Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Acadêmico da UNIJUÍ tem artigo aprovado em congresso de Administração

 
Professora Enise e acadêmico Maicon

Estudante analisa a formação, o funcionamento e a gestão da Rede Leite.

Descrever o processo de formação, funcionamento e gestão do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Estado (Rede Leite). Este foi o tema do artigo do acadêmico de Administração UNIJUÍ, Maicon Kuchak, aprovado para o Congresso Internacional de Administração, considerado um dos mais importantes do gênero. O evento será realizado de 24 a 28 de setembro em Ponta Grossa, no Paraná.

Orientado pela professora Enise Barth Teixeira, o trabalho intitulado ‘Rede de cooperação e desenvolvimento sustentável: o caso da Rede Leite’ tem caráter exploratório qualitativo. Segundo Maicon, foi utilizada como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A entrevista semiestruturada foi a técnica empregada para a coleta de dados empíricos. “Este estudo buscou descrever e compreender o processo de formação e gestão a partir das percepções e significados dos atores sociais envolvidos na Rede Leite”, explicou o acadêmico.

Conforme Maicon, o assunto refere-se às mudanças e aprendizagens organizacionais em redes de cooperação. Estudos anteriores a este já foram desenvolvidos na Rede Integração Social, na Rede Agivest, na Rede Olarias, sendo estas formadas com o apoio da SEDAI/RS em parceria com a UNIJUÍ. A Iniciativa da pesquisa se deu por meio do Cocap.

Acadêmico de Administração do 4º semestre, Maicon também é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq há um ano. Ele contou que a ideia de desenvolver o estudo sobre a Rede Leite ocorreu após um seminário, realizado em junho de 2011, com um grupo de pesquisadores italianos do Projeto Coesão Social para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap). Esse projeto tem convênio com o Governo do Estado e é integrado por várias instituições, entre elas a UNIJUÍ, com o Laboratório de Projetos, sob a responsabilidade dos professores do curso de Mestrado em Desenvolvimento, Dílson Trennephol e Daniel Cenci.

O Projeto Cocap estimula duas cadeias produtivas na Serra Gaúcha – produção de vinho e gastronomia –e uma de leite na região Noroeste, onde houve incentivo para que os docentes desenvolvessem pesquisas referentes à produção leiteira, envolvendo estudantes de graduação e de mestrado. “Neste contexto, surgiu a possibilidade de estudar a Rede Leite no tocante as mudanças e aprendizagens organizacionais nas propriedades integrantes da Rede Leite. E além disso, aliei o estudo com o compromisso que tenho de produzir e publicar resultados parciais e finais da pesquisa desenvolvida pelo fato de ser bolsista de iniciação científica”, concluiu Maicon.

 

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Emater/Ascar - Regional Ijuí.


Leia mais...

Acadêmicos realizam pesquisa de intenção de presentes para o Dia das Crianças

 

Dados foram coletados por acadêmicos bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, e consideraram a visão de adultos e crianças

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa divulgou nesta segunda-feira uma pesquisa que buscou identificar as intenções de presentes para o Dia das Crianças, da população da cidade. A indicação dos presentes foi concebida a partir da visão dos adultos e também das crianças.

Um questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, por bolsistas e acadêmicos do curso de Administração do Campus da Universidade na cidade, para uma amostra de 232 adultos. Para identificar a visão das crianças, foram entrevistados 159 alunos da Escola Santos Dumont - Polivalente, por meio de questionário aplicado pelos professores e direção.

A pesquisa revelou a preferência de produtos que os adultos devem comprar para presentear as crianças, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras. O estudo mostra que 85% das pessoas entrevistas pretendem comprar presente; destas, o estudo buscou identificar quantas crianças o entrevistado pretende presentear: 36% uma criança, 30% duas crianças, 11% três crianças, 8% cinco crianças e 7% quatro crianças. A maioria dos presentes será dada pelos pais (32%), avô e avó (20%) e padrinhos (19%). Os fatores para a escolha são com 22% o preço, seguido do desejo da criança com 21% e em terceiro a qualidade, com 13%. Quanto ao tipo de presente, a pesquisa revelou que 35% darão brinquedos, 13% vestuários, 3,5% jogos educativos, 2,7% bicicletas e 1,3% computador.

Já em relação ao valor a ser gasto, o estudo mostra que 21% vão gastar R$ 50, 18% pretendem gastar R$ 100; 9,8% pretendem gastar R$ 150 e 8% vão gastar R$ 30. Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 39% pretendem efetuar a compra em dinheiro e 22% em cartão.

