Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Colaboradoras da Alibem palestram a estudantes de Administração sobre gestão de pessoas

Na noite de quarta-feira, dia 07, os estudantes da turma de Fundamentos de Gestão de Pessoas, do Curso de Administração, Campus Santa Rosa, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam a visita das gestoras do setor de Recursos Humanos da empresa Alibem. A gerente de RH, Tanara Matos Santiago Mess e a analista de desenvolvimento em RH, Tatiane Müller, falaram sobre as práticas de Gestão de Pessoas utilizadas na empresa.

Segundo as convidadas, atualmente a empresa conta com mais 4 mil colaboradores, destes, 1, 8 mil  na unidade de Santa Rosa. A Alibem é uma empresa Brasileira  do ramo alimentício, fundada no ano de 2000, no Rio Grande do Sul. Hoje é a 3ª maior produtora de carne suína do Brasil e exporta para mais de 40 países.

Em Santa Rosa a empresa iniciou as atividades em 2004, já que a matriz está situada em Porto Alegre. A empresa conta, ainda, com uma unidade em Santo Ângelo e outra unidade com a marca Agra em Rondonópolis/MT, além disso conta com várias granjas e fábricas de rações espalhadas no Rio Grande do Sul.

Na sequência, as palestrantes explicaram sobre os aspectos que tem considerado como desafiadores na área de Gestão de Pessoas, diante do atual cenário organizacional, permeado por mudanças constantes. Abordaram temas atuais como: a diversidade de gerações no mercado de trabalho; a inclusão social; o desenvolvimento de lideranças; o feedback como ferramenta de desenvolvimento; o controle da rotatividade; o gerenciamento de conflitos; entre outros.

Para a professora Cláudia, “foi extremamente válida a explanação por possibilitar uma interação entre a teoria desenvolvida em sala de aula e a prática organizacional. Também possibilitou aos alunos identificarem que a abordagem que vem sendo desenvolvida no curso de Administração está alinhada às atuais práticas utilizadas nas empresas da região”.


Curso de Administração realiza viagem de estudos ao Paraná


Estudantes do Curso de Administração da UNIJUÍ realizam viagem de estudos na sexta-feira (02) e no sábado (03), passando pelas cidades de Medianeira e Foz do Iguaçu, no Paraná. A viagem foi organizada pelo Laboratório de Gestão e contou com a participação dos estudantes dos Campi de Santa Rosa e Três Passos.

Na cidade de Medianeira os estudantes visitaram instalações administrativas da Lar Cooperativa Agroindustrial, onde os acadêmicos foram recepcionados pelo Sr. Clédio Marschall, Gerente da Divisão Industrial. Em seguida o Sr. Lauro Soethe, Diretor  1º Vice-Presidente apresentou a evolução histórica e a situação atual da Cooperativa. Soethe descreveu o processo de criação da cooperativa, no ano de 1964 e trajetória até 2017, que a torna uma empresa com 10, 2  mil associados e 9, 1 mil funcionários, cujos produtos são exportados para 67 países.

Os estudantes também conheceram as estratégias mercadológicas da Lar a partir de uma exposição do Adm. Jair Meyer, Gerente Administrativo e de Compras, que abordou o marketing institucional e apresentou, em primeira mão, a reformulação das embalagens e o novo posicionamento institucional. Encerrando as palestras, o Adm. Giovane Gaio, Gerente de Logística, descreveu como ocorre o processo de armazenagem e transporte dos produtos da cooperativa.

Após esta visita, o grupo foi até Foz do Iguaçu, para visitar as instalações do Parque Tecnológico Iguaçu. Na oportunidade a Gestora de Desenvolvimento Corporativo, Adm. Soraya Penzin e o egresso do Curso de Administração da Unijuí, Adm. Nelinho Graef, que atua como Analista de Projetos, apresentaram o planejamento estratégico do Parque e também as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, bem como os processos de inovação e negócios existentes.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do Curso de Administração e que acompanhou os alunos na viagem, as visitas se mostraram altamente produtivas. Ele destacou que foi importante para os alunos perceberem que importantes cargos nessas organizações eram ocupados por pessoas com formação em Administração. Isso evidencia a importância da profissão para o crescimento e desenvolvimento de instituições das mais diferentes áreas. Zamberlan ainda destaca que os relatos e experiências compartilhadas irão servir de subsídio para diversas discussões ao longo das aulas, pois refletem em muito o que se discuto em sala.

No sábado os alunos realizaram a visitação às Cataratas do Iguaçu, cuja experiência também serve como elementos para a discussão a respeito da relevância do turismo para a economia e da importância da gestão para empreendimentos dessa natureza.


Desafios e Criatividade em discussão na primeira noite do Momento Empreendedor em Santa Rosa

Um dos aspectos fundamentais da atividade empreendedora, segundo Luciano Zamberlan, coordenador do Curso de Administração, é a criatividade. O tema esteve em discussão nas três palestras que marcaram a primeira noite do Momento Empreendedor do Campus Santa Rosa, nesta segunda-feira, 22 de maio.

