Egresso da Unijuí recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Computação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Egresso da Unijuí recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Computação

 
 

O prêmio foi dado a Cristiano por sua dedicação no projeto Meninas Digitais, do qual é coordenador.

Há 21 anos, Cristiano Maciel tornava-se bacharel no então curso de Informática pela UNIJUÍ. Em 2016, ele conquista o prêmio Associado Destaque 2016, entregue pela Sociedade Brasileira de Computação, no mês de julho. O prêmio foi dado a Cristiano por sua dedicação no projeto Meninas Digitais, do qual é coordenador.

O projeto, idealizado por ele, tem o objetivo de incentivar as instituições a desenvolverem projetos que incentivem meninas do ensino fundamental, médio e técnico para os cursos das áreas de TICs: Ciência da Computação, Informática e Sistemas de Informação. Para Cristiano, o projeto ajuda meninas a entenderem mais sobre tecnologia e a construir suas ideias e soluções para o mundo, uma vez que a inclusão digital é fundamental no mercado de trabalho.

O projeto existe desde 2011 e a ideia surgiu da participação no evento Women in Information Technology, evento voltado para assuntos relacionados às questões de gênero e às Tecnologias da Informação e Comunicação, no Brasil. Contando com cerca de 30 projetos parceiros, o Meninas Digitais foi institucionalizado em 2015, pela Sociedade Brasileira de Computação como programa de interesse nacional da comunidade.

Trajetória

Natural de Santa Rosa, tornou-se Mestre em Computação pela UFSC, Doutor em Computação pela UFF, Professor da UFMT, no campus Cuiabá, e atualmente é diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Uniselva).

Ao lembrar-se dos anos como estudante da UNIJUÍ, Cristiano salienta a importância que eles tiveram na sua vida profissional e pessoal. "Sou muito grato pela vida universitária e pela formação que tive na UNIJUÍ, que deixou um legado de conhecimentos e amigos. Quando olho meu percurso, percebo que meus gostos, minhas habilidades e competências no trabalho, minhas amizades, minhas habilidades no lar, muito disso foi moldado nessa fértil época’’.

Cristiano também participou do Coral Universitário da UNIJUÍ, do Grupo de Teatro e atuou como estagiário do SePPI, Setor de Projetos, Processos e Informações. Segundo ele, isso foi fundamental para que seguisse na carreira acadêmica dessa área.

Para saber mais sobre o projeto Meninas Digitais, no Facebook você encontra a página oficial do projeto no link facebook.com/meninasdigitaisSBC. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.