Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciências Biológicas (Bacharelado)

Curso de Ciências Biológicas da Unijuí promove aula inaugural para calouros e veteranos

O curso de Ciências Biológicas da Unijuí promoveu na noite desta segunda-feira, 18 de março, sua aula inaugural, reunindo calouros e veteranos no prédio da Biblioteca. 

O evento contou com a apresentação dos estudantes, dos professores e de projetos existentes na Universidade, como o Programa de Educação Tutorial (PETBio), composto por bolsistas remunerados, voluntários e colaboradores, e cujas atividades possibilitam ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã.

O Centro Acadêmico de Ciências Biológicas - CaBio fez a apresentação do curso, destacando que o bacharelado tem duração de 4 anos, com aulas sendo realizadas no turno noturno e estágios durante o dia. O grupo destacou, ainda, os laboratórios disponíveis aos estudantes e as áreas de atuação em que podem trabalhar após formados, dentro de três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção. 

Na sequência, os acadêmicos acompanharam a palestra online com o tema “A descoberta de novas espécies e sua importância na conservação da biodiversidade: os lagostins de água doce como modelo para conservação de ecossistemas límnicos". A cargo da palestra esteve o doutor em Biologia Animal pela UFRGS, Felipe Bezerra Ribeiro.


Curso de Ciências Biológicas prepara acadêmicos para carreira diversificada na área

Com mais de 80 áreas de atuação, a área das ciências biológicas oferece amplas possibilidades para os estudantes que buscam uma formação que os insira no mercado de trabalho. A partir disso, o curso de Ciências Biológicas da Unijuí busca qualificar todos os acadêmicos para que sejam capazes de desenvolver qualquer tipo de atuação e oferece uma infraestrutura completa para que o estudante possa se inserir na área desde os primeiros semestres. 

A formação possui quatro anos de duração e prepara o estudante para ingressar no mercado em áreas como empresas de tecnologia, de diagnóstico, gestão e licenciamento ambiental, em museus, jardins zoológicos, jardins botânicos, organizações não governamentais, órgãos públicos como secretarias estaduais e municipais de meio ambiente, agricultura, saneamento e saúde.  Além disso, o profissional egresso da Unijuí adquire conhecimentos para prestar assistência, assessoria e consultoria; gerenciamento, fiscalização; realizar estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e socioambiental.

A graduação conta com currículo composto por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional. Desta forma, os estudantes ficam mais próximos da realidade do mercado de trabalho, com aprendizados e vivências dinâmicas. Além disso, o curso oferece disciplinas práticas fundamentais e estudos de campos, que são realizados na Escola Fazenda, que é uma área experimental e de ensino de 236 hectares, e nos laboratórios de Análises Ambientais e Alimentos, Botânica,  Zoologia e Análises Clínicas. 

Segundo o docente do curso de Ciências Biológicas, João Pedro Gesing, entre os diferenciais que o estudante vai encontrar durante sua formação na Unijuí, se destacam as oportunidades de se vivenciar na prática o que o curso oferece, que vão desde os laboratórios, estágios e o Programa de Educação Tutorial, o PETBio. “É uma ampla gama de possibilidades que abrem espaço para uma carreira promissora, seja no mercado de trabalho, seja na pesquisa científica na área. O profissional egresso do curso sai com diversas formações, o que é importante para a sua carreira”, ressalta. 

O curso de Ciências Biológicas é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.


Acadêmicos e egressos de Ciências Biológicas realizam a observação de aves e anuros na Escola Fazenda da Unijuí

Em comemoração ao Dia do Biólogo, celebrado em 3 de setembro, estudantes e egressos do curso de Ciências Biológicas da Unijuí participaram, no dia 16 de setembro, de uma atividade no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) - Escola Fazenda da Unijuí, para observação de aves e anuros. A atividade contou com a participação do professor João Pedro Arzivenko Gesing, da bióloga Francesca Werner Ferreira e do observador de aves Valdir Hobus, com apoio do Centro Acadêmico de Biologia - CABio.

No turno da tarde, os acadêmicos realizaram a observação e identificação das aves nas diferentes áreas do IRDeR, através da escuta do canto dos animais e registro dos avistamentos. Já ao entardecer, com auxílio de lanternas, foi realizada a busca por anuros (sapos, rãs e pererecas), nas proximidades de áreas alagadas da Escola Fazenda.

