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Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelado)

Aula de Jornalismo: o mercado quer um jornalista proativo

            

Na noite de quinta (04/06) a aula de Fundamentos de Jornalismo, do Curso de Jornalismo da Unijuí, abriu espaço para o debate sobre mercado de trabalho, gestão e empreendedorismo na área. O convidado da professora Vera Raddatz para conversar por videoconferência com os alunos sobre estes assuntos, foi o egresso do curso, jornalista e repórter da TV Anhanguera, em Goiânia, Gabriel Garcia.

Gabriel destacou que hoje o mercado oferece múltiplas possibilidades de atividades para o jornalista, que deve estar preparado para realizar, dentro de uma mesma empresa, diferentes funções. “É importante aproveitar as oportunidades que o curso oferece e aprender ao máximo sobre todas as coisas, seja a teoria, ou áudio, vídeo, foto, texto, pois o mercado exige que você compreenda os processos e as rotinas jornalísticas, para se adaptar a qualquer situação. Não há um padrão, você precisa saber de tudo”, afirma o jornalista.

A professora Vera salienta que, hoje, o jornalismo vive um momento de ressignificação de suas práticas e valores, pois os profissionais estão sendo confrontados todos os dias quanto aos modos de produção da notícia e sua credibilidade. “O jornalismo precisa, nesse momento crucial da sociedade, continuar confirmando sua importância, justamente pela ação que o caracteriza e o distingue de quaisquer outras formas de difusão de conteúdos, ou seja, apurar e checar as informações, oferecendo à sociedade uma informação de qualidade, que corresponda ao interesse público”, afirma Vera Raddatz.

Se o mercado é imprevisível e muda tão rapidamente, exige então que os profissionais tenham uma noção clara de quais habilidades precisam ser desenvolvidas pelo jornalista. Gabriel Garcia afirma que “o mercado busca um perfil de jornalista versátil, flexível e com facilidade para mudanças, ativo, disponível e que tenha personalidade”. E sobre este aspecto, declara que o “jornalista, antes de tudo, precisa se comunicar com o seu público como se estivesse contando uma história”. Com isto, quer dizer que é preciso se autoconhecer, descobrir seu estilo e investir nisto, deixando sua identidade na produção.

O mercado também é competitivo, então, é necessário focar nos objetivos e fazer a gestão do tempo, da carreira e do trabalho. Hoje, no jornalismo, tudo funciona melhor em equipe, mas cada profissional é sua própria marca. Segundo Gabriel, Proatividade é a palavra que melhor define o que o mercado espera do jornalista.


Estudantes apresentam perfis cidadãos da região na “Noite da Cidadania”

                

A cidadania pode ser descrita, basicamente, como a prática dos direitos e dos deveres por parte dos habitantes de um local. Ela é essencial para a convivência em uma sociedade democrática, porém, nem sempre é praticada. Por isso, a área da Comunicação, que busca alcançar um público diverso e amplo com a sua mensagem, pode ser uma importante ferramenta na mobilização para a prática da cidadania. Nesse sentido, foi realizada a “Noite da Cidadania” na última sexta-feira, dia 6 de dezembro, no Centro de Eventos da Unijuí, com apresentações dos trabalhos finais da disciplina Comunicação e Cidadania, ministrada pela professora de Jornalismo Vera Raddatz.

Estar atento aos problemas do local em que reside, como a rua, bairro, município, etc., e buscar melhorar estes ambientes públicos faz parte do papel de cidadão. Porém, atualmente, é difícil sair de um ritmo acelerado da vida para pensar no coletivo. Para Vera, é aí que os meios de comunicação devem atuar, buscando estimular os cidadãos à participação social e interesse pela realidade mais próxima. “Quanto mais comprometida a comunicação for com o coletivo, mais chance de um envolvimento dos cidadãos com a sociedade. Vivemos numa era em que o individualismo perpassa todas as camadas sociais, o que prejudica o senso da preservação de valores importantes como o compromisso com o bem comum. Nesta perspectiva, a comunicação pode contribuir de forma direta por meio de diferentes produções midiáticas”, afirma.

Durante este semestre, estudantes da disciplina de Comunicação e Cidadania desenvolveram produtos jornalísticos e publicitários sobre perfis da cidadania da região, ou seja, pessoas ou grupos que praticam a cidadania de uma forma ou de outra. Para o professor do curso de mestrado em Direitos Humanos Ênio Waldir da Silva, um dos deveres dos cidadãos é, através da sua atuação, melhorar as dinâmicas da ordem social.  “A ideia da cidadania que a gente cultiva e compreende é isso: é quando você tem um equilíbrio entre o teu dever e os teus direitos. Cumprindo com nossos deveres, nós temos mais condições de exigir nossos direitos. Exigir nosso direito por ter participado. Para mim é esse jogo entre o teu dever de participar para depois ter direito a aquilo que você ajudou na ação participativa”, explica.