             
 

O palestrante Giancarlo Dari Bottega, gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, abriu a noite de discussões sobre criatividade. Arthur Lorentz, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, foi o segundo a palestrar, e enfocou os aspectos fundamentais para a articulação do desenvolvimento regional. O último palestrante da noite, Gustavo Hansel, sócio-fundador da Agência GH, contou sobre a importância do papel do administrador na história da empresa, desafios da trajetória empreendedora e incentivou os presentes “é importante reconhecer suas fraquezas e suas aptidões e seguir o que gosta de fazer”. 

A Semana Acadêmica do Curso de Administração recebe, até quinta-feira, empresários, estudantes, comunidade externa e palestrantes para discutir o empreendedorismo. A programação segue até quinta-feira, 25, com atividades todas as noites no Auditório Central do Bloco C, às 19h.

23/05 – Terça-feira: Mudanças no comportamento do consumo e seus impactos na atividade empreendedora: Case Cerveja Artesanal

Painel “Evolução Histórica do comportamento do consumidor de Cerveja” com Douglas  Rafael Marques, especialista em Inteligência de Mercado, entusiasta da cerveja artesanal, co-founder da Envido 33 e vice presidente da Acerva Noroeste.

Painel “Produção industrial de cervejas artesanais” com Charles Hettwer, empresário, Sócio-diretor da Hettwer Bier. 

Painel “Insumos e equipamentos para a produção de cervejas e vinhos artesanais” com Raul Mäger, diretor executivo da Indupropil Vinho e Cerveja em Casa.

Painel “Desafios, impactos e perspectivas do comércio varejista em relação a cervejas artesanais” com Demétrios M. Richter da Silva, Sommelier de Cerveja formado pela Alemã Doemens e a ESCM – Escola Superior de Cerveja e Malte e proprietário do Empório Tutui.

24/05 – Quarta-feira – Franquias como modelos de negócios para empreender: Oportunidade e Desafios

Painel “A experiência de criar uma franquia, os desafios e motivações” com  Felipe Diesel, fundador e sócio-diretor da escola de idiomas Hey Peppers.

Painel “Como é ser um franqueado, como surgiu a ideia e quais são as vantagens e desvantagens de estar em uma franquia” com Orestes Guth, empresário, proprietário da franquia Subway de Santa Rosa. 

25/05 – Quinta-feira – Egressos e suas trajetórias empreendedoras


Palestra sobre Gestão Pública deu início ao Momento Empreendedor em Panambi

Com uma palestra sobre Gestão Pública, realizada pelo prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, o campus Panambi deu início ao Momento Empreendedor – Semana Acadêmica do curso de Administração, na noite desta segunda-feira, dia 22.

“Falei sobre minha experiência em gestão municipal, pois estou há cerca de 20 anos prestando assessoria na área e agora como prefeito. Falei sobre política e a importância de discutirmos ela. Também foquei em discutir os principais problemas e necessidades do município e como o poder público pode resolvê-los”, observa o palestrante da noite, prefeito Daniel Hinnah.

              

Até a próxima quinta-feira os estudantes de Administração de Panambi vão poder conferir uma programação que contempla temas emergentes da área:

Nesta terça-feira, 23 de maio, serão realizadas três oficinas: "Produção Enxuta", com o colaborador da Bruning e aluno do curso, Nestor Pautz; "Mercado de Capitais", com o professor doutor do curso de Administração da Unijuí, Daniel Baggio; e "Desenvolvimento de Profissionais 4.0: Inovação e Empreendedorismo", com Marina Camargo.

Já na quarta-feira, dia 24 de maio, ocorre a palestra sobre "Indústria 4.0: Abordagens do Senai", com Victor Emanuel Gomes. E para encerrar, quinta-feira, dia 25, a "Palestra Mágica Acredite, você pode muito mais", com Mauro Dias.

O Momento Empreendedor é voltado, principalmente, aos estudantes do curso de Administração do campus Panambi, mas é aberto aos estudantes do curso de Engenharia Mecânica e a comunidade da cidade. “O objetivo é atender às diversas áreas e temas da Administração, fazendo as discussões entre estudantes, professores e comunidade”´, observa a coordenadora do curso, professora Fernanda Pasqualini.


Campus Panambi realiza Momento Empreendedor


De 22 a 25 de maio o Campus Panambi realiza o "Momento Empreendedor", que contempla a Semana Acadêmica do curso de Administração. O Momento Empreendedor vem sendo organizado pela coordenação do curso de Administração, em conjunto com os estudantes do curso. A ideia é que os próprios acadêmicos pensem e definam os temas emergentes que querem discutir e quem irá palestrar. Além disso, eles têm a possibilidade de participar da gestão de um projeto, colocando em prática vários conceitos utilizados no Curso.

Para o Momento Empreendedor 2017 diferentes temáticas foram pensadas, buscando assuntos emergentes no campo da Administração. Os temas e palestrantes serão:

Dia 22 de maio, segunda-feira, palestra sobre Gestão Pública, com o Prefeito de Panambi, egresso do curso de Administração em Panambi, Daniel Hinnah.