De acordo com o relato dos estudantes, a atividade possibilitou o contato e a familiarização com as espécies locais, evidenciando a diversidade e as interações ecológicas, proporcionando uma vivência importante de um profissional biólogo da área de Ecologia e Conservação.

O biólogo é o profissional que se dedica ao estudo e à pesquisa de todas as formas de vida, desde a sua origem, evolução, estrutura e função, podendo atuar em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção.


PET Biologia e Agit participam da inauguração da Trilha das Grápias no município de Chiapetta

A professora do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, Juliana Fachinetto, esteve na última quinta-feira, 21 de setembro, no município de Chiapetta, acompanhando a inauguração da  Trilha das Grápias Emília Correa Chiapetta. A docente esteve acompanhada das bolsistas do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas - PET Biologia, Talisa Cristine Dassow, Ana Luísa Sperotto Barth e Emily Berti Grando Steurer, e da responsável pelo Escritório de Relações Universidade - Comunidade da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) da Unijuí, Graciele da Rosa Bertoldo.

A trilha leva este nome em razão do local apresentar um grande reduto de grápias, árvores que estão em extinção, e homenageia Emília Correia Chiapetta devido à área pertencer à família Chiapetta. No local, foram catalogadas mais de 30 árvores de grápia em 2,2 hectares de área, segundo o engenheiro agrônomo e presidente da Câmara de Vereadores de Chiapetta, João Carlos Antonoff.

De acordo com a professora Juliana Fachinetto, a Trilha das Grápias representa uma importante área para desenvolver vivências na natureza, aproximando as pessoas do ambiente natural e estimulando o cuidado com o meio ambiente a partir do conhecer. 

“A trilha ecológica oportuniza o contato com a natureza, algo que desenvolve a sensação de bem-estar nas pessoas. A Unijuí, por meio do curso de Ciências Biológicas, fará contribuições para o melhor aproveitamento do espaço, a partir das experiências prévias que o grupo de estudantes do PET Biologia adquiriram com o projeto de implantação da Trilha Vó Preta e com as atividades desenvolvidas na Trilha do Rio Potiribu”, explicou a professora.


Estudantes de Ciências Biológicas realizam visita à indústria de laticínios CCGL, em Cruz Alta

Na última semana, no dia 13 de junho, acadêmicos da disciplina de Fundamentos de Biotecnologia, do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, realizaram uma visita à indústria de laticínios CCGL, em Cruz Alta. Eles estavam acompanhados da professora Juliana Bruinsma.

De acordo com a docente, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os processos de industrialização dos diferentes produtos fabricados pela empresa, além da sua estação de tratamento de efluentes.


Estudantes realizam visita à Usina Velha e iniciam organização da exposição Conhecer para Preservar

Todos os anos, o curso de Ciências Biológicas da Unijuí promove, no mês de junho, a exposição Conhecer para Preservar, no espaço de exposições temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). E neste ano não será diferente. A 15ª edição da exposição já está sendo pensada e terá como tema o centenário da Usina Velha, localizada em Ijuí.

A fim de entender mais sobre a temática, o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas - PET Biologia decidiu realizar uma visita ao local, a fim de conhecer a parte estrutural, o funcionamento da barragem e quais problemas socioambientais estiveram e estão vinculados ao local. “O grupo PET Engenharia Civil será parceiro da exposição e nos auxiliará em questões ligadas às construções, à transformação da energia”, explicou a tutora do grupo PET Biologia, professora do curso de Ciências Biológicas e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Juliana Fachinetto.

A partir do reconhecimento realizado, serão trabalhados diversos temas, como a geração de energia, como se dá o funcionamento de uma usina, a biodiversidade e o impacto da construção de uma usina, além de questões específicas da Usina Velha, como a situação em que se encontra, problemas socioambientais relacionados e como a estrutura se encontra nos dias de hoje. 

“Os grupos PET vão se reunir e organizar uma proposta de trabalho, pensando em tudo que pode ser mostrado durante o período em que a exposição é realizada. Novas reuniões também deverão ser realizadas, inclusive com a equipe do Museu, para o alinhamento das  atividades”, completou a professora Juliana. 

Em 2022, a Exposição Conhecer para Preservar abordou as “Crises Climáticas” e propôs um debate sobre as complicações e os problemas que o planeta terra acumula.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.