Restituição de Estágios em São Miguel das Missões - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Restituição de Estágios em São Miguel das Missões

Estudantes e Professores do curso de Agronomia da Unijuí retornaram na última terça-feira, 12, ao município de São Miguel das Missões/RS, para restituição dos resultados do trabalho realizado durante os estágios desenvolvidos durante o ano. Na ocasião, foram recepcionados por autoridades do município e por agricultores contemplados no trabalho.

Durante todo o ano, estudantes e professores percorreram o município entrevistando produtores representativos dos diferentes sistemas de produção. Os dados obtidos envolveram as disciplinas de Estágio I – Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários e Estágio II – Análise Técnica e Econômica de Sistemas de Produção.

Eles identificaram limitações e apresentaram proposições de melhorias para os diferentes tipos de sistemas de produção encontrados no município, de acordo com a expectativa dos agricultores. Assim como, destacaram linhas estratégicas de desenvolvimento para a agricultura municipal, com prioridades de apoio por parte do poder público municipal.

Os estudos identificaram ampla variabilidade na agricultura do município. Ao todo foram modelizados quatorze diferentes sistemas de produção. Dentre eles, existem sistemas amplamente desenvolvidos, tecnificados, com elevados graus de sustentabilidade econômica e financeira. Existem, também, sistemas que necessitam de um maior apoio de políticas públicas, pois ainda apresentam dificuldade de viabilizar a geração de renda para garantir o nível de reprodução social, que seria uma renda de um salários mínimo por unidade de trabalho por mês, mais o décimo terceiro.

O trabalho envolveu 17 estudantes do curso de Agronomia e teve o acompanhamento dos professores Angélica de Oliveira Henriques, Nilvo Basso e Roberto Carbonera, além do engenheiro agrônomo Felipe Esteves Oliveski, do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.