Curtas em Debate inicia segunda temporada com filmes sobre Direitos Humanos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curtas em Debate inicia segunda temporada com filmes sobre Direitos Humanos

A segunda temporada do projeto Curtas em Debate teve início nesta quarta-feira (12). A iniciativa, criada por mestrandos em Direitos Humanos da Unijuí e desenvolvida no Campus Três Passos, no semestre passado, será repetida neste primeiro semestre de 2017, agora como parte integrante do NEIDH – Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, com apoio do curso de Direito da Unijuí – Campus Três Passos, e inserida nas comemorações dos 15 anos deste curso no município.

       

A proposta trabalha a partir de filmes curta-metragem, que tenham temáticas relacionadas aos direitos humanos, através de uma abordagem interdisciplinar. Estes filmes são escolhidos pelo grupo coordenador para serem exibidos em sala de aula e nestas duas primeiras etapas, as atividades estão concentradas nas turmas do curso de Direito.

Após a exibição da película, os acadêmicos são provocados a debater a temática abordada no curta, emitindo suas opiniões, diferentes perspectivas, críticas e apontamentos.

Em 2016, foram abordadas questões como a violência contra a mulher; a luta pela afirmação da população negra e de minorias como os LGBT; o drama de migrantes; a importância dos programas sociais no Brasil.

Neste semestre, serão trabalhadas abordagens sobre sustentabilidade ambiental, o ensino público no país, os problemas enfrentados por populações pobres e os desafios da população LGBT e negra.

Cinco exibições foram programadas, sendo que duas já realizadas, com turmas de diferentes semestres, o que possibilita visões diferenciadas sobre temáticas que se relacionam com o dia a dia de cada um de nós.

Para os coordenadores do projeto, o principal objetivo dos debates é fortalecer o conceito de direitos humanos no meio acadêmico, desmistificando muitas opiniões equivocadas acerca do que realmente significa a defesa da dignidade da pessoa humana em todas as suas esferas.

A intenção é qualificar cada vez mais os debates e consolidar esta experiência, para que possa ser ampliada em outros campi da universidade e também em escolas públicas da região.

PROGRAMAÇÃO

18 de abril de 2017 (terça-feira)

19h30min – sala 319

Filme – Vidas no lixo

Sinopse: o filme mostra crianças e adolescentes que vivem no lixo

Disciplina: Direito do Trabalho I (5º semestre)

22 de maio de 2017 (segunda-feira)

19h30min – sala 319

Filme – Saco Plástico

Sinopse: as “angústias existenciais” de um saco plástico

Disciplina: Direito Processual Penal I (2º semestre)

24 de maio de 2017 (quarta-feira)

19h30min – sala 314

Filme – Pobre, Preto, Puto

Sinopse: um guerreiro das causas negras

Disciplina: Direito Penal II (3º semestre)


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.