Projeto de extensão estimula a educação para o consumo consciente e sustentável - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto de extensão estimula a educação para o consumo consciente e sustentável

 

Curso de Direito da UNIJUÍ desenvolve o projeto de extensão “Direitos do Consumidor e Cidadania: educação para o consumo consciente e sustentável”.

Desde janeiro deste ano, o Curso de Direito da UNIJUÍ, com apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul e da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, está realizando o projeto de extensão “Direitos do Consumidor e cidadania: educação para o consumo consciente e sustentável”. O objetivo do projeto é integrar a Universidade com a comunidade de Ijuí e região, através de práticas de educação para o consumo e criação de espaços permanentes de efetivação dos direitos dos consumidores.

O projeto tem como foco principal levar palestras e oficinas de educação para o consumo em 13 escolas de ensino fundamental e médio que compõem a região da 36ª CRE, mediante a formação e capacitação de multiplicadores, assim como efetuar, através da unidade móvel do Balcão do Consumidor Itinerante, o acolhimento e o recebimento das reclamações provindas dos mais de 169.190 habitantes. Os municípios envolvidos neste projeto são Augusto Pestana, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Dr. Bozano, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara.

O trabalho é realizado por meio de oficinas e palestras, com envolvimento dos alunos, no desenvolvimento de temáticas como superendividamento, consumo consciente, direitos do consumidor e relação de consumo. Além disso, através da unidade móvel do Balcão do Consumidor estão sendo realizados atendimentos à comunidade de cada um dos municípios envolvidos, que vão desde o fornecimento de uma simples informação, diretamente ao consumidor ou por meio de cartilhas explicativas de seus direitos, até o recebimento e acolhimento das reclamações, com encaminhamentos para resolução dos conflitos junto aos fornecedores. 

Este projeto está sob a coordenação dos professores Tobias Damião Corrêa e Fabiana Fachinetto Padoin, e também conta com a participação das professoras Ester Eliana Hauser e Eloisa Nair de Andrade Argerich e, ainda, das estagiárias Manuela Pasquali e Mariane Dill, que são alunas do curso de Direito.

Mais fotos e informações podem ser acessados no site do projeto.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.