Grupo de Pesquisa realiza atividades com estudantes de Ciências Biológicas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Grupo de Pesquisa realiza atividades com estudantes de Ciências Biológicas

O grupo de Pesquisa Biodiversidade e Ambiente (AMBIO) da UNIJUÍ deu início às atividades de seminários direcionada aos estudantes do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado. Eles ocorrerão a cada mês com uma temática diferente, e professores e alunos envolvidos com as atividades do grupo apresentarão suas experiências.

             

De acordo com a vice-líder do grupo de pesquisa, professora Juliana Fachinetto, a atividade tem por objetivo promover o encontro dos professores pesquisadores do grupo com os estudantes de curso. “A temática do grupo de pesquisa está intimamente relacionada com o Curso de Ciências Biológicas e os estudantes terão a oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa que estão sendo realizadas na instituição” disse a professora. “Além disso, pretendemos despertar o interesse dos acadêmicos para integrarem o grupo e desenvolverem atividades de pesquisa com os professores.”

No primeiro encontro, realizado em abril, o tema “Fui passear e tropecei numa espécie nova” foi apresentado pela professora Mara Lisiane Tissot Squalli Houssaini. A professora descreveu os acontecimentos que culminaram com a publicação da nova espécie, que envolveram pesquisa e iniciação científica, muita dedicação e alguma sorte. Paepalanthus altamirensis Tissot-Sq. & Sauthier foi descoberta durante um passeio realizado pela professora Mara e a então estudante de Ciências Biológicas Luana Sauthier, após a participação no Congresso Nacional de Botânica em Belo Horizonte/MG. Depois de coletado o material, as análises e registros morfométricos necessário para a publicação da descrição da espécie foram realizados nos laboratórios da UNIJUÍ. A pesquisa, que inicialmente consistiu no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Luana, subsidiou o artigo científico publicado este ano no periódico internacional PHYTOTAXA¹.

No segundo seminário, ocorrido na última terça feira, 9 de maio, a egressa do Curso de Ciências Biológicas, Micaela Ferreira Viana, apresentou os resultados obtidos durante a disciplina de Estágio, “Triagem fitoquímica em três espécies de Eriocaulaceae”.  O trabalho representa um estudo preliminar dos compostos químicos presentes em espécies de Eriocaulaceae, os quais podem contribuir para resolver questões taxonômicas e evolutivas, bem como a descoberta de componentes que possuam relevância para a farmacologia. Este estudo foi selecionado para apresentação oral durante o 4o Congresso Internacional em Saúde, que ocorrerá entre os dias 16 a 19 de maio na UNIJUI.

O grupo de pesquisa AMBIO é constituído por professores capacitados para desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas, como Botânica, Zoologia, Meio ambiente, Fitoquímica, Genética, Ecologia e Evolução.

Saiba Mais: 

¹Tissot-Squalli, M.L. & Sauthier, L.J. Paepalanthus altamirensis, a new species of Paepalanthus subg. Platycaulon (Eriocaulaceae) from Brazil. Phytotaxa, 299 (2): 252–260. https://doi.org/10.11646/phytotaxa.299.2.9

          


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.