Curso de Direito da UNIJUÍ promove 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Direito da UNIJUÍ promove 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

 
 

O Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), através do Curso de Direito realizará mostra de cinema com sessão comentada, no Câmpus Santa Rosa e Ijuí.

Na próxima quarta-feira, dia 18, o Curso de Direito estará trazendo uma programação especial aos estudantes do Câmpus Santa Rosa, a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, a partir das 19h30 no Auditório Central do Câmpus.

O documentário “Que bom te ver viva”, primeiro longa-metragem dirigido por Lúcia Murat, premiado como melhor filme no XXII Festival de Brasília, em 1989 será a atração do evento.

A sessão será comentada e estará sob a coordenação do professor Maiquel Wermuth, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado em Direitos Humanos) da UNIJUÍ e do Curso de Graduação em Direito da UNISINOS.

A estrutura narrativa de “Que bom te ver viva”, baseia-se nos depoimentos de mulheres que participaram da militância política de esquerda no Brasil entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970 e foram torturadas após serem capturadas pelas forças da Ditadura Militar. Há também depoimentos de parentes, amigos e colegas, imagens que registram o cotidiano familiar e/ou do trabalho contemporâneo à realização do filme, bem como fotos e material jornalístico da época da repressão política. 

No Câmpus Ijuí a programação acontecerá na quinta-feira, dia 19, às 14h no Miniauditório 4, com o filme “Cabra Marcado para Morrer”. Os comentaristas da mostra serão: professor Mateus de Oliveira Fornasier, Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado em Direitos Humanos) da UNIJUÍ e Luciano Almeida Lima, Mestrando em Direitos Humanos pela UNIJUÍ.

Cabra marcado para morrer é um filme documentário brasileiro de 1984, dirigido por Eduardo Coutinho. Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Eduardo Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens.

A realização do evento também conta com a participação do Projeto de Extensão Cidadania para Todos e Mestrado de Direitos Humanos da UNIJUÍ. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.