A preferência das crianças

Enquanto o estudo feito com os adultos mostra que a maioria vai comprar brinquedos, já a preferência das crianças é um pouco diferente. A pesquisa mostra o que elas gostariam de ganhar: 15% gostariam de ganhar computador, 14% vídeo game, 10% celular, 9% câmara digital, 9% brinquedos e 7% livros. Foram pesquisadas 159 crianças que estudam da 2ª a 6ª séries, com idade entre 7 a 12 anos, sendo que 27% tem 11 anos, e 23% 10 anos.

Para o professor e coordenador da pesquisa, Ariosto Sparemberger, o Dia das Crianças é uma data que tem um forte apelo e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também, é uma oportunidade para os lojistas investirem em campanhas publicitárias e promoções para atrair o consumidor.

Embora a iniciativa de criar um dia em homenagem às crianças tenha sido política, na década de 1920, o que fortaleceu a data foi ações dos fabricantes de presentes, nos anos 60, com campanhas para aumentar as vendas de brinquedos. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou data importante para o setor. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos.

A proximidade com a época de Natal é um momento especial para o aquecimento das vendas, tendo em vista que pesquisas realizadas pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas de algumas capitais apontam para um incremento nas vendas de no mínimo 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A entrevista, realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ, ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 11 a 27 de setembro de 2012. Foram entrevistadas 232 pessoas. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Eduardo Graef, Lucas Adiel Escher, Anderson Matias Konzen, Vinicius Rigon Dorneles e Bruna Gabriela Warmbier.  E também, bolsistas do Ensino Médio da Escola Santos Dumont - Polivalente, de Santa Rosa, João Buttinger, Estéfani Krauss, João Lunardi, Mariéli Nunes, Kaulin Lehnhardt. Também participam do PROGEV os professores Pedro Luís Büttenbender e Luciano Zamberlan.


Leia mais...

Viagem de estudos

 

Alunos da UNIJUÍ visitaram sede de cases de sucesso como RBS TV e Vonpar Alimentos

Alunos do curso de graduação em Administração e do curso de Pós-Graduação em Marketing, ambos da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, participaram de uma viagem de estudos em Porto Alegre. O grupo visitou os estúdios da RBS TV e a sede da Vonpar Alimentos.

A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma visão da gestão de marketing realizada pelas empresas. Na RBS TV conheceram os estúdios do Jornal do Almoço, Globo Esporte, RBS Notícias e Galpão Crioulo. Com os profissionais de marketing os alunos puderam conhecer a organização das campanhas publicitárias, pesquisa de comportamento do consumidor e relacionamento com anunciantes.

Na Vonpar, os alunos conheceram os estudos e pesquisa da empresa sobre o comportamento do consumidor, principalmente os dados sobre consumo por ocasião de uso, do refrigerante Coca-Cola. A empresa apresentou também um histórico da empresa e criação dos produtos Coca-Cola, Kuat e Heineken.

A viagem foi coordenada pelos professores Ariosto Sparemberger e Luciano Zamberlan. Ariosto, que também é coordenador do curso, destacou que os alunos puderam conhecer as ações e estratégias de empresas líderes no mercado: “conseguiram fazer uma relação com a teoria trabalhada em sala de aula”. A viagem de estudos teve apoio do Diretório Acadêmico de Administração (Daad).


Leia mais...

Intercâmbio

Sonho ou verdade: residindo em solo europeu




Relato de Leandro Schneider, acadêmico do curso de Administração da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no primeiro semestre de 2011.

 

Mais ou menos umas 3 horas antes de ir em direção a Porto Alegre para pegar o meu vôo, eu me vi acordado, sentado no sofá de casa, pensando se realmente era verdade, se finalmente o dia de partir havia chegado. Depois de tantos incômodos com malas, visto, transferência de passagens, ali estava eu, sem conseguir dormir, esperando a hora de entrar no carro e ir.

Chegamos em Porto alegre, hora de me despedir das pessoas mais importantes pra mim, meus pais, uma mescla de sensações invadem o meu pensamento, tristeza por ir e deixar tantas coisas, ansiedade por imaginar tudo que me aguardava, e também medo pelo desconhecido e suas surpresas.

Depois de passar por todas as questões complicadas de um vôo internacional, as quais felizmente eu já tinha alguma experiência, chegamos em Portugal. Por sorte tínhamos amigos esperando no aeroporto, o que facilitou em muito nossa locomoção, e fez com que não ficássemos perdidos em principio.

