Estudantes de Ciências Biológicas realizam atividades em Áreas de Preservação Permanente no Campus Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Ciências Biológicas realizam atividades em Áreas de Preservação Permanente no Campus Ijuí

Córregos, rios e áreas úmidas têm suas margens protegidas pela Legislação Ambiental por meio das APPs – Áreas de Preservação Permanente. Na Unijuí as  APPs estão demarcadas em todo o campus e devem ser protegidas.

Os estudantes de Estágio II do Curso de Ciências Biológicas estão identificando e mapeando os indivíduos de espécies exóticas invasoras dentro das APPs. Deste mapeamento resultará um projeto de manejo, que poderá, mais tarde, ser implementado pela Universidade, para favorecer a conservação das APPs.

Uma das ameaças mais frequentes às comunidades vegetais em APPs são as espécies exóticas invasoras, particularmente quando se tratam APPs em áreas urbanas ou próximas a assentamentos humanos. As espécies exóticas dos jardins, hortas e reflorestamentos podem se propagar dentro da APP, prejudicando o equilíbrio ecológico, principalmente por competirem (muitas vezes com vantagens) com as espécies nativas.

Ao contrário do que se pensa, as APPs não são intocáveis. Mediante projetos bem fundamentados, realizados geralmente por Biólogos, os indivíduos exóticos invasores podem e devem ser removidos. Este manejo permite que as espécies nativas ocupem novamente os espaços dentro da APP, promovendo o equilíbrio natural na comunidade vegetal. Como consequência, a riqueza de espécies é mantida, favorecendo também o desenvolvimento da fauna que depende da vegetação para alimento e abrigo.

Então, se encontrar jovens de botas, chapéus, trenas e GPSs se embrenhando no mato, você já sabe: são futuros Biólogos em ação! Eles trabalham desde já pela correta aplicação da legislação ambiental, pela preservação dos ecossistemas e pelo desenvolvimento sustentável. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.