Preparar profissionais multimídias, capazes de trabalhar em plataformas distintas e que possam se inserir no que a área exige atualmente. É com esta proposta que o curso de Jornalismo da Unijuí qualifica o estudante para ingressar no mercado de trabalho e ser um profissional completo e de excelência na área.
O curso está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro no site unijui.edu.br/vestibular. A formação, que tem quatro anos de duração, é ofertada no turno da noite no campus de Ijuí e compreende estudos para desenvolver a capacidade de repassar a informação de maneira criativa, responsável e ética dos acadêmicos, levando em conta fatores como as questões sociais, defesa de ideais democráticos e liberdade de expressão.
Na graduação, o estudante poderá aprender a trabalhar com a coleta de dados, análise, apuração, checagem e disseminação de informações, levando em consideração as inúmeras plataformas e oportunidades que a área possui. O profissional egresso no curso de Jornalismo da Unijuí pode atuar em diversos setores, como em rádios ou na televisão, jornais impressos, revistas, blogs, portais de notícias e assessoria de imprensa. É possível também atuar como gestor e analista de mídias sociais, produtor de conteúdo multimídia, fotojornalismo, em produções audiovisuais, marketing, ou como empreendedor.
“É o curso certo para quem gosta de escrever, é curioso e gosta de estar bem informado. Nós temos vários diferenciais que colocam o curso em destaque, como os laboratórios de áudio, vídeo, redação e fotografia, os quais qualificam nosso estudante e possibilita que ele adquira conhecimentos práticos no decorrer de sua formação, tudo isso sob orientação de professores especializados na área”, destaca a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Nilse Maldaner.
A docente comenta que o curso garante inúmeras oportunidades para os acadêmicos interessados em se inserir desde o início do curso na área, como os estágios preparatórios, os quais possibilitam que o graduando conheça o funcionamento de veículos de comunicação, assessorias de imprensa, portais de notícias, entre outros e possam aparecer para o mercado de trabalho desde cedo. Os acadêmicos podem, ainda, fazer estágios em espaços da própria instituição, como a Rádio Unijuí FM, Agência Experimental Usina de Ideias, Núcleo de Eventos e na Assessoria de Marketing.
Se você tem interesse em cursar Jornalismo, saiba que a Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular Contínuo, até o dia 19 de fevereiro pelo site unijui.edu.br/vestibular. Há diferentes formas de seleção disponíveis, sendo elas: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre 2010 e 2023; aproveitamento da nota de redação de outros Vestibulares da Unijuí realizados a partir de 2010 e a prova de Vestibular, que consiste em uma redação online, que pode ser realizada acessando o site do Vestibular a partir da inscrição do candidato.
A coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Nilse Maldaner compartilhou as particularidades do novo cenário que os profissionais encontram no mercado atual. “Sai daquela ideia mais tradicional que a gente tinha, que para chegar até o meu público, eu preciso fazer televisão, rádio, jornal. Hoje não, nós temos vários canais diretos com esses públicos e isso ampliou bastante a área de atuação dos jornalistas”, enfatizou Nilse.
As pessoas percebem a necessidade de estratégias para se posicionarem no digital, o que torna esse mercado promissor. Nesse sentido, a professora destaca que os profissionais formados na Unijuí são preparados para atender a essas demandas. “Eu estou há 26 anos na Unijuí e o que me orgulha bastante de estar aqui é que a gente sempre teve um grupo muito preocupado em estar acompanhando o que há de mais novo acontecendo na área. Então as nossas propostas de currículo sempre foram bastante inovadoras”.
Segundo a professora do curso de Jornalismo, professora Gisele Noll, apesar das transformações na área, a importância do trabalho tradicional dos jornalistas é reforçada pelo cenário pandêmico atravessado nos últimos anos e pela onda de fake news. “Nós passamos por uma transformação da sociedade que reforça a função social do jornalista. A gente precisa trabalhar como agente, defensor dessa democracia, isso continua no cerne, do que é ser jornalista”, explica Gisele.
Nilse, como coordenadora do curso, relata que há uma grande procura por indicação de estudantes, para estagiar na área. “Muitas vezes a gente não tem quem indicar porque está todo mundo já trabalhando, está todo mundo já estagiando e aí também isso tem sido um motivo importante inclusive de valorização do profissional e valorização financeira”. A professora complementa que a “crise” do jornalismo não é mais percebida, porque há um vasto mercado onde os profissionais de comunicação podem atuar.
Quanto às habilidades exigidas para o profissional de jornalismo, se atribui a capacidade de escrever bem, ser criativo e observador. A professora Gisele, explica que essas habilidades são trabalhadas, por meio da graduação, que exige do estudante produções em formatos variados. Escrevendo, produzindo materiais em áudio e vídeo, fotografia, dados e trabalhando com o ambiente digital. “É o grande diferencial, nesse momento de transformação da sociedade, mas também que a gente foi levando o curso de jornalismo para esse caminho nesses últimos anos”.
