Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciências Contábeis (Bacharelado)

Curso de Ciências Contábeis tira dúvidas da comunidade sobre a declaração de Imposto de Renda

A Unijuí, por meio do curso de Ciências Contábeis, promoveu uma ação de orientação na Praça da República, em Ijuí, sobre a declaração de Imposto de Renda (IRPF). A atividade ocorreu na manhã do último sábado, 13 de abril, e foi realizada em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Ijuí e Região Noroeste (SindiContábil), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS) e a Receita Federal. 

O objetivo da ação foi dar informações e esclarecimentos à comunidade sobre como fazer o Imposto de Renda para pessoas físicas. Conforme o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professor Marcelo Didoné, a atividade teve boa adesão e foi importante para a orientar a comunidade. 

“Apesar da chuva, a ação teve destaque, onde as pessoas nos procuraram, tiraram dúvidas gerais sobre o Imposto de Renda, a necessidade de se fazer a declaração, dúvidas sobre dependentes e outras questões. Também receberam informações sobre a destinação do IRPF para fundos municipais”, ressalta o professor. 

Além de Ijuí, a ação também acontecerá em Santa Rosa, na Praça da Bandeira, no próximo dia 27 de abril. A atividade será similar a realizada em Ijuí, onde serão prestadas informações à comunidade sobre o IRPF.


Curso de Ciências Contábeis apoia campanha de destinação do Imposto de Renda a fundos e projetos sociais

O curso de Ciências Contábeis da Unijuí está apoiando a campanha “Eu sou Cidadão Solidário”, da Receita Federal, que visa a destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas para fundos e projetos sociais.  

A campanha segue até o fim de maio e busca incentivar os cidadãos a, ao fazer a sua declaração, destinar parte do valor devido para beneficiar projetos da cidade onde reside. Conforme a campanha, é possível destinar 3% do imposto devido aos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% aos fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.

Atualmente, o curso de Ciências Contábeis possui convênio, no qual o Laboratório de Contabilidade atua como um Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal da Receita Federal e presta serviço através dos estudantes do curso, que atendem de forma voluntária. 

As principais demandas recebidas estão voltadas para o atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), atendimento a entidades sem fins lucrativos, pessoas isentas do Imposto de Renda e também na emissão de guias de regularização. O Laboratório de Contabilidade também atua voltado a quem deseja realizar o cadastro na plataforma do governo federal. 


Ação do curso de Ciências Contábeis vai tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda da comunidade

O curso de Ciências Contábeis da Unijuí, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Ijuí e Região Noroeste (SindiContábil), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS) e a Receita Federal, promoverá, no próximo sábado, 14 de abril, uma ação importante junto à comunidade para tirar dúvidas e prestar informações sobre o Imposto de Renda. 

A ação será desenvolvida na Praça de República, no Centro de Ijuí, a partir das 9h, e objetiva dar informações e fazer todo tipo de esclarecimento à comunidade sobre como fazer o Imposto de Renda para pessoas físicas. A atividade será feita de forma gratuita.


Curso de Ciências Contábeis da Unijuí prepara estudantes para ingressarem no mercado de trabalho

Com foco em preparar o estudante para um mundo de possibilidades e realização profissional, o curso de Ciências Contábeis da Unijuí oferece aos estudantes uma formação aprofundada sobre conhecimentos da ciência, das técnicas e das práticas contábeis exigidas no mercado de trabalho. A graduação na área tem duração de quatro anos, sendo ofertada nos campi de Panambi, Santa Rosa e Ijuí, no turno da noite. 

A formação possibilita e prepara o acadêmico para atuar em diversos setores. O profissional pode ser empreendedor, auditor e perito contábil, consultor, assessor, gestor de custos e atuar em serviços de contabilidade. Também pode se tornar professor, trabalhar com planejamento tributário, podendo atuar tanto na área pública quanto privada, em organizações com e sem fins lucrativos.

O curso prepara o estudante para atuar com ética, responsabilidade técnica e social no gerenciamento e controle em organizações e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais. As inscrições para o curso de Ciências Contábeis da Unijuí estão abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro e podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular

O coordenador do curso, professor Marcelo Didoné, comenta que o curso conta com o Laboratório de Contabilidade e Negócios, que permite ao estudante, desde o primeiro semestre e sob supervisão de um professor, estar em contato com a prática profissional, o que é um diferencial para a formação. “Todo trabalho prático é feito sob supervisão dos nossos professores, os quais além da formação na academia, tem muita experiência no mercado, possibilitando que os estudantes aprendam com a vivência dos profissionais em sala de aula”, detalha. 

O docente ressalta que o curso conta com aulas interativas, onde os acadêmicos fazem atividades práticas e buscam solucionar questões oriundas da comunidade. “São desafios impostos pelo público externo, que ajudam na formação profissional”, complementa.


Estudantes de Ciências Contábeis participam de Convenção Estadual de Contabilidade

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unijuí participaram entre os dias 25 e 27 de outubro da XIX Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, realizada em Bento Gonçalves. Estiveram presentes no evento estudantes de Ciências Contábeis dos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa da modalidade presencial e da modalidade de Ensino a Distância (EaD), além de professores e egressos do curso. 

Com a temática "Inteligência e integridade impactando a sociedade", a convenção proporcionou conhecimento em diversas áreas, conforme conta o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professor Marcelo Didoné. “Tivemos a oportunidade de acompanhar palestras técnicas sobre tributos, auditorias, perícias e área pública, além de palestras específicas que abordaram o empreendedorismo, inovação, inteligência artificial e marketing”, destacou.

O professor Marcelo avaliou a viagem de estudos. "Foi muito importante a participação do curso na convenção, onde formamos uma das maiores comitivas do interior do Estado, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico. Além de ouvir sobre temas emergentes com palestrantes renomados, foi possível realizar a integração entre estudantes e profissionais”, finalizou. 


Estudante de Ciências Contábeis vivenciou intercâmbio em Portugal

Acadêmica de Ciências Contábeis da Unijuí, Fernanda Lohmann teve uma grande experiência no primeiro semestre deste ano, com a realização de um intercâmbio no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal.

"O intercâmbio foi uma aventura e me fez sair da zona de conforto, exigindo várias mudanças, adaptações e coragem”, destacou a estudante, que já retornou ao Brasil - e a Ijuí - para dar sequência à graduação. 

Segundo a estudante, a experiência lhe possibilitou várias descobertas, aprendizados, amizades e experiências únicas. "Portugal é um país lindo, seguro e ótimo para viver. Leiria foi minha casa nesses meses e, com certeza, sempre vou ter um carinho enorme e lembrar com muita saudade desse lugar”, destacou, fazendo um agradecimento à Universidade e ao IPL. 

“Agradeço à Unijuí e ao IPL pela oportunidade, a qual me proporcionou vários momentos inesquecíveis, e também à minha família por ter me apoiado e auxiliado na realização deste sonho”, finalizou.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.