A partir do momento em que estávamos instalados, era hora de começar a me virar sozinho. Porto é uma cidade dotada de uma área muito maior que a cidade do interior do Rio grande do sul, de onde eu provenho. Em dois dias, depois de me perder inclusive dentro da estação de metro, eu já me considerava bem independente, mas ainda assim matinha a vontade de sair sempre com meus amigos por perto.

As facilidades de uma cidade grande impressionam. O transporte público, seja ele através de ônibus, metrô, ou até mesmo trens, nos levam pra toda parte por um preço muito acessível, e mesmo quando nos aventuramos a procurar os lugares a pé, as pessoas estão sempre dispostas a dar informação, as vezes até mudam o seu caminho e nos levam onde queremos, ou, em ultimo caso sempre rola uma olhadinha nos mapas da internet.

A culinária aqui tem uma base muito forte em pescados, e é muito saborosa, principalmente acompanhada de um bom vinho do porto. Alimentação e vestimentas aqui são bastante baratas e sempre fazem o saldo do meu cartão de credito diminuir a cada visita aos shoppings e lojas.

Em relação às aulas, logo nos primeiros dias é possível perceber que se trata de uma doutrina bastante exigente por aqui, meus recentes amigos portugueses ficam confusos com a capacidade de nós brasileiros trabalharmos enquanto estamos estudando, pois aqui a prioridade durante a faculdade é exclusivamente a de estudar.

A saudade de casa é inevitável, a família e os amigos acabam sendo a única coisa que me faz querer voltar, quando colocados os prós e os contras na balança. Viver no Porto é muito fácil e divertido, e mesmo após algumas semanas aqui, ainda me pego sentado no sofá com os mesmo pensamentos de antes de partir, mas a diferença é que agora eu me levanto, olho pela janela e vejo a Europa. Imagem que me faz perceber que agora sim é verdade.


Leia mais...

Fala egresso!

 

Luiz Carlos Wanderer, graduado em Direito e Administração e pós-graduado em Gestão Estratégica e Gestão de Cooperativas. Atualmente é Ouvidor nacional do Sicredi.


“A graduação e as especializações realizadas na Unijuí com certeza agregaram muito aos meus conhecimentos e contribuíram na minha formação profissional.

Além do conhecimento técnico e científico em si, o ambiente acadêmico propicia integração entre pessoas e organizações. O relacionamento, tanto com professores quanto com alunos, enriquecem nossas interações e a construção conjunta do conhecimento.

O curso de Administração e as pós-graduações relacionadas trazem conteúdos dinâmicos e, mesmo oferecendo a base teórica, enfocam na aplicação prática do conhecimento, aliado às experiências mais atuais em nossa conjuntura.

Creio que a universidade não se faz sozinha, assim como o aluno também não. Somente o envolvimento de todos auxilia no crescimento pessoal e profissional. A Unijuí me proporcionou tudo isso”.



Leia mais...

Empresa Júnior da UNIJUÍ

 

Marcelo Gallert Gadonski - estudante de Administração e Presidente da Excelência Júnior – Empresa Júnior da UNIJUÍ

 

Participar da Excelência Júnior – a Empresa Júnior da UNIJUÍ – é unir a teoria aprendida em sala de aula com as contingências que encontramos na realidade de uma organização. O que difere o movimento júnior de um simples estágio, diz respeito ao nível de responsabilidade dos participantes.  Enquanto na maioria das empresas o estagiário atua em nível operacional, em uma Empresa Júnior o mesmo deve tomar decisões em nível estratégico, negociar diretamente com o cliente, resolver conflitos interpessoais e cumprir cronogramas de projetos.

Ao contrário do que muitos pensam, além da bagagem adquirida, é possível receber uma remuneração pelos serviços prestados à Excelência Júnior, correspondendo ao custo envolvido no trabalho do colaborador. Soma-se ainda o total apoio recebido pelos professores tutores que, de acordo com sua área do conhecimento, fornecem subsídios para a concretização das consultorias. Ainda quer mais? Headhunters (caçadores de talentos/recrutadores) e executivos são unânimes ao afirmar que os alunos que conseguem conciliar os estudos com a vivência em uma Empresa Júnior, obtêm uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, principalmente em processos seletivos.

Então, seja pelo sonho de fazer carreira em uma grande empresa, passar em um concurso público ou mesmo abrir seu próprio negócio, a experiência em um “laboratório de gestão” mostra-se um excelente diferencial. Flexibilidade, resiliência, comunicação, capacidade de planejamento e execução, liderança, são algumas das competências desenvolvidas durante essa jornada.


Leia mais...

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.