Por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.
Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí agora contam com um novo projeto de leitura. Intitulado “Leitura, câmera e ação”, o projeto faz parte da disciplina de Produção e Redação Multimídia, da professora Danieli Antonello, e foi elaborado junto com os estudantes de Jornalismo Giordano Cardoso Toniazzo e Vitória Caroline Patias.
A professora Danieli contou que buscou para a disciplina metodologias e instrumentos avaliativos para manter os alunos interessados na disciplina durante os quatro meses de duração. A partir disso, escolheu abordar algo mais próximo da realidade deles, então surgiu a ideia de criar uma espécie de clube do livro da comunicação.
“A ideia é utilizar parte dos conteúdos programáticos para a criação deste projeto”, destacou a docente. “E também criar e manter o hábito da leitura nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. Como essa é uma disciplina que mobiliza o conceito de multimídia, a turma pensou em convidar todos os outros estudantes da comunicação para participar”, completou.
Os estudantes carregam na bagagem um histórico de leitura muito amplo, fato que facilita a construção do projeto. Vitória tem uma página no Instagram, a “Leitora Baixa Renda", onde compartilha sua rotina de leitura e os livros que lê. “Quero transmitir a quem me acompanha que não precisa de muito para ser um leitor, basta gostar de ler”. Ela acredita que a leitura nos faz conhecer outras realidades, desenvolver mais empatia, ser mais crítico e argumentativo.
Giordano é filho de professores, então a leitura sempre esteve presente em sua casa. O aluno confessou que já foi um leitor mais assíduo no passado, e atualmente não consome o mesmo volume de obras que consumia tempos atrás. Ele acredita que o projeto pode, sim, lhe instigar a retomar o hábito da leitura. “Por utilizar o meio da rede social, buscamos atingir o público bem no espaço que muitas vezes nos impede de construir este hábito: redes sociais”, frisou o estudante.
Uma seleção de quatro livros pertinentes para a área da comunicação foi feita, entre os títulos estão: “A Quem Pertence a Informação”, de Washington Novaes; “O Olho da Rua: uma repórter em busca da literatura da vida real”, de Eliane Brum; “Diante da Cor dos Outros”, de Susan Sontag; e “Psicodinâmica das Cores em Comunicação”, de Modesto Farina, Clotilde Perez e Dorinho Bastos.
A escolha do nome do projeto foi realizada através de uma enquete no perfil do Instagram dos cursos de Jornalismo e Publicidade. Da mesma maneira, foi feita a escolha do livro “Psicodinâmica das Cores em Comunicação” para a turma ler e compartilhar os conceitos do autor e o entendimento que tiveram. Essa produção também será disponibilizada no instagram dos cursos @jornalismopublicidadepropaganda na primeira quinzena de dezembro.
Por Inácio Mastella, estagiário da Usina de Ideias.
A Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, “ComCafé” teve início na segunda-feira, 11 de setembro, com um bate-papo sobre a “Produção cinematográfica no Brasil hoje a partir da perspectiva de um diretor independente”, com o cineasta e cineclubista, Luiz Alberto Cassol. A participação foi realizada no formato híbrido, com participação online do convidado e com os estudantes reunidos para a interação no Centro de Eventos da Unijuí.
Na noite de terça-feira, 12 de setembro, os estudantes conversaram, de forma online, com os jornalistas, Everson Dornelles e Gherusa Cassol. Na ocasião, os repórteres apresentaram o Projeto Primeira Pauta RBS e compartilharam suas vivências no dia a dia do jornalismo.
A professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, reforça a importância da semana acadêmica. “É um espaço importante de trocas entre os alunos dos Cursos de Jornalismo e Publicidade, com os profissionais convidados, que compartilham experiências, conhecimento e dicas sobre como se dá o fazer nas áreas da comunicação e como se posicionar no mercado de trabalho”.
Nilse também evidencia as oportunidades fomentadas pelo momento. “Esse espaço é entendido também como um momento relevante de aprendizado e possibilidade de construção de relacionamentos e networking para todos os envolvidos”.
A presidente do Diretório Acadêmico da da Comunicação (Dacom), e também acadêmica do curso de Publicidade, Mozara Aguilar Sandri, destacou que o objetivo da semana acadêmica é trazer assuntos diversos, para atender os interesses dos estudantes. “Tentamos trazer pessoas diferentes que falassem assuntos que não estamos acostumados a pensar no mercado de trabalho. Como diretório, sabemos a importância de abrir o leque de opções, tanto do jornalismo como da publicidade, para que os alunos percebam que tem mais opção de mercado lá fora”.
