Alunos da Escola Luiz Fogliato realizam programação especial do Projeto Cidadania para Todos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Alunos da Escola Luiz Fogliato realizam programação especial do Projeto Cidadania para Todos

 

Alunos do 7º e 8º anos da Escola Estadual Luiz Fogliato fizeram uma série de visitas, em locais como a Câmara de Vereadores, Fórum e o Câmpus Ijuí, na tarde desta sexta-feira.

Nesta sexta-feira, alunos do 7º e 8º anos da Escola Estadual Luiz Fogliato, de Ijuí, tiveram uma programa especial com o Projeto de Extensão Cidadania Para Todos, do curso de Direito da UNIJUÍ.

O projeto está sendo desenvolvido nesta escola, com práticas restaurativas. No desenvolvimento do projeto, alguns alunos informaram não conhecer a cidade de Ijuí, inclusive alguns órgãos públicos como Prefeitura, Fórum e outros locais. Dessa forma, a coordenadora do projeto, professora Ester Eliana Hauser, juntamente com os professores que integram o projeto e o Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), organizaram uma série de visitas em Ijuí e no Câmpus da UNIJUÍ.

A atividade iniciou no turno da manhã, visita na Câmara de Vereadores, no Fórum e ao Monumento ao Imigrante e depois um almoço na AFFI. No período da tarde, as turmas conheceram a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no Câmpus Ijuí e também o Laboratório de Anatomia, além do DCJS, onde encerraram as atividades com um lanche.

Segundo o professor do curso de Direito da UNIJUÍ Joaquim Gatto, “o projeto já tem quase uma década existência. Neste ano a gente está especificamente na escola Luiz Fogliato e trabalhamos em uma série de oficinas, com o envolvimento de professores e alunos. Estamos quase todas as semanas lá fazendo oficinas sobre cidadania, que procuram fazer com que eles compreendam a posição de protagonista deles, na escola, na família, para qualificarem-se emanciparem-se enquanto indivíduos promotores de mudanças sociais”, salienta

De acordo com Jurema Bastos Fontana, diretora da Escola Estadual Luiz Fogliato, o projeto tem feito a diferença aos alunos que integram o “Cidadania Para Todos”. “Estamos muito felizes com o trabalho que está sendo desenvolvido na nossa escola. A gente iniciou em março e hoje a gente vê claramente algumas coisas frutificando. Somos uma escola com alta vulnerabilidade social, permeada por muita violência de todos os gêneros. Temos 300 alunos matriculados, a maioria em turno integral. Com este projeto a gente tem visto eles realmente se libertarem”, avalia.

Veja um depoimento da aluna Katieska Amelio, do 8º ano:

 

O Projeto

Cidadania para Todos é um projeto de extensão do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí. Desenvolvido há seis anos por professores e acadêmicos do curso de Direito, tem o objetivo de promover a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais consagrados na legislação, cuja efetivação é necessária para a emancipação dos indivíduos e da comunidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

O Projeto proporciona a criação de espaços públicos que garantam o exercício da cidadania, ações individuais e coletivas que busquem a efetivação de direitos fundamentais. Tem o intuito de fazer que os indivíduos sejam mais atuantes na sociedade de forma a cumprir o papel de um verdadeiro cidadão.

O Projeto proporciona aos acadêmicos um contato com distintas realidades sociais, garantindo a aplicação prática de conhecimentos teóricos, construídos durante a formação acadêmica, através da socialização de informações e a discussão junto ao público de temáticas relativas ao direito da criança e do adolescente, Bullying, direito do consumidor, direito do trabalho e previdenciário, violência doméstica e crimes virtuais, entre outros.

Saiba mais através do site do Projeto ou entre em contato pelo e-mail: contato@cidadaniaparatodos.com.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.