Além da apresentação dos trabalhos, o evento contou com a participação da mestre em Reiki Ana Claudia Scarton e a veterinária Francine Palha, de Catuípe, que contaram suas experiências como cidadãs.

Por Manuela Joana Engster, estudante de Jornalismo


Desafio Criativo PlayCom procura a aproximação de estudantes com o mercado de trabalho

                 

Com o objetivo de aproximar os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da realidade do mercado de trabalho, teve início, na noite de segunda-feira, o Desafio Criativo PlayCom.

As cinco equipes inscritas devem realizar, durante os próximos dias, uma campanha Institucional para um cliente real. Neste ano, o case será a empresa ijuiense Hidroenergia Engenharia e Automação Ltda, que foi apresentada na atividade de abertura pelo Engenheiro Civil e Diretor de operações da Hidroenergia, Rafael Kieling  e pelo  Gestor de TI Harry Mobbs. Rafael destacou a importância da união entre a atuação desenvolvida por jornalistas e publicitários, quando entende a necessidade de atuar com maior efetividade a comunicação da empresa. Apresentou aos jogadores um pouco sobre o que é a Hidroenergia hoje, sendo esta, uma empresa dedicada ao desenvolvimento e fabricação de equipamentos para Pequenas Centrais Hidrelétricas.

Também na abertura, a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Beatriz Schwanke, observou que a programação proporciona aos participantes o desafio de compreender as demandas, com foco no melhor resultado. Em seguida, a Vice-reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, relembrou o sucesso de eventos passados dos cursos de Comunicação, assim como segunda edição do evento, cumprimentando também os egressos que trazem à universidade suas vivências e experiências, desejando boa sorte aos alunos jogadores.

Com a Oficina sobre o tema “Desafios da Comunicação Institucional”, a jornalista Fabieli Meotti, egressa da Comunicação Social da Unijuí, diretora de Atendimento e Sócia Proprietária da Tear – Agência de Ideias, contribui com o evento ao trazer parte de sua bagagem na atuação de Assessoria Institucional. Destaca que um dos diferenciais para o bom desempenho de um desafio é “se posicionar e o ocupar o seu espaço, ouvir, organizar e planejar para o alinhamento da tomada de decisões, aliado à gestão empresarial/institucional”. Fabieli conta sobre a importância do diagnóstico e de identificar fragilidades para trabalhar sob a perspectiva de desenvolver estratégias que trabalhem sobre elas, e também, a comunicação interna, “de dentro para fora, seja na elaboração de campanhas, presença da marca, a importância de uma comunicação transparente”.

A programação segue até a próxima quinta-feira. Confira:

Terça-feira, dia 12

Hora: 19h30

Local: Prédio da COM

Processo criativo das equipes

Quarta-feira, dia 13

19h30

Local: Prédio da COM

“Tem uma ideia? Aprenda fazer um pitch vencedor”

Profa Dra Gloria Charão Ferreira

Pós-doutoranda pelo PNPD/CAPES no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado (UNIJUÍ/RS); Doutora em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal - 2017), título reconhecido no Brasil pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC - 2017); Bolsista CAPES (2015-2017); Mestre em Administração na área de Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (UnP/RN - 2011); Pósgraduação - Especialização - em Gestão Inovadora de Pessoas e Equipes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 2007). Com publicações incluindo capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de apresentações de trabalho em congressos nacionais e internacionais. Avaliadora de periódicos e líder de tema do EnANPAD, Divisão ESO, em 2019. Editora associada da Revista de Administração Mackenzie - RAM - Qualis CAPES A2 - SPECIAL ISSUE ABSORPTIVE CAPACITY, em 2019. Com experiência na área de Administração, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: Capacidade de Absorção, Capacidades Dinâmicas, Inovação e Empreendedorismo, Gestão Estratégica, Gestão de Empresas Familiares, e Desenvolvimento Regional.

Quinta-feira, dia 14

Hora: 19h30

Local: Centro de Eventos

Premiação

Texto: editado a partir de matéria de Laís Dahmer, estudante de Jornalismo da Unijuí, para o Blog da Usina de Ideias.


Estudantes participam de workshop sobre Jornalismo Digital

                  

Na quarta-feira, 20 de março, os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participaram do workshop Jornalismo digital: tendências e desafios na era da desinformaçãoO evento realizado no Centro de Eventos da Unijuí, contou com o jornalista e editor assistente da Editoria Rural do Correio do Povo Danton José Boatini Júnior e a professora de Jornalismo Marizandra Rutilli que fez a mediação da conversa.

O advento das novas tecnologias, em especial as redes sociais digitais e os dispositivos móveis, provocaram uma reconfiguração no fazer da comunicação e jornalístico. O objetivo do workshop era de compartilhar experiências sobre a pesquisa acadêmica, seus desafios e horizontes e, além disso, debater sobre a prática profissional a partir de um contexto digital e multimídia.