A Semana Acadêmica tem continuidade nesta quarta-feira, 13 de setembro, de forma online, com a fala de Iana Furts, que abordará a temática “Criatividade e personalidade, essa é a receita para uma comunicação única”.
O encerramento será no dia 14 de setembro, com a programação do Campus Fashion, realizado pela Rádio Unijuí FM, a palestra “Moda Importa”, baseada no podcast Hormônio, dos jornalistas, Luciano Potter e Marcella Lorenzon, no salão de atos Argemiro Jacob Brum, da Unijuí. Seguido pelo bate-papo sobre “Assessoria de Comunicação" com a convidada Lara Elisane Silva, no Prédio 60, sala 203 A.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Unijuí recebeu os estudantes do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta. Durante todo o dia, eles participaram de oficinas realizadas pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Os estudantes da Escola Margarida Pardelhas retornaram pelo segundo ano consecutivo para participar de atividades, que tem como objetivo auxiliá-los na produção de um curta-metragem, a partir de seu projeto interno denominado Gritos de Paz. Neste ano, os jovens abordaram no roteiro, o quanto a educação pode transformar a vida de uma pessoa.
Ao longo do dia, os estudantes da Educação Básica participaram de oficinas que reuniram teoria e prática de fotografia, edição de vídeo, áudio e vídeo. Para isso, eles foram divididos em quatro grupos, e assim, puderam utilizar os laboratórios da graduação.
Segundo a professora Vanessa Falconi Bastolla, da Escola Margarida Pardelhas, o projeto tem como objetivo trazer reflexões sobre como os jovens usam de forma abundante as mídias. “Quando nós iniciamos o projeto o objetivo era focar no uso excessivo das mídias, para fazer uma produção que realmente trouxesse benefícios, reflexões, materiais e vivências. Afinal de contas, eles precisam aprender a trabalhar em grupo, respeitar a individualidade de cada um, utilizar as mídias como um recurso para fazer tudo isso acontecer. Nós percebemos o quanto o projeto traz união e trabalha as emoções dos estudantes, além de despertar alguns talentos que muitas vezes eles nem imaginam”, explica.
O trabalho de produção do curta é realizado durante todo ano escolar, conforme conta a professora Vanessa. “No primeiro semestre foi trabalhada a produção de um roteiro, e agora, em parceria com a Unijuí, nós recebemos a contribuição para a realização das oficinas que darão o suporte técnico para que eles possam fazer a captação do áudio, captura da imagem, filmagem e edição. Contribuindo para que eles possam produzir o material na prática, atrelando esse primeiro momento à criação do imaginário e da produção da história deles”, salienta.
Vanessa explica que para abordar a temática escolhida para este ano, eles basearam-se no filme “Mãos Talentosas”, e também, na leitura da obra “Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”. “A temática surgiu a partir da contextualização dos estudantes, pois eles são as primeiras turmas que estão vivenciando o novo modelo de Ensino Médio, no qual os jovens têm o protagonismo como principal objetivo. Nós buscamos contextualizar essa vivência para que eles pudessem criar todo enredo e produzir o curta-metragem”, contextualiza.
Em nome da Escola Margarida Pardelhas, a professora Vanessa agradeceu o apoio da Universidade. “Nós queremos agradecer a Unijuí, que foi nossa principal força motriz desde 2022, a partir de todo incentivo e apoio, e deu uma grandiosidade ainda maior para o projeto”, finaliza.
Acreditando no potencial de inovação na área do jornalismo, Ariane Wendland de Souza optou por utilizar a tecnologia em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A comunicação sempre se adaptou às mudanças e encontrou novas formas de informar e entreter o público. Eu quis investigar como essa adaptação poderá acontecer no futuro e a realidade virtual é uma tecnologia emergente que pode ser aplicada à área da comunicação”, contou a estudante de Jornalismo.
Ariane realizou a pesquisa intitulada de “Realidade Virtual e Jornalismo Imersivo: uma experiência com a narrativa Home - a VR Spacewalk”. Para investigar a interação do público com os novos tipos de notícias consumidas com dispositivos de realidade virtual, a acadêmica utilizou os recursos disponíveis no Espaço Mais Inovação Unijuí. “Os participantes do experimento assistiram uma narrativa que se assemelha a um vídeogame e que permite a interação com o cenário e objetos no ambiente digital, por meio do óculos de realidade virtual HTC VIVE. Depois, foi realizado um grupo focal onde discutimos a percepção dos participantes sobre a narrativa”, explicou.
Durante a pesquisa, foram encontradas evidências da aproximação entre o jornalismo e o entretenimento. “Este é um movimento que já vem acontecendo há alguns anos. E, nesse sentido, destaca-se a necessidade do jornalismo de explorar novos formatos narrativos para manter a conexão com o público”, frisou Ariane que mesmo antes de concluir a graduação, já atuava na área de comunicação. Agora, os planos são seguir os estudos durante o mestrado.
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