Quanto ao tipo de presente, a pesquisa revelou que 35% darão brinquedos, 13% vestuários, 3,5% jogos educativos, 2,7% bicicletas e 1,3% computador. Já em relação ao valor a ser gasto, o estudo mostra que 21% vão gastar R$ 50, 18% pretendem gastar R$ 100; 9,8% pretendem gastar R$ 150 e 8% vão gastar R$ 30. Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 39% pretendem efetuar a compra em dinheiro e 22% em cartão. A preferência das crianças Enquanto o estudo feito com os adultos mostra que a maioria vai comprar brinquedos, já a preferência das crianças é um pouco diferente. A pesquisa mostra o que elas gostariam de ganhar: 15% gostariam de ganhar computador, 14% vídeo game, 10% celular, 9% câmara digital, 9% brinquedos e 7% livros. Foram pesquisadas 159 crianças que estudam da 2ª a 6ª séries, com idade entre 7 a 12 anos, sendo que 27% tem 11 anos, e 23% 10 anos. Para o professor e coordenador da pesquisa, Ariosto Sparemberger, o Dia das Crianças é uma data que tem um forte apelo e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também, é uma oportunidade para os lojistas investirem em campanhas publicitárias e promoções para atrair o consumidor. Embora a iniciativa de criar um dia em homenagem às crianças tenha sido política, na década de 1920, o que fortaleceu a data foi ações dos fabricantes de presentes, nos anos 60, com campanhas para aumentar as vendas de brinquedos. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou data importante para o setor. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos. A proximidade com a época de Natal é um momento especial para o aquecimento das vendas, tendo em vista que pesquisas realizadas pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas de algumas capitais apontam para um incremento nas vendas de no mínimo 8% em relação ao mesmo período do ano passado. A entrevista, realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ, ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 11 a 27 de setembro de 2012. Foram entrevistadas 232 pessoas. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Eduardo Graef, Lucas Adiel Escher, Anderson Matias Konzen, Vinicius Rigon Dorneles e Bruna Gabriela Warmbier. E também, bolsistas do Ensino Médio da Escola Santos Dumont - Polivalente, de Santa Rosa, João Buttinger, Estéfani Krauss, João Lunardi, Mariéli Nunes, Kaulin Lehnhardt. Também participam do PROGEV os professores Pedro Luís Büttenbender e Luciano Zamberlan. |
Alunos da UNIJUÍ visitaram sede de cases de sucesso como RBS TV e Vonpar Alimentos Alunos do curso de graduação em Administração e do curso de Pós-Graduação em Marketing, ambos da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, participaram de uma viagem de estudos em Porto Alegre. O grupo visitou os estúdios da RBS TV e a sede da Vonpar Alimentos. A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma visão da gestão de marketing realizada pelas empresas. Na RBS TV conheceram os estúdios do Jornal do Almoço, Globo Esporte, RBS Notícias e Galpão Crioulo. Com os profissionais de marketing os alunos puderam conhecer a organização das campanhas publicitárias, pesquisa de comportamento do consumidor e relacionamento com anunciantes. Na Vonpar, os alunos conheceram os estudos e pesquisa da empresa sobre o comportamento do consumidor, principalmente os dados sobre consumo por ocasião de uso, do refrigerante Coca-Cola. A empresa apresentou também um histórico da empresa e criação dos produtos Coca-Cola, Kuat e Heineken. A viagem foi coordenada pelos professores Ariosto Sparemberger e Luciano Zamberlan. Ariosto, que também é coordenador do curso, destacou que os alunos puderam conhecer as ações e estratégias de empresas líderes no mercado: “conseguiram fazer uma relação com a teoria trabalhada em sala de aula”. A viagem de estudos teve apoio do Diretório Acadêmico de Administração (Daad). |
Sonho ou verdade: residindo em solo europeu | |
Relato de Leandro Schneider, acadêmico do curso de Administração da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no primeiro semestre de 2011.
Mais ou menos umas 3 horas antes de ir em direção a Porto Alegre para pegar o meu vôo, eu me vi acordado, sentado no sofá de casa, pensando se realmente era verdade, se finalmente o dia de partir havia chegado. Depois de tantos incômodos com malas, visto, transferência de passagens, ali estava eu, sem conseguir dormir, esperando a hora de entrar no carro e ir. |
Luiz Carlos Wanderer, graduado em Direito e Administração e pós-graduado em Gestão Estratégica e Gestão de Cooperativas. Atualmente é Ouvidor nacional do Sicredi. “A graduação e as especializações realizadas na Unijuí com certeza agregaram muito aos meus conhecimentos e contribuíram na minha formação profissional. Além do conhecimento técnico e científico em si, o ambiente acadêmico propicia integração entre pessoas e organizações. O relacionamento, tanto com professores quanto com alunos, enriquecem nossas interações e a construção conjunta do conhecimento. O curso de Administração e as pós-graduações relacionadas trazem conteúdos dinâmicos e, mesmo oferecendo a base teórica, enfocam na aplicação prática do conhecimento, aliado às experiências mais atuais em nossa conjuntura. Creio que a universidade não se faz sozinha, assim como o aluno também não. Somente o envolvimento de todos auxilia no crescimento pessoal e profissional. A Unijuí me proporcionou tudo isso”. |
Marcelo Gallert Gadonski - estudante de Administração e Presidente da Excelência Júnior – Empresa Júnior da UNIJUÍ
Participar da Excelência Júnior – a Empresa Júnior da UNIJUÍ – é unir a teoria aprendida em sala de aula com as contingências que encontramos na realidade de uma organização. O que difere o movimento júnior de um simples estágio, diz respeito ao nível de responsabilidade dos participantes. Enquanto na maioria das empresas o estagiário atua em nível operacional, em uma Empresa Júnior o mesmo deve tomar decisões em nível estratégico, negociar diretamente com o cliente, resolver conflitos interpessoais e cumprir cronogramas de projetos. Ao contrário do que muitos pensam, além da bagagem adquirida, é possível receber uma remuneração pelos serviços prestados à Excelência Júnior, correspondendo ao custo envolvido no trabalho do colaborador. Soma-se ainda o total apoio recebido pelos professores tutores que, de acordo com sua área do conhecimento, fornecem subsídios para a concretização das consultorias. Ainda quer mais? Headhunters (caçadores de talentos/recrutadores) e executivos são unânimes ao afirmar que os alunos que conseguem conciliar os estudos com a vivência em uma Empresa Júnior, obtêm uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, principalmente em processos seletivos. Então, seja pelo sonho de fazer carreira em uma grande empresa, passar em um concurso público ou mesmo abrir seu próprio negócio, a experiência em um “laboratório de gestão” mostra-se um excelente diferencial. Flexibilidade, resiliência, comunicação, capacidade de planejamento e execução, liderança, são algumas das competências desenvolvidas durante essa jornada. |
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