Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelado)

Curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é o único do interior do Estado com conceito 5 no Enade

O curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo o único do interior do Rio Grande do Sul no qual os estudantes obtiveram o conceito 5. O curso se classifica em terceiro lugar, em nota, na avaliação de todas as universidades do Estado.

O Enade é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada pelo Governo Federal que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em cursos de graduação, focando nas habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação acadêmica. Trata-se de um indicador essencial para aferir a qualidade do Ensino Superior oferecido pelas instituições de ensino no Brasil. 

No Rio Grande do Sul, entre os 21 cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda avaliados, o curso da Unijuí se destacou entre as instituições privadas, conquistando o segundo melhor desempenho. Apenas quatro cursos alcançaram a nota máxima no RS e somente o da Unijuí está localizado no interior do Estado, enquanto os demais são ofertados na cidade de Porto Alegre. 

“Isso reafirma a capacidade da Universidade em produzir e difundir conhecimento, formando profissionais com excelência técnica, e reitera nosso compromisso constante com a excelência e desenvolvimento da região”, evidenciou a vice-reitora de graduação da Unijuí, Bruna Comparsi.

A professora e coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, avalia o bom desempenho: “O curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí tem alcançado bons resultados nos processos de avaliação, sendo que pela segunda vez os alunos obtêm a nota 5 no Enade. Isso mostra que temos um bom currículo, conseguimos nos manter atualizados e fazer com que nossos alunos tenham as competências necessárias para atuar no mercado profissional, tanto que temos egressos trabalhando na nossa região, em grandes centros e, inclusive, fora do país.”

A egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Vitória Patias, uma das representantes do curso na atribuição da nota, destacou o desafio imposto nas questões de argumentação e interpretação de texto da prova, mas evidencia como a graduação a preparou para esse momento. 

“Não foi tão desafiadora quanto imaginei que seria, pois o curso sempre nos preparou com seus debates e discussões em salas de aula, provas e também trabalhos práticos, trazendo a possibilidade de podermos nos preparar durante toda a graduação para um momento importante como esse, onde são aplicados os conhecimentos obtidos em sala de aula”, destacou Vitória. 

O relatório do curso refletiu essa satisfação entre os estudantes com a formação recebida. Nesse sentido, 82% dos estudantes indicaram que os conteúdos abordados nas disciplinas do curso contribuíram significativamente para sua atuação em estágios ou atividades de iniciação profissional, superando a média nacional para o curso, que foi de 48%. 

No mundo dinâmico que vivemos hoje, a comunicação se tornou um elemento essencial e, nesse cenário, a Unijuí oferece com o curso de Publicidade e Propaganda uma formação abrangente, preparando os estudantes para atuarem na gestão e comunicação de marcas, pesquisa e análise de dados, criação e produção de campanhas publicitárias, narrativas e conteúdos de marca, para formatos multiplataformas, além de definir estratégias de mídias e de conexões da marca com os seus públicos, com foco no ambiente digital.

O mundo do trabalho atual exige profissionais capacitados e a demanda por profissionais na área de Publicidade e Propaganda é mais evidente do que nunca. Esta necessidade abrange não apenas a esfera pessoal, mas também o posicionamento estratégico de instituições e a disseminação eficaz de informações de maneira apropriada”, reforçou a vice-reitora de graduação. “Percebemos essa demanda pela procura de indicação de profissionais e estagiários que recebemos quase que semanalmente na coordenação do curso. Ou seja, o mercado está em busca de publicitários qualificados em boas universidades, como a Unijuí”, complementa a coordenadora do curso.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias


Curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí prepara acadêmicos para os diversos segmentos do mercado na área

O curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é a formação certa para o estudante que busca atuar em áreas como a gestão e comunicação de marcas, criação e produção de campanhas publicitárias, narrativas e conteúdos de marca para formatos multiplataforma. O curso também prepara os acadêmicos para atuarem em funções estratégicas e criativas em agências de publicidade, setores de marketing, assessorias de comunicação, produtoras de vídeo e áudio, estúdios fotográficos, agências digitais e também como gestor do próprio negócio. 

A graduação possui quatro anos de duração focados em ensinar ao estudante as principais técnicas e qualificações que o profissional egresso em Publicidade e Propaganda encontrará no mercado de trabalho. Recentemente o currículo também foi atualizado para atender ao que o ramo profissional tem exigido, principalmente na área de gestão da comunicação de marcas e mídias digitais, qualificando as áreas de criação e produção, em especial para as mídias digitais.

