Curso de Jornalismo lança série temática para abordar questão ambiental em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Jornalismo lança série temática para abordar questão ambiental em Ijuí

O projeto “Ambiente-se, você faz parte todo” é produção de disciplinas da ênfase curricular em Multimídia.

                    

Para lançar um debate sobre um dos grandes temas contemporâneos, a turma do sétimo semestre de Jornalismo propôs uma série em que aborda a temática ambiental com vídeos curtos, áudios em linguagem bem-humorada, dicas educativas e reportagens em diferentes linguagens: texto, foto, vídeo. A produção faz parte da ênfase em multimídia do curso, que neste ano conta com as disciplinas de Produção Multimídia II, Produção de Vídeo II, Produção de Áudio II e Produção de Foto II. 

Uma página no Facebook (www.facebook.com/vocefazpartedotodo) agrega os conteúdos produzidos para outras mídias, como os sites medium e YouTube, e a produção em áudio será veiculada no rádio. Para a etapa de preparação, a professora Francesca Ferreira, coordenadora do curso de Biologia da Unijuí e presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan) foi convidada para uma aula de Produção Multimídia II, para conversar com a turma sobre os principais problemas e questões ambientais do município. A partir disso, em grupos, os acadêmicos fizeram pesquisas sobre a temática e organizaram oito pautas, que serão publicadas todas as quintas-feiras na página do Facebook. A primeira delas, que foi publicada nessa quinta, 11, tem justamente a professora Francesca como fonte. 

Já para a produção em áudio, os alunos da ênfase estão trabalhando com uma série de programetes em formato de tiras radiofônicas. Foram criados personagens que  representam questões relacionadas ao meio ambiente, como: família plástico, dona borra de café, senhora casca (representando a casca de banana), a latinha, entre outros. As tiras estão sendo produzidas em grupos, com a perspectiva de que por meio de uma linguagem bem humorada e simples, utilizando recursos como voz, interpretação, efeitos sonoros e música, o conteúdo crie uma maior proximidade com o receptor e possa sensibilizá-lo para a questão de que o ambiente em que vivemos é de todos e, portanto, a responsabilidade também é de todos. Colaborou com a reflexão sobre o tema da ênfase em Produção de Áudio I, o professor do Mestrado em Direitos Humanos, Daniel Cenci. 

Paralelamente à produção para a internet e para o rádio, os acadêmicos também estão produzindo documentários na disciplina de Produção de Vídeo II. As produções abrangem o ciclo das águas na região, o saneamento básico, a relação entre seres humanos e animais, e ainda as plantas medicinais e os princípios ativos nos sistemas agroflorestais. 

Na postagem que apresenta o projeto no Facebook, destaca-se a necessidade de se pensar nas ações individuais, articuladas às políticas públicas: “O que fazemos individualmente importa, mas atitudes isoladas não mudam cenários. Precisamos pensar o individual e o coletivo de modo imbricado, lembrar que somos parte do todo, e que para viver num mundo melhor, hoje e no futuro, a responsabilidade, em ações ou em cobrança por políticas públicas, passa por nós.” 

As disciplinas da ênfase são ministradas pelas professoras Lara Nasi (Produção Multimídia e Produção de Foto), Vera Raddatz (Produção de Áudio) e Celestino Perin (Produção de Vídeo). 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.