“Eu sou da opinião de que a principal ferramenta de trabalho do jornalista é a mesma desde o início da profissão que é a língua portuguesa. Se o profissional não domina o seu idioma ele não consegue trabalhar em mídia nenhuma e fora isso a questão da perspicácia, saber procurar a notícia, ver onde ela está. Hoje em dia quando o repórter sai para pauta ele tem um bloquinho, caneta e também com o smartphone para fazer imagens, vídeos. Então se exige uma intimidade com as tecnologias” explica Danton.

Segundo Danton, vivemos em um momento que a circulação de matérias sem checagem nenhuma é muito maior, por isso é preciso que os jornalistas façam uma autocrítica sobre o material que é produzido “Precisamos olhar para o tipo de jornalismo que estamos fazendo, será que é um jornalismo que continua conectado com a sociedade, será que tem condições ou legitimidade e credibilidade para dizer o que é uma Fake News? ”. Estas foram algumas discussões realizadas pelos alunos e o Jornalista na noite.

Texto: Giuli Ana Izolan, estudante de Jornalismo


Diversão e interatividade marcam a recepção dos estudantes

                   

Na última quarta-feira, 13 de março, ocorreu a recepção dos acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. A noite foi marcada por diversão e muita interatividade resultado do Jogo de Tabuleiro, onde os alunos jogavam o dado para andar casas e realizar as atividades proposta em cada número. Por meio da ação os estudantes puderam conhecer os laboratórios de áudio, vídeo, foto e a Agência Experimental dos cursos - a Usina de Ideias. O evento também promoveu a interação entre veteranos, calouros, professores e funcionários.

Para a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Beatriz Schwanke, a recepção teve uma boa adesão por parte dos acadêmicos. “Nós propusemos uma atividade de interação em que eles montaram equipes, com os calouros e veteranos, e participaram de interações com o curso nos laboratórios. Pela movimentação e demonstração de alegria percebe-se que o evento surtiu o efeito que nós buscávamos, pois ele tinha como finalidade esta questão da integração e colaboração mútua entre eles e para que os alunos que entraram agora também pudessem reconhecer os espaços. Foi um evento bem positivo, uma noite muito produtiva que culminou com o trote que os veteranos realizaram com os acadêmicos. Acho que a gente começa com energia muito boa para tocar o semestre todo”, comenta.

A recepção teve muita música que foram selecionadas no Spotify antes do evento pelos acadêmicos para a playlist interativa. Mas a programação da recepção continua, na quarta-feira, dia 20 de março acontece a palestra com o jornalista Danton José Boatini Júnior. O evento acontece no Centro de Eventos, às 19h30 e tem como objetivo compartilhar experiências sobre a pesquisa em jornalismo digital e a sobre prática profissional. Apresentar cases de reportagens multimídia e abordar o seu processo de produção.

Por Giuli Ana Izolan, estudante de Jornalismo.

Foto: Marjory Mayer 

 


Redação K1 inicia nova temporada

Projeto do curso de Jornalismo da Unijuí reestreia como webjornal com publicação permanente de conteúdo

                      

Notícias e reportagens sobre aspectos locais das regiões Noroeste Colonial, Missões, Celeiro e Fronteira Noroeste. É isso que o leitor vai encontrar no site www.redacaok1.worpress.com, novo endereço do projeto do curso de Jornalismo da Unijuí que já existe desde 2012.

O projeto leva o nome da sala, K1, em que são desenvolvidas várias das aulas de redação do curso no campus Ijuí. A proposição na nova fase é consolidar-se como um webjornal com notícias sobre a realidade local. Ao mesmo tempo em que possibilita aos acadêmicos e acadêmicas de Jornalismo um espaço de formação profissional, o projeto contribui com o jornalismo local. Para a professora de Redação Jornalística I, Marizandra Rutilli, o K1 é uma oportunidade para que os estudantes possam perceber os contextos locais e colaborar socialmente por meio do texto escrito.

Todas as quintas-feiras será publicada uma nova reportagem em profundidade, sobre temas da região, ou com um olhar regional para temas mais amplos. Nas terças-feiras serão publicadas as notícias. As reportagens foram produzidas na disciplina de Redação Jornalística III, ministrada pela professora Lara Nasi e as notícias na disciplina de Redação Jornalística I, a cargo da professora Marizandra Rutilli, no primeiro semestre de 2018.

“Nossa expectativa é que o site, agora como projeto permanente do curso de Jornalismo, traga uma pluralidade de fontes para aprofundar o debate sobre diferentes temas sociais na região, seja em notícias, reportagens e até em outras linguagens”, finaliza Lara.

As produções do Redação K1 também podem ser acompanhadas na fanpage do projeto, no endereço: https://www.facebook.com/redacaok1.


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