Dia 23 de maio, terça-feira, serão realizadas três oficinas: "Produção Enxuta", com o colaborador da Bruning e aluno do curso, Nestor Pautz; "Mercado de Capitais", com o professor doutor do curso de Administração da Unijuí, Daniel Baggio; e  "Desenvolvimento de Profissionais 4.0: Inovação e Empreendedorismo", com Marina Camargo.

Dia 24 de maio, quarta-feira, palestra sobre "Indústria 4.0: Abordagens do Senai", com Victor Emanuel Gomes. 

Dia 25 de maio, quinta-feira, "Palestra Mágica Acredite, você pode muito mais", com Mauro Dias.

O Momento Empreendedor é voltado, principalmente, aos estudantes do curso de Administração do campus Panambi, mas é aberto aos acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica e para toda a comunidade da cidade. Para os alunos o investimento será de R$ 35,00, contemplando a programação de toda a semana, com certificado de 12 horas de atividades complementares. Para o aluno que quiser participar de somente uma noite de programação o valor de uma palestra será de R$ 20,00. Para o público externo o valor será de R$ 30,00 por palestra.


Santa Rosa: Momento Empreendedor será realizado na próxima semana

O Curso de Administração da Unijuí Campus Santa Rosa promove, na próxima semana, o Momento Empreendedor, a Semana Acadêmica do curso. O evento, que será realizado de 22 a 25 de maio, vai reunir estudantes, empresários e comunidade em geral para discutir o empreendedorismo.

A programação do evento contempla painéis temáticos com a presença de empresários de sucesso de Santa Rosa e região. Todos os painéis serão realizados no Auditório Central do Bloco C, sempre a partir das 19h10. As inscrições, para quem quem solicitar certificado, podem ser feitas no link www.unijui.edu.br/eventos/ no ícone do evento, R$ 25,00 para todas as noites ou R$ 10,00 uma noite. Para quem que não solicitar o certificado a entrada será gratuita e não é necessária a inscrição. 

Segundo o coordenador do Curso de Administração – Campus Santa Rosa, Luciano Zamberlan, o Momento Empreendedor é um espaço dedicado ao debate de temas voltados ao empreendedorismo.

“Haverá uma discussão sobre o papel da criatividade no fomento aos novos negócios e de que forma mudanças no mercado podem impulsionar a atividade empreendedora. Nesta edição, um dos temas abordados leva em conta os processos para a criação de franquias e decisões a serem tomadas para se tornar um franqueado. Também haverá um painel com egressos relatando suas trajetórias enquanto empreendedores”, salienta o professor.

Segundo o professor, discutir o empreendedorismo é fundamental, levando em consideração a importância para a sociedade. “Somos seres sociais e, se vivemos em um local onde a ação empreendedora é estimulada frequentemente, tem-se mais pessoas dispostas a investir em novos negócios, o que impacta na geração de empregos e renda para a região”, complementa. 

 

Confira a programação:

22/05 - Segunda-feira: Criatividade e Empreendedorismo – Transformando ideias em negócios

Palestra “O desafio da gestão criativa como diferencial competitivo” - Giancarlo Dari Bottega, administrador, gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí.

Palestra “O papel da Agência de Desenvolvimento no fomento a criatividade e empreendedorismo” -  Artur Lorentz, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa.

Palestra “O valor da criatividade: um case da experiência no Vale do Silício” - Gustavo Hansel, sócio-diretor da Agência GH.

23/05 – Terça-feira: Mudanças no comportamento do consumo e seus impactos na atividade empreendedora: Case Cerveja Artesanal

Painel “Evolução Histórica do comportamento do consumidor de Cerveja” com Douglas  Rafael Marques, especialista em Inteligência de Mercado, entusiasta da cerveja artesanal, co-founder da Envido 33 e vice presidente da Acerva Noroeste.

Painel “Produção industrial de cervejas artesanais” com Charles Hettwer, empresário, Sócio-diretor da Hettwer Bier. 

Painel “Insumos e equipamentos para a produção de cervejas e vinhos artesanais” com Raul Mäger, diretor executivo da Indupropil Vinho e Cerveja em Casa.

Painel “Desafios, impactos e perspectivas do comércio varejista em relação a cervejas artesanais” com Demétrios M. Richter da Silva, Sommelier de Cerveja formado pela Alemã Doemens e a ESCM – Escola Superior de Cerveja e Malte e proprietário do Empório Tutui.

24/05 – Quarta-feira – Franquias como modelos de negócios para empreender: Oportunidade e Desafios

Painel “A experiência de criar uma franquia, os desafios e motivações” com  Felipe Diesel, fundador e sócio-diretor da escola de idiomas Hey Peppers.

Painel “Como é ser um franqueado, como surgiu a ideia e quais são as vantagens e desvantagens de estar em uma franquia” com Orestes Guth, empresário, proprietário da franquia Subway de Santa Rosa.

25/05 – Quinta-feira – Egressos e suas trajetórias empreendedoras

               

 

 

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.