Curso de Ciências Biológicas discutirá as epidemias atuais em aula inaugural - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Ciências Biológicas discutirá as epidemias atuais em aula inaugural

O evento é aberto ao público em geral e ocorrerá no Centro de Eventos do Campus Ijuí da Unijuí, a partir das 19h30 do dia 07 de março.

                    

O aumento recente dos casos de febre amarela na região sudeste do Brasil, os problemas enfrentados nos últimos anos com a Dengue, Zika e Chikungunya e outras tantas doenças, que aparecem repentinamente e tornam-se verdadeiras epidemias, despertam o interesse dos estudantes de Ciências Biológicas. Pensando em discutir esta temática, a aula inaugural dos Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) irá debater sobre as causas, efeitos e consequências destas doenças e a atuação do profissional neste cenário.

Com o título “Doenças emergentes e a atuação do Biólogo na saúde pública”, a aula inaugural trará um panorama do problema da febre amarela e outras epizootias no País.

Participarão do debate a Coordenadora da Agenda 21, presidente da AIPAN (Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural) e professora do curso, a bióloga Dra Francesca Werner Ferreira, falar sobre questões socioambientais e as interações ecológicas envolvidas na epidemia de febre amarela. O biólogo da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, MSc. Marcelo de Moura Lima, que falará sobre a atuação do profissional nos órgãos de saúde pública para o enfrentamento das diversas doenças emergentes, focando aquelas que acometem a nossa região. E a bióloga, egressa da Unijuí e doutoranda da UFPel, MSc. Roberta Marques, que falará sobre o papel do biólogo na predição de locais aptos à epidemias e/ou ocorrência de novos casos levando em consideração a influência das mudanças climáticas na distribuição de vetores e doenças parasitárias transmitidas por eles.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.