O curso tem como diferenciais a disponibilidade de laboratórios com equipamentos que possibilitam a experiência prática profissional. Também há a integração com cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Design, Engenharia de Software e Jornalismo, e a possibilidade de desenvolver projetos integradores para vivência prática a partir de problemas reais. 

“Nosso curso é de qualidade comprovada, com nota 5 no Enade. Os estudantes têm acesso a laboratórios de qualidade em áudio, vídeo, fotografia e computação gráfica, onde recebem orientações de professores qualificados, que buscam incentivar a prática para o desenvolvimento profissional. Outra questão importante é que oferecemos estágios em empresas e agências de publicidade, além da própria Universidade, como na Rádio Unijuí FM e na Agência Experimental Usina de Ideias, que incentivam a inserção do estudante desde o início do curso”, destaca a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, a professora Nilse Maria Maldaner. 

O curso de Publicidade e Propaganda é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular


Estudante de Publicidade aborda comunicação interna inclusiva para surdos em TCC

Desde o início da graduação em Publicidade e Propaganda na Unijuí, Letícia Schneiders identificou-se com a área da comunicação interna. Para ela, poder transformar o ambiente empresarial em um local onde os colaboradores sintam-se engajados e motivados a faz acreditar na profissão. E foi por meio de uma experiência profissional que Letícia optou por pesquisar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a comunicação interna inclusiva. 

“Na empresa onde eu trabalhava havia vários surdos. Notei que a comunicação ainda não era acessível para eles. Por isso, resolvi usar este desafio como peça de estudo para realizar meu TCC, com o objetivo de usar a comunicação interna também como instrumento de inclusão”, contou. Para o desenvolvimento do projeto experimental intitulado de “Comunicação interna inclusiva para surdos em uma empresa do setor agrícola”, Letícia utilizou pesquisas bibliográficas e entrevistas. 

“Os surdos utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e precisam se comunicar através dela, um direito que foi conquistado. Criei três materiais de comunicação que auxiliam na instrução de como garantir a interpretação sempre dentro dessa empresa: um e-book, um sinalário e um vídeo. A inclusão é um trabalho contínuo e esse projeto é só uma parte disso. Mas mesmo fazendo um pequeno movimento, consegui voltar os olhares e pensamentos para essa causa que, por vezes, passa despercebida. Isso é importante. Causar a reflexão e a partir dela buscar mudanças”, pontuou a formanda que já atua na área, trabalhando com Endomarketing. Após a formatura, Letícia pretende seguir especializando-se na área.


Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí participam do Intercom Sul

A Unijuí marca presença em mais uma edição do Intercom Sul, que desta vez ocorre na cidade de Guarapuava-PR, nos dias 8, 9 e 10 de junho. O evento reúne estudantes de Comunicação dos três Estados da região Sul do Brasil, tendo como seu principal objetivo a troca de conhecimentos e experiências entre alunos e professores, através de oficinas, minicursos e conferências, além de apresentações de trabalhos pelos estudantes. Os melhores trabalhos se classificam para a fase nacional do evento.

Três trabalhos produzidos por estudantes da Unijuí concorrem na Expocom -  Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A estudante de Jornalismo Andressa Buchner do Amaral leva o trabalho “Releitura do Surrealismo”, que teve como inspiração a série fotográfica Oda a la Necrofilia, de Kati Horna, fotojornalista, fotógrafa e professora mexicana. O trabalho concorre na categoria “Fotografia Artística”. Para a produção do trabalho, Andressa contou com a ajuda de colegas de aula para a representação do cenário. “Quando eu vi a foto quis reproduzi-la, mas como eu não tinha um quarto como o original, resolvi fazer algumas modificações. Então pedi as minhas colegas para comporem o cenário, o que, em minha opinião, deixou a produção muito mais confusa e fúnebre, exatamente como o surrealismo deve ser”.

Andressa acredita que a sua experiência, trazida da última edição do evento, pode ajudá-la na hora da apresentação, pois entende que se trata mais de um momento de troca de conhecimento do que uma competição. “O Intercom, no ano passado, mudou minha visão sobre os nossos cursos. Pude ver que, sim, nós ainda somos valorizados, nossos trabalhos e nossos esforços ainda valem a pena. Por isso eu sempre digo, o Intercom é uma experiência que todo acadêmico de comunicação precisa passar pelo menos uma vez na vida”. 

As estudantes Brenda Berwanger Silva Pereira, Letícia Schneiders, Mariane Martins dos Santos e Mozara Aguilar Sandri apresentam o spot Doação de Órgãos,  concorrendo na categoria “Spot Avulso”, com a intenção de tocar as pessoas de um modo que elas compreendam a importância do tema. “Ele desafiou muito a nossa capacidade de criação, porque a gente está falando de um tema complexo, de um tema muito difícil de ser abordado. Estamos lidando com sentimentos de pessoas, estamos lidando com a morte”, destaca a estudante de Publicidade e Propaganda, Mozara.

A campanha “A APAE é excepcional”, inscrito na categoria “Projeto de Comunicação Integrada”, produzida pelos estudantes  Brenda Berwanger, Evelin Ramos, Gabriel Jaskulski, Letícia Schneiders, Márcio Mayer e Mozara Sandri, teve como principal foco a divulgação da associação, tanto para atrair colaboradores, quanto para a comunidade entender o que é feito dentro dela. Segundo Mozara, a palavra “excepcional” foi usada visando o seu lado positivo, referindo-se à APAE e às pessoas que utilizam dos seus serviços. “A nossa ideia é transmitir que a APAE é excepcional e quem está lá dentro também é”.

Os vencedores do Intercom Sul irão apresentar seus trabalhos no Congresso Nacional, ainda com data a ser definida.

Por Inácio Mastella, estagiário de Jornalismo da Usina de Ideias


Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí retomam a realização do Festicom

Após cinco anos, o Festival de Comunicação - Festicom retornou à programação dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda da Unijuí.  Com o apoio da agência experimental Usina de Ideias e do Diretório Acadêmico de Comunicação - Dacom, o evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 12 de abril, no Centro de Eventos da Unijuí, campus Ijuí.

O objetivo do evento é estimular a produção de trabalhos com qualidade e criatividade, além de divulgar os estudantes, que são integrados a profissionais da área, por meio do júri das categorias competitivas. 

Nesta edição, o regulamento do Festicom foi adequado ao regulamento da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom, premiação do Intercom, destinada aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da área da Comunicação. 

A realização do evento no primeiro semestre letivo teve como objetivo  possibilitar a indicação dos trabalhos vencedores do Festicom ao Expocom. “A motivação é mostrar os cursos, mostrar a qualidade das produções dos alunos e também, no caso, ter mais trabalhos selecionados já escritos dentro dos moldes do Expocom. Queremos garantir inscrições no Expocom e mostrar para o Estado e para o País aquilo que está sendo produzido aqui na Universidade, pelos nossos fantásticos estudantes”, explica a coordenadora dos cursos  de Jornalismo e Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke.

O prêmio Festicom é dividido em três categorias: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Transdisciplinar em Comunicação e suas respectivas modalidades. Cada trabalho foi avaliado pelo júri a partir de critérios de adequação do trabalho na modalidade onde está inscrito, e a partir da criatividade e da inovação, viabilidade e aplicabilidade desse trabalho no mercado, além da qualidade quanto às questões éticas, técnicas e estéticas.

O evento é resultado das produções dos estudantes e motivo de celebração para os cursos. “Realizar esse evento mais uma vez, para nós, é muito importante. Porque ele é um evento tradicional dos nossos cursos, acontece desde o ano de 2001, acontecia todos anos, mas, em função da pandemia, acabou não se realizando nos últimos tempos”, afirma a coordenadora Rúbia. 

Com o retorno do evento universitário, os estudantes e professores também têm grandes expectativas para o Expocom de 2023, o Intercom Sul. A nossa maior alegria vai ser ter mais trabalhos indicados nas diferentes categorias que contemplam o Expocom”, conta Rúbia. Isso abre portas, abre mercado e engrandece o currículo dos alunos. Então as nossas expectativas são as maiores e melhores possíveis”, finaliza a coordenadora dos cursos de Comunicação da Unijuí. 

O evento teve em sua programação a apresentação dos trabalhos participantes da Mostra Competitiva e a cerimônia de premiação aos vencedores, que foram avaliados por dois jurados em cada uma das três categorias.

Confira os vencedores:

Na categoria Jornalismo:

Modalidade Reportagem para jornalismo impresso:

1° lugar: “O voto e a decisão de votar: aos 92 anos, Annita exerce seu direito ao voto e traz mensagem de liberdade”, de Keila Rosa.

2° lugar: "Voluntariado: amor, dedicação. Liga de combate ao câncer Panambi - um trabalho de solidariedade", de Vitória da Pieve.

“Representatividade estética afro em Ijuí’, de Maximus Hernández.

Categoria Publicidade e Propaganda:

Modalidade Spot:

1° lugar: “Doação de órgãos”, de Mozara Sandri, Brenda Berwanger, Letícia Schneiders, Mariane Martins.

2° lugar: “Spot Red Bull”, de Brenda Berwanger e Letícia Schneiders.

Categoria Produção Transdisciplinar em Comunicação:

Modalidade Ficção em áudio e rádio:

1° lugar:  “PROJETO SARIACAST”, de Nícolas Barcelos, Maximus Hernández e Gabriel Côrtes.

Modalidade Comunicação e Inovação:

1° lugar: “Projeto Foto e Vídeo Platio”, de Giordano Cardoso Toniazzo. 

Modalidade Produção Multimídia.

1° lugar: “Alguém que Escute”, de Amanda Buchner do Amaral e Andressa Buchner do Amaral.

2° lugar: “Série Mundo Pop”, de Krislaine Baiotto, Kalani Vargas, Karin Alessandra Müller, Luiza Aparecida Ribeiro da Rosa, Luiza Gabriela Immich, Nicole Kieling.

Modalidade Projeto de Comunicação Integrada.

1° lugar: “Campanha Apae Ijuí”, de Brenda Berwanger, Evelin Ramos, Gabriel Jaskulski, Letícia Schneiders, Márcio Mayer e Mozara Sandri.

2° lugar: “Assessoria de Comunicação Unimed: um elo com os cooperados”, de Krislaine Angonese Baiotto, Karin Alessandra Müller, Luiza  Ribeiro, Luiza Gabriela Immich, Nicole Kieling.

Modalidade Fotografia Artística:

1° lugar: “Surrealismo”, de Andressa Amaral.

2° lugar: “Personalidade Dividida”, de Keila Rosa e Bruna Dourado Stieler

Modalidade Ensaio Fotográfico:

1° lugar: “Sessão Fotográfica de Moda”, de Amanda Amaral e Gabriela Taborda.

Por Ana Bazana, Andressa do Amaral e Keila da Rosa, acadêmicas de Jornalismo.

Fotos por Martina Dutra Neubauer, acadêmica de Jornalismo.


A comunicação do futuro: confira as tendências da área para 2023

A comunicação é uma das áreas mais dinâmicas para se trabalhar. Isso se deve ao fato de que os comunicadores são profissionais conectados com as principais novidades mundo afora e conseguem, de alguma forma, trazer inovações dentro de seus ambientes de trabalho.

Com a fragmentação da atenção do público, criadores de conteúdo em geral, sejam eles jornalistas ou publicitários, devem se preocupar com o tempo de seus vídeos. A demanda por vídeos reduzidos e precisos exigem dos comunicadores criatividade, principalmente para apresentar um conteúdo que não seja entediante para o consumidor, e isso tudo dentro de aproximadamente um minuto.

A comunicação é responsável por criar uma familiaridade maior entre marca e o stakeholder (público), abrindo espaço para sua participação e acolhendo a sua opinião. Por este motivo, outra tendência que seguirá em alta na comunicação são as empresas que conversam com seus consumidores. Portanto, havendo necessidade por parte das instituições, os profissionais aptos a encontrar soluções humanizadas só vem a agregar nos negócios.

Por último, as empresas de comunicação em todo o mundo estão à procura de profissionais, softwares e equipamentos para conectar a comunicação ao metaverso. Ao enriquecer as publicações jornalísticas com elementos de realidade aumentada, posicionando elementos gráficos em um ambiente imediato é criado a interação com o público, permitindo uma maior compreensão dos mais diversos temas jornalísticos.

Um dos exemplos é o renomado Wall Street Journal. O periódico norte-americano disponibiliza desde 2017 experiências imersivas de realidade aumentada, em seu próprio aplicativo. Os publicitários também podem utilizar o metaverso para vender itens digitais e fazer anúncios, pois neste ambiente virtual negócios, atividades e até economias vão estar unidas, transformando um terreno propício para a atuação dos comunicadores. 

Gostou? A Unijuí possui o curso certo para sua transformação e seu primeiro passo pode estar em nossa Universidade com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O Vestibular Contínuo está com inscrições abertas até dia 13 de fevereiro. Inscreva-se em unijui.edu.br/vestibular